Cultura
12/02/2017 8h37

Alberto Villas: Oh! Minas Gerais

O irresistível sotaque dos mineiros me encanta.


Cultura
10/02/2017 19h26

Espetáculo Vida propõe novos significados à obra de Chico Buarque

O disco Vida, de Chico Buarque, primeiro depois do fim da ditadura militar no Brasil, chega aos palcos através da adaptação de Luciana Sonck, sob a direção de Luis Aranha e direção musical de Daniel Conti. Baseado no momento atual, o espetáculo não é um show e não é uma peça de teatro, é outra forma de perceber o disco e mesclar experiências pessoais com a vida política do Brasil de hoje.

Por Mariana Serafini


Cultura
10/02/2017 19h16

Chansong, de Tom Jobim

Tento escrever algo para o ano que mal se inicia, e não vou além de um “agora que a festa acabou”. Tento continuar, mas a frase não anda, “agora que a festa acabou...”

Por Urariano Mota


Cultura
10/02/2017 19h11

Considerações acerca da buchada de bode

Buchada. Buchada de bode. Tem que ser de bode. Nem de cabra pode. Não sei se tem noutro lugar do Brasil assim tão frequente além do Nordeste. Não deve ser difícil achar. Nordestino gosta de se espalhar e levar suas tosqueiras. Se você não é daqui, diz aí, já comeu? Se já comeu, qual a sensação? Uma bola de carne que quase cabe na mão. Definição rápida e exata: bucho costurado com picado dentro.

Por Roberto Menezes


Cultura
10/02/2017 16h09

Códices, os antigos livros do Novo Mundo

Ganhamos, eu e minha companheira, um livro fabuloso, com esse título. Foi editado em português pela Ufsc em 2012, cujo esmero e apresentação gráfica fazem dele um bem precioso. Seu autor é Miguel León-Portilla, renomado historiador e intelectual mexicano e dedica-se ao estudo dos povos ameríndios da Mesoamérica, especialmente dos nahuas. É professor emérito da UNAM – Universidade Autónoma do México – onde dirige a revista Estudios de Cultura Náhuatl.

Por Walter Sorrentino*


Cultura
10/02/2017 15h44

Uma retrospectiva para conhecer Jean Renoir

“Hitchcock não ama senão o cinema; Renoir ama o cinema e a vida”. Assim François Truffaut distinguia os dois cineastas que mais admirava.

Por José Geraldo Couto*


Cultura
10/02/2017 13h27

A luta e a arte de mulheres palestinas

No Ocidente, o estereótipo de mulheres árabes, principalmente as muçulmanas, quase sempre está atrelado à submissão e passividade. A noção de superioridade ocidental se fundamenta muitas vezes em uma suposta ideia de que vivemos em uma sociedade mais avançada em relação aos direitos e à igualdade social.

Júlia Dolce e Victor Labaki


Cultura
09/02/2017 15h37

Carmen Miranda, a cantora que é uma marca brasileira no mundo

Poucas figuras no cinema e na música são mais emblemáticas do que a de Carmen Miranda. Vestidos coloridos, chamativos. Chapéus extravagantes, decorados com frutas e badulaques. Um jeito único de dançar: engraçado e ao mesmo tempo sensual, com as mãos para o alto ou segurando as saias.


Cultura
06/02/2017 12h12

Bloquinhos de carnaval em SP terão regras impostas por Doria

Ao que tudo indica o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-SP) segue sua saga para deixar a capital paulista menos alegre, criando dezenas de normas para os foliões que sairão às ruas da cidade para celebrar o carnaval de 2017. Numa onda crescente de ocupação dos espaços públicos, os bloquinhos de carnaval giram a economia e movimentam o turismo do município.


Cultura
05/02/2017 12h55

Martinho da Vila: Temer fala pouco e só diz bobagem

Em entrevista à coluna da jornalista Mônica Bergamo, o cantor e compositor Martinho da Vila se disse espantado com a quantidade de bobagens ditas por Michel Temer.