Notícias
19/01/2017 19h36

Assis Melo projeta resistência contra retrocessos

Liderada por um operário, Daniel Almeida (BA), a Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados ganha o reforço do sindicalista gaúcho Assis Melo. Em um cenário de ameaças aos direitos dos trabalhadores, com as reformas da previdência e trabalhista, o deputado destaca sua experiência no “chão da fábrica” e na luta por conquistas sociais.

Por Iberê Lopes


Notícias
18/01/2017 13h17

Fórum em Porto Alegre reúne fundações para debater papel da esquerda

A Fundações Maurício Grabois participa nesta quarta-feira (18), da mesa o 'O Papel da Esquerda na Atual Conjuntura e a Unidade do Campo Popular' no Fórum Social das Resistências, que acontece em Porto Alegre até o dia 21 de janeiro. O debate terá também a participação de representantes das fundações Perseu Abramo, Lauro Campos e Leonel Brizola. 


Notícias
17/01/2017 15h00

CTB debate no RS desafios dos trabalhadores e o ataque aos direitos

"O tempo político exige muita responsabilidade e muita sensibilidade dos movimentos social e sindical. A classe trabalhadora tem forte expectativa e espera uma resposta para os desafios postos desde 2016", afirmou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, nesta terça-feira (17), em Porto Alegre (RS), durante sua fala no Fórum Social das Resistências.


Notícias
22/12/2016 10h23

Oposição no Sul avalia que ajuste fiscal de Sartori perde fôlego

A possibilidade de que quatro deputados da base do governo de José Ivo Sartori (PMDB) não estejam mais presentes na Assembleia Legislativa, a partir desta quinta-feira (22), fez com que a oposição começasse aposta de que o governo chegou ao limite do ‘pacotaço’.


Notícias
21/12/2016 16h48

Aprovado arrocho fiscal que extingue fundações no Rio Grande do Sul

O dia 20 de dezembro de 2016 marca o início de mais um período de obscuridade para o Rio Grande do Sul, iniciado quando da posse do governador José Ivo Sartori. Na mesma data em que o governo federal renegociou a dívida dos estados, inclusive a do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa aprovou a extinção de oito fundações, num processo marcado pela falta de diálogo com a sociedade e pela violência contra aqueles que se manifestaram contra as medidas.


Notícias
20/12/2016 12h07

Repressão e conteúdo desastroso marcam votação de pacote de Sartori

Nesta terça-feira, 20, será dada continuidade à votação dos projetos que compõem o pacote apresentado pelo governo Sartori como resposta à crise do estado. 


Notícias
13/12/2016 19h40

Rio Grande do Sul: Milhares de servidores contra o pacotaço de Sartori

Enquanto o Senado Federal aprovava a PEC do teto de gastos públicos (PEC 55), sem constrangimentos, por 53 votos a 16, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, servidores estaduais ligados às fundações ameaçadas de extinção pelo pacote do governo José Ivo Sartori (PMDB), professores da rede estadual e outros funcionários públicos se uniam em protesto contra as medidas de austeridade no Rio Grande do Sul.


Notícias
11/12/2016 13h54

Fenafar define como espetáculo midiático Operação Ph.D no Sul

A denúncia dos retrocessos quem vendo sendo impostos pelo governo de Michel Temer resultou na prisão e condução coercitiva de professores, pesquisadores e ativistas do Sistema Único de Saúde (SUS) das Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O episódio fez parte da Operação PH.D e aconteceu na sexta-feira (9). A avaliação é da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) que define a ação como de "cunho macartista".


Notícias
24/11/2016 17h14

Agenda: Centrais promovem atos nas capitais em defesa dos direitos

Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, entre outros estados, confirmaram participação na jornada de lutas em defesa dos direitos sociais e trabalhistas que acontece nesta sexta-feira (25) em todo o país. Sob a iniciativa das centrais sindicais, os atos denunciam medidas de Temer que ameaçam deixar a população desassistida como as reformas da previdência social e trabalhista e a proposta de emenda constitucional que congela gastos públicos por 20 anos.


Notícias
22/11/2016 17h15

Nota pública: Pacote de Sartori representa "destruição do futuro"

O pacote de medidas com o pretexto de sanar a crise do Estado anunciadas nesta segunda-feira (21), pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, pode ter surpreendido pela sua extensão, mas não é surpresa pelo seu conteúdo. Desde o início do governo, há dois anos, Sartori tem adotado a mesma postura: de ataque aos servidores, ao serviço público e de desmonte do Estado.