Cultura
09/02/2018 18h31

Leci Brandão: Alô comunidade!

Certa vez, o poetinha Vinícius de Moraes disse que “São Paulo é o túmulo do samba!”. A famosa frase contribuiu, durante muito tempo, para a construção de uma imagem de São Paulo como um dos poucos lugares do país onde o gênero não havia fincado raízes. Na época, percorrendo os barracões das escolas de samba e conhecendo as comunidades, considerei que o samba paulista merecia uma retratação e, com todo respeito ao poeta, gravei “Me Perdoa Poeta”.


Cultura
09/02/2018 16h39

Luz, câmera e samba na avenida, os últimos detalhes antes da folia

Imagine a cena: você passou semanas em busca de uma roupa perfeita para uma grande festa. Escolheu o tecido, o caimento, a cor, fez os ajustes, e aí no último minuto, solta um botão, faltou um detalhe... é aquele desespero. Pense isso numa escala de Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil. É neste momento que entra em jogo a Adesp (Associação dos Destaques das escolas de Samba do Estado de São Paulo). A associação fica nos bastidores para fazer o esplendor do desfile acontecer.


Cultura
09/02/2018 15h22

O maracatu feminista de Nazaré da Mata

Criado como símbolo de resistência, o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno tem uma tropa exclusivamente de mulheres. Todas as canções, letras, trajes, eventos e decisões são definidos por elas. Com 14 anos de atividades, o grupo foi pioneiro em quebrar a tradição do maracatu comandado por homens e até hoje é o único do Brasil com formação 100% feminina.


Cultura
09/02/2018 13h14

Vai malandro, o assédio começa depois do não!

O É Cena, canal e projeto da atriz Fernanda Brandão e de seu companheiro Rafael Procópio, publicou um vídeo que faz uma releitura da música de enorme sucesso "Vai Malandra", da Anitta. Na paródia, a letra foi modificada para denúnciar o assédio que as mulheres sofrem no Carnaval- e lembra que o assédio começa depois do "não" 


Cultura
09/02/2018 13h09

Você sabe por que 9 de fevereiro é o Dia do Frevo? 

Recife, fevereiro de 1909. Na secção Cavaco do Jornal Pequeno do dia 24, as palavras pareciam pular da página: “Frevo, palavra magnética, capaz de por em vibração contínua o universo inteiro”. Os dizeres levavam a assinatura de um certo Jota, jornalista. Não seria a primeira vez que a palavra FREVO ganharia as páginas dos jornais – e muito menos a última -, mas com certeza foi a melhor definição já publicada em letras pretas e fundo branco.

Por Paula Melo


Cultura
09/02/2018 13h06

Carnaval e política:quando a folia faz rima séria em matéria de gênero

Carnaval rima com política? Talvez não na simetria da nossa língua pátria, mas decerto na sua essência. Porque o Carnaval lida com liberdade, desejo, democracia e, também, com fantasia, sonhos, utopia – combustíveis para qualquer atitude política.

Por Luciana Veras


Cultura
09/02/2018 12h29

Confira 10 protestos em forma de marchinhas e sambas deste carnaval

Letras vão de críticas às reformas de Temer a protestos contra os prefeitos Marcelo Crivella, do Rio, e João Doria, de São Paulo


Cultura
09/02/2018 12h21

Carnaval e resistência em SP: confira os blocos mais politizados

O carnaval é uma das principais festas do calendário brasileiro e canta todos os anos – em maior ou menor escala – a realidade do povo. O feriado, de origem cristã, é famoso pela diversidade de culturas marcada por muito brilho, cor e folia.


Cultura
09/02/2018 11h47

Da comunidade para a avenida, a história por trás do Carnaval

Leonardo Leonel, o Leo, e Leandro dos Santos, o Pedrão, eram adolescentes quando se conheceram nas oficinas comunitárias de adereços na Escola de Samba Mirim Herdeiros da Vila, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro. Ali, eles aprenderam tudo sobre corte, costura, modelagem, pintura de arte e acabaram se destacando.


Cultura
09/02/2018 8h29

Blocos tradicionais levam humor, ironia e críticas às ruas do Rio

A partir desta sexta-feira (9), mais de uma dezena de blocos da Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Tereza e Centro da Cidade (Sebastiana) levam bom humor, ironia e críticas às ruas da cidade.