Cultura
06/03/2017 10h24

Urariano Mota: Gabriel García Márquez aos 90 anos

Neste 6 de março, o gênio de Gabriel García Márquez completaria 90 anos. Na sua ótima biografia escrita por Gerald Martin, podemos ler: “Gabo se mostrava claramente angustiado. Depois que conversamos sobre seu trabalho e planos por algum tempo, declarou que não tinha certeza se voltaria a escrever. Então ele disse, quase melancólico: ‘Escrevi bastante, não escrevi? As pessoas não podem ficar frustradas, e não podem esperar mais nada de mim, não é?’


Por Urariano Mota*


Cultura
06/03/2017 10h19

O livreiro ambulante que herdou 300 obras de Gabriel García Márquez

No meio de uma tarde sonolenta, um dos muitos celulares de Martín Murillo tocou várias vezes sem ser atendido. Uma amiga de Mercedes Barcha, a viúva de Gabriel García Márquez, estava procurando por ele para dar um recado. Murillo estava viajando por uma das cidades perdidas no sul de Bolívar. A Gaba, por outro lado, estava hospedada em sua casa em Cartagena das Índias. Fazia pouco mais de um ano que o Prêmio Nobel tinha morrido e queria dar um presente.

Por Elizabeth Reyes L.


Cultura
04/03/2017 12h30

Elza Soares canta trajetória em videoclipe "A Mulher do Fim do Mundo" 

Elza Soares mandou avisar :Vai cantar até o fim. É o mote da música A mulher do fim do mundo (Alice Coutinho e Rômulo Fróes) que faz parte do cd homônimo lançado em 2015. Nesta sexta-feira (3) a cantora divulgou o clipe de A Mulher do fim do mundo, o primeiro videoclipe da carreira da artista em formato de cinema. Emocionante, a produção traz Elza em primeiro plano e conta as dores, a pele preta e a voz que quer cantar até o fim. 


Cultura
03/03/2017 16h59

The Orphan Black, o dilema entre inovar e agradar o público

Humor, romance, dinamismo e até jovialidade garantem diversão e entretenimento para a série Orphan Black. Nem parece que ela trata de um assunto tão sério como a clonagem humana.

Por Carolina Maria Ruy*


Cultura
03/03/2017 16h22

Asa Branca, o hino nordestino, completa 70 anos

A Avenida Calógeras, região Central do Rio, é conhecida pelo Vilariño, bar e delicatessen onde, em 1956, Tom Jobim foi apresentado a Vinicius de Moraes pelo crítico de música Lúcio Rangel, um encontro histórico. Mas outra dupla fez história dez anos antes. A uns cem metros dali, o advogado cearense Humberto Teixeira e o sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga se conheceram. Gonzaga já havia falado com ele por telefone e combinaram o encontro no escritório de Teixeira.

Por José Teles


Cultura
03/03/2017 16h06

Que sumam! — por segregação, preconceito ou bala

“A história do negro na América é a história da América – e não é uma história bonita.” A frase, dita pelo escritor James Baldwin (1924-87) a certa altura de Eu não sou seu negro, sintetiza muito bem o espírito do esplêndido documentário de Raoul Peck que concorreu ao Oscar da categoria.

Por José Geraldo Couto


Cultura
03/03/2017 10h22

Dez Dias que Abalaram o Mundo, a revolução russa ao vivo

Quando deu o título de Dez dias que abalaram o mundo ao seu livro, John Reed estava consciente da importância transcendental dos acontecimentos que estavam se dando na Rússia.

*Carlos Azevedo, especial para o Portal Vermelho


Cultura
02/03/2017 15h43

Tem tuba nesse frevo?

Lá se vão quase 40 anos que Capiba, o mestre, sentenciou em versos: “o frevo bom viverá”. E era pra ser assim: Capiba falou, tá falado. Mas não. Ano após ano, não falta quem aposte que o ritmo que é pernambucano e ferve no Carnaval está moribundo, prestes mesmo a bater as sapatilhas e aposentar as sombrinhas.

Por Adriana Victor


Cultura
01/03/2017 20h21

O tempo da Portela é hoje

A Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, foi consagrada a campeã do Carnaval 2017 nesta quarta-feira, ao garantir 269,9 pontos dos 270 possíveis. A escola conquistou o primeiro lugar pela 22ª vez em sua história, com um desfile que narrou as lendas dos rios. A Mocidade ficou com o segundo lugar (com 269,8 pontos) e a Salgueiro ficou com a terceira colocação (com 269,7 pontos).


Cultura
01/03/2017 17h23

Estudantes combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal Levy Miranda, localizada na Pavuna, zona norte do Rio, tiveram seu projeto de combate ao machismo e ao racismo dentro do colégio incluído entre as ideias premiadas pelo desafio Criativos da Escola, em sua segunda edição no Brasil. Esse foi o único projeto fluminense na lista de ganhadores.

Por Alana Gandra , da Agência Brasil