Cultura
31/03/2017 17h23

Daniel Blake encontra Antonio Gramsci

A centralidade do trabalho não acabará numa sociedade mais evoluída e justa, mas ela deverá se transferir mais para um exercício de liberdade do que de submissão a contratos subordinados. A utopia de uma sociedade “regulada”, como dizia Gramsci – pautada pela igualdade que faz o reconhecimento das diferenças – começa em cada reforma que controle o sociometabolismo espontâneo do capital e ordene as suas energias, para melhorar a vida cotidiana.

Por Tarso Genro*


Cultura
31/03/2017 16h45

Filme resgata história de ex-preso político condenado à pena de morte

Aos 14 anos de idade, Theodomiro Romeiro dos Santos começou sua luta no combate à ditadura. Aos 18 foi preso, torturado e, depois de cumprir nove anos de prisão, decidiu fugir da penitenciária Lemos Brito, em Salvador. Quarenta anos depois, acompanhado do filho e da cineasta Emília Silveira, ele refaz boa parte do caminho que traçou durante sua fuga. É esta a história do documentário Galeria F, que estrou nesta quinta-feira (30) às vésperas do aniversário do golpe de 1964.

Por Xandra Stefanel


Cultura
31/03/2017 15h35

Meus encontros com João Gilberto Noll

Escrevo de um quarto de hotel em São Paulo, apenas horas depois de saber do falecimento de João Gilberto Noll.

Por Daniel Galera


Cultura
31/03/2017 15h28

"João Gilberto Noll foi assassinado"

João Gilberto Noll não morreu de causa natural, foi assassinado pela sociedade. Foi assassinado pela indigência cultural do Estado. Foi assassinado pelo total desprezo de nossas instituições pelos grandes artistas e narradores. Foi assassinado por ausência de incentivo e de apoio. Foi assassinado pelo orçamento imaginário da Secretaria Estadual de Cultura. Foi assassinado pela inanição do Instituto Estadual do Livro.

Por Fabrício Carpinejar


Cultura
30/03/2017 11h34

Assista: Fernanda Montenegro puxa “Fora Temer” em Festival de Curitiba

Durante a abertura do tradicional Festival de Teatro de Curitiba, nesta quarta-feira (29), a atriz Fernanda Montenegro falava do papel do teatro na sociedade e de como a conjuntura política influenciava na participação da plateia, destacando que hoje não se tem notícia dessa interação, a não ser quando gritam “fora Temer”.


Cultura
30/03/2017 9h42

Em novo livro, Sorrentino reflete sobre fatos que culminaram no golpe

“Anos que vivemos em perigo – a crise brasileira” é o título do livro de Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do PCdoB, que será lançando nesta quinta-feira (30), em evento na Unip, em São Paulo (rua Vergueiro 1.211), a partir das 17 horas. Em entrevista ao Portal Vermelho, Sorrentino contou que o título do livro foi inspirado no filme do cineasta australiano Peter Weir, que dirigiu “O ano em que vivemos perigo”, de 1982.

Por Dayane Santos


Cultura
30/03/2017 9h09

UBE empossa nova diretoria defendendo resgate da democracia

Aconteceu na noite desta terça-feira (28), na capital paulista, a posse da nova diretora da União Brasileira de Escritores, que deve ficar à frente da entidade durante os próximos dois anos. Reproduzimos a íntegra dos discursos dos escritores Aldo Rebelo e Durval Noronha Goyos Junior.


Cultura
30/03/2017 8h00

Losurdo lança Esquerda Ausente em São Paulo, nesta quinta (30)

O filósofo e historiador italiano Domenico Losurdo está de passagem pelo Brasil neste final de março, por ocasião dos 95 anos do Partido Comunista do Brasil, para um ciclo de conferências e debates de lançamento de seu novo livro A Esquerda Ausente (Anita Garibaldi, 2016).


Cultura
29/03/2017 16h00

Morre o escritor João Gilberto Noll aos 70 anos

O premiado escritor gaúcho João Gilberto Noll morreu na noite desta terça-feira (28) em Porto Alegre. A causa da morte não foi divulgada pela família.


Cultura
29/03/2017 9h35

Ariano Suassuna - O riso a cavalo e o galope do sonho

Tive o privilégio de viajar com Ariano Suassuna, junto com uma equipe de filmagem, durante mais de um ano, em períodos diferentes, para a realização de um seriado para a TV. Juntos, varamos os sertões de Ceará, Alagoas, Sergipe e Bahia, só parando quando ouvimos a pancada do mar, no denso areal de Aracati, onde Dom Sebastião – o Desejado – se desencanta, com seu exército alumioso, em noites de lua cheia.

Rosemberg Cariry*