Cultura
30/06/2017 19h42

Parintins: Com palha e cipó, Caprichoso resgata origens naturais

Em tempos de crise, a utilização de materiais recicláveis e a aposta na natureza viraram tônica no Boi-Bumbá Caprichoso. A associação folclórica passou a incluir, pincipalmente nas suas alegorias, materiais como folhas autênticas, juta, bambu e palha como elementos que substituem outros e dando um efeito muito impactante para o tema “A Poética do Imaginário Caboclo”.


Cultura
30/06/2017 19h37

Festival de Parintins exalta cultura e diversidade da região amazônica

Todos os anos o Festival Folclórico de Parintins narra a mesma história, mas sempre de um modo diferente. Uma lenda deu origem ao evento: A mãe Catirina está grávida e sente o desejo de comer língua de boi, especificamente o preferido do amo, o rico fazendeiro onde seu marido Pai Francisco trabalha.


Cultura
30/06/2017 19h33

Parintins: Garantido traz a ‘Magia e Fascínio no Coração da Amazônia’

Na quinta-feira (29), na Chácara do Boré, em Parintins, o Garantido apresentou o seu projeto de arena com o tema“Magia e Fascínio no Coração da Amazônia” para o 52º Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana.Na apresentação por diretores e integrantes do desfile, dentre estes Israel Paulain (apresentador), Sebastião Júnior (levantador), André Nascimento (Pajé) e Denildo Piçanã (Tripa do Garantido).


Cultura
30/06/2017 18h18

Retrato da diversidade no cinema brasileiro das últimas cinco décadas

A segunda edição do “Boletim Raça e Gênero no Cinema Brasileiro” foi divulgada na sexta (23) pelo Gemaa, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O estudo investiga a presença de mulheres e pessoas negras em filmes brasileiros de grande público entre 1970 e 2016.


Cultura
30/06/2017 16h50

Memórias de livros e bibliotecas

A lembrança mais remota que tenho de bibliotecas vem associada a caixotes e malas. Numa caixa de madeira, mamãe levou para a casa do sertão dos Inhamuns, onde nasci, o pequeno acervo de professora primária, depois de se casar com um rapaz que fora seu aluno. A preciosa carga compunha-se de algumas antologias, gramáticas, volumes de aritmética, geografia e história, e do livro que marcou profundamente minha vida: A História Sagrada, uma seleta de textos do Antigo e Novo Testamento.


Cultura
30/06/2017 16h40

A “paixão” de um fotógrafo indígena da Bolívia

Damián Ayma Zepita nasceu em 1921, na cidade de Toledo, a quase 50 quilômetros do departamento de Oruro, na Bolívia. Até os 15 anos não sabia uma palavra de castelhano, era totalmente aimará. Teve uma multifacetada vida de trabalho. Desdobrou-se como agricultor, vaqueiro, assistente de perfurador na mina e, em sua fase mais importante, como fotógrafo, etnógrafo, documentarista e retratista.

Por Andrés Rodriguez


Cultura
29/06/2017 15h48

“Introdução à música de sangue”, o cinema autoral de Lacerda

Vejo muita gente torcendo o nariz quando se fala dos filmes de Luiz Carlos Lacerda. Criticam os diálogos, o roteiro, as interpretações, quase tudo... Mas comparar o cinema do “Bigode”, apelido do cineasta, com o quê? Podem dizer o que quiser, mas ele é autêntico, fiel a suas propostas e gostem ou não, ele está com um novo filme no circuito: “Introdução à música de Sangue”. E que belo filme!

Por Vandré Fernandes*


Cultura
29/06/2017 12h49

Livro aponta opressão da mulher como sustentáculo do capitalismo

A feminista e historiadora italiana Silvia Federici estará no Brasil para as atividades de lançamento do livro Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, traduzido pelo Coletivo Sycorax e publicado pela Editora Elefante com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. A autora, que atualmente leciona na Universidade de Hofstra, em Nova York, participará de palestras no centro e nas periferias de São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 16 e 23 de julho.


Cultura
27/06/2017 12h52

Florestan Fernandes:Reedição de livro debate democracia racial

"Florestan Fernandes pensou na abolição da escravidão inconclusa. Ele questionava, criticava. Sua obra nos convida a pensar o mito da democracia racial", afirma Weber Lopes, doutorando que estuda o movimento negro na Universidade Federal do ABC (UFABC). O acadêmico esteve presente no debate de lançamento da reedição do livro Significado do Protesto Negro, de Florestan Fernandes, sociólogo e político brasileiro falecido em 1995.


Cultura
26/06/2017 17h32

Música solidária para Alexandre Ribeiro

Um dos maiores clarinetistas da nova geração, Alexandre Ribeiro, 34 anos, enfrenta graves problemas de saúde e um grupo de músicos amigos do artistas marcaram uma série de shows para ajudá-lo. O primeiro deles, do grupo Luceros, de dança flamenca, acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Galeria Olido, em São Paulo.