Cultura
01/03/2017 16h13

E o Oscar vai para... a Al-Qaida!

O negócio de Hollywood é o fake. Dessa matéria prima se fazem os filmes – exibicionismo fake de uma realidade falsificada que só existe na cabeça de roteiristas, diretores e do público enganável de sempre. (Confissão: gosto de alguns filmes.)

Por Dario Alok, em seu blog


Cultura
01/03/2017 10h32

Carnaval sem cordas, com "respeita as mina" e "fora Temer"

O carnaval das multidões é uma festa monumental. Grandiosa, evoca tantos temas, tantas expressões culturais, tanta gente, músicas, danças, cores, luzes e sons, exibe tanta animação, irreverência e criatividade que é difícil, e até sem sentido, dizer qual a característica que marcou os folguedos em um ano determinado. Se isto é difícil para um especialista, é impossível para um mero expectador, que aliás não deve nem se aventurar no tema.

Haroldo Lima*


Cultura
01/03/2017 0h58

Lira Neto: “O samba já sofreu impacto do politicamente correto antes”

Para o escritor Lira Neto, que está lançando o primeiro de três volumes de Uma História do Samba, “esse discurso do politicamente correto, de tentar higienizar e limpar o samba é muito antigo, mas agora é reforçado pelas redes sociais”.


Cultura
01/03/2017 0h13

Competição no mundo artístico é uma simplificação patética

Quem foi melhor? Pelé ou Ayrton Senna? Quem compunha melhor? John Lennon ou Mozart? Está achando estas comparações absurdas? Pois são mesmo. Comparar Senna com Pelé – ainda que ambos tenham sido esportistas – e Mozart com Lennon – ainda que ambos tenham sido músicos e compositores – é tão descabido quanto comparar, digamos, “Moonlight” e “La La Land”. Ainda que ambos sejam filmes.

Por Celso Sabadin*


Cultura
28/02/2017 14h16

Em Salvador o trio Respeita as Mina defende o Carnaval sem assédio

O trio elétrico Respeita as Mina, uma das iniciativas da campanha realizada pela Secretaria Estadual de Mulheres (SPM) da Bahia, desfilou no Circuito Osmar (Centro), nesta segunda-feira (27). O trio, que não usa cordas e é aberto ao público, contou com as cantoras Larissa Luz, baiana; MC Carol, carioca, e Tássia Reis, paulista. A proposta é combater a violência contra a mulher.


Cultura
28/02/2017 13h31

Povo negro é reverenciado na Noite dos Tambores Silenciosos

À meia noite de segunda para terça (28), o Pátio do Terço, no bairro de São José, no Recife, ecoou as loas, cantos sagrados do candomblé, em jeje-nagô. Com as luzes apagadas e os tambores dos maracatus de baque virado parados em respeito à cantoria, Tata Raminho de Oxossi conduziu a homenagem aos eguns, os ancestrais do povo negro na Noite dos Tambores Silenciosos.


Cultura
28/02/2017 11h57

42 blocos devem desfilar nesta terça nas ruas de São Paulo

Pelo menos 42 blocos devem desfilar pelas ruas da capital paulista nesta terça-feira (28). Durante os quatro dias de folia, pelo menos 149 blocos estavam registrados para sair, segundo a programação oficial. A folia teve início às 9 horas e segue durante todo o dia.


Cultura
28/02/2017 10h43

Ecad poderá cobrar direitos autorais de músicas na internet

O Superior Tribunal de Justça (STJ) acolheu um recurso do Ecad, que representa sobretudo os criadores mais bem-sucedidos e suas produtoras, editoras e gravadoras, entendendo que o streaming de música é passível de pagar direitos autorais.


Cultura
28/02/2017 10h41

Carnaval à paulista, uma tradição que resiste!

Henrique Preto, Grito da Noite, ancestralidade, tradição afro-brasileira. São ingredientes do samba de bumbo preservado na cidade de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. E é no carnaval que um dos pilares da música paulista faz ressoar seus bumbos e reafirma a singularidade do seu carnaval. O samba de bumbo continua nesta terça-feira (28), às 20h, em Santana. Confira artigo especial para o Portal Vermelho que relembra essa tradição.


Cultura
27/02/2017 23h53

Bloco Barão de Itararé leva o Fora Temer para o carnaval de Teresina

Há quase 30 anos fazendo a alegria de carnaval no bairro Itararé, em Teresina (PI), o bloco Barão de Itararé voltou, neste domingo (26), a animar os foliões da capital piauiense. Este ano o bloco, que sempre leva as lutas do povo para a folia, também aderiu ao Fora Temer.