Cultura
07/01/2017 12h12

Animação conta a história da criação do universo pela voz de orixás

 Buscando uma nova forma de militância para o combate aos estereótipos em relação às religiões de matriz africana, nasceu a animação Orun Aiyê: a criação do mundo. Durante os 12 minutos de duração, o filme das diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria, conta de forma didática como os orixás do candomblé interagiram para criar a Terra. Em iorubá, idioma de uma das etnias do continente africano, Órum significa o mundo espiritual e Aiyê, o mundo físico.


Cultura
07/01/2017 9h50

Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de Minas

O Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou nesta sexta-feira (6) o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado. A manifestação cultural e festiva, celebrada anualmente por católicos, ocorre geralmente no dia 6 de janeiro. Esta data, na tradição cristã, marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.


Cultura
06/01/2017 18h50

Tim Maia e a Festa dos Santos Reis

Esta sexta-feira, dia 6 de janeiro, é também o Dia de Reis. Para marcar a data o Portal Vermelho homenageia também Tim Maia, um dos maiores artistas da música brasileira. Nesta interpretação de Festa dos Santos Reis a música aflora com uma imensa facilidade na voz  talentoso brasileiro.


Cultura
06/01/2017 18h11

Fausto Nilo: "Quando desenho estou compondo o espaço público"

O Cuca da UNE bateu um papo com o grande compositor, poeta e arquiteto cearense, Fausto Nilo, que dentre seus inúmeros trabalhos realizados é quem assina o projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na conversa ele falou sobre a importância de Fortaleza receber a 10ª Bienal da UNE, maior evento estudantil da América Latina, e de como os detalhes esquecidos da cidade influenciaram na construção desse grande centro cultural.


Cultura
06/01/2017 17h39

García Lorca e mais 300 autores espanhóis entram em domínio público

Biblioteca Nacional espanhola lança um índice de autores que são símbolos de um país dividido.


Cultura
06/01/2017 16h06

Ken Loach: Estado cria ilusão de que, se você é pobre, a culpa é sua 

 O filme Eu, Daniel Blake, que estreia nesta quinta-feira nos cinemas do Brasil, é a história de um homem bom abandonado por um sistema mau. Um trabalhador honrado sofre um ataque do coração que o condena ao repouso. Sem renda, solicita apoio do Estado e se vê enroscado em uma cruel espiral burocrática. Esperas absurdas ao telefone, entrevistas humilhantes, formulários estúpidos, funcionários desprovidos de empatia por causa do sistema. Kafka nos anos de austeridade.

Por Pablo Guimón


Cultura
06/01/2017 13h20

 31 anos sem Juan Rulfo: Hipóteses sobre o silêncio

Este domingo marca 31 anos sem o escritor e fotógrafo mexicano Juan Rulfo (1917-1986). Lançou apenas dois livros: El llano en llamas, de contos; e o romance Pedro Páramo, responsável por torná-lo nome essencial dentro da literatura hispano-americana. Depois disso, decidiu não mais escrever. Neste artigo, que agora republicamos, a pesquisadora Theresa Bachmann analisa os possíveis motivos de seu silêncio autoimposto.


Cultura
05/01/2017 16h29

Centenário de Violeta Parra é celebrado no Chile

A chilena Violeta Parra (1917-1967) viveu múltiplas vidas ao longo de seus 49 anos. Foi cantora e compositora, ofício pelo qual foi mais reconhecida, mas também compiladora de música folclórica e artista plástica. No centenário de seu nascimento – celebrado neste ano no Chile com publicação de livros sobre sua obra, festivais, concertos, exposições e congressos internacionais –, o país a homenageia como uma criadora diversa e promove o reconhecimento de seu legado sob uma perspectiva integral.


Cultura
04/01/2017 10h30

Prazo para inscrever trabalho na Bienal da UNE termina nesta sexta

A 10ª Bienal da UNE vai tomar conta do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Ceará, de 29 de Janeiro a 1º de Fevereiro. As inscrições dos trabalhos para as mostras estudantis são gratuitas e vão até o dia 6 de janeiro de 2017.


Cultura
04/01/2017 8h38

Alexandre Weffort: O naufrágio do Titanic e o futuro do MIS-RJ

Uma notícia publicada no Independent (1) propõe nova tese sobre as causas do naufrágio do paquete, ocorrido a 115 anos: um incêndio terá contribuído para o enfraquecimento da resistência do casco, incêndio esse ocorrido 10 dias antes do início da viagem fatídica, e escondido dos passageiros que, assim, embarcaram ao encontro das águas geladas do oceano. 

Por Alexandre Weffort*