Cultura
04/01/2017 8h29

Aos 50, "Cem Anos de Solidão'" terá leitura coletiva na Colômbia

Durante três dias, de 26 a 28 deste mês, 60 pessoas se reunirão em Cartagena das Índias, na Colômbia, para uma leitura coletiva de trechos de Cem Anos de Solidão, o clássico de Gabriel García Márquez, cuja publicação está completando meio século. Vinte serão escolhidas por meio de uma convocação pública.


Cultura
02/01/2017 12h46

Urariano Mota: O futuro neste ano que se inicia

Para que lado sopra o futuro? Essa pergunta não é vã nem abstrata. Ela quer apenas dizer, na inquietação de cada um de nós: qual será o nosso destino nos dias que ainda não vivemos?

Por Uraniano Mota*, no Diário de Pernambuco


Cultura
30/12/2016 17h15

O bravo cinema que antecede o golpe

Em 2016, filmes como “Aquarius” e “Que horas ela volta” expressaram esperança num novo país. Neles repousa inspiração para resistir a quem nos exige humildade obrigatória.

Por Juliana Magalhães


Cultura
30/12/2016 16h24

Joan Edesson: 2017 e a candeia da esperança

Entre a farsa e a tragédia finda o ano. Ao longo dele oscilamos entre a indignação com a ópera bufa comandada pelo cinismo de Eduardo Cunha em abril e a sincera comoção com a tragédia do Chapé. A sensação que percebo a minha volta é de um imenso alívio para todos. Há muito que escuto, de próximos e distantes, o desejo de que o ano acabe logo. E em todos há também a mesma esperança de um 2017 melhor.


Cultura
30/12/2016 14h15

Mágoa, raiva e a dor do desemprego

Há dez anos o escritor Moacyr Scliar insistia com os leitores que não deixassem de assistir o novo filme de Costa-Gavras que estreava em Porto Alegre. Escreveu: “não percam (vou repetir: não percam) o filme de Costa-Gavras, O Corte, que acabou de estrear. O personagem principal é um alto executivo que, despedido de sua empresa numa daquelas reorganizações que têm sido tão freqeentes nas economias ocidentais, dedica-se a eliminar possíveis rivais na busca por emprego.”

Por Léa Maria Aarão Reis


Cultura
30/12/2016 9h52

A cultura cala o racismo

O racismo explícito de um blackface no programa Mais Você, da TV Globo, vai na contramão de uma produção artística negra em ebulição. Na segunda-feira 12, um convidado branco no quadro da apresentadora Ana Maria Braga usou uma fantasia de “nega maluca” e pintou o rosto de preto.


Cultura
29/12/2016 9h14

Morre Debbie Reynolds, um dia após morte da filha Carrie Fisher

Um dia após perder a filha, a atriz Carrie Fisher, morreu no fim da noite desta quarta-feira (28) a artista Debbie Reynolds, aos 84 anos, vítima de um derrame. Seu filho, Tedd Fisher, informou a notícia da morte da mãe e destacou que o estresse pela perda da filha foi "demais" para Reynolds. 


Cultura
28/12/2016 9h22

Atriz Carrie Fisher, princesa Leia de Star Wars, morre aos 60 anos

Carrie Fisher, famosa por interpretar a princesa Leia na saga "Star Wars", morreu nesta terça-feira (27) aos 60 anos, informou a família da atriz por meio de um comunicado publicado pelo site da revista People.


Cultura
27/12/2016 15h06

O milagre do cinema brasileiro 

A troca de comando na Ancine e na Spcine põe em xeque o futuro do setor que cresce sem parar. Graças à Ancine, o cinema chegou ao Norte e ao Nordeste do Brasil, e a Spcine levou a arte à periferia da metrópole paulista, Resta saber se o crescimento do setor audiovisual resistirá ao atual tsunami destrutivo das políticas públicas. 


Cultura
27/12/2016 9h14

Karl Marx chega às telas

Teve início a pós-produção do filme “O Jovem Marx”, de Raoul Peck. A produção se passa em 1844, quando o jovem alemão Karl Marx , acompanhado de sua esposa, Jenny, encontra Friedrich Engels, filho de um industrial e autor de um estudo sobre as péssimas condições de trabalho dos operários britânicos. Os dois começam uma parceria intelectual e política, que inclui fugas espetaculares, repressão da polícia e manifestações populares.