Cultura
17/02/2017 12h11

Darcy Ribeiro, um intelectual radical

Darcy Ribeiro apresenta uma visão ousadamente renovadora da história de nosso povo, que decorre do esforço militante para entender o Brasil. Darcy Ribeiro foi uma mistura de antropólogo, historiador, escritor e ativista político. Ele partiu do desafio de compreender o atraso brasileiro e, unindo teoria e prática, produziu obras teóricas para a intervenção política. Esta sexta-feira (17), marca os 20 anos da morte de um dos maiores pensadores do Brasil e seu povo.

Por José Carlos Ruy


Cultura
17/02/2017 10h02

Fotógrafos quebram estereótipo da periferia a partir de imagens

Incomodados por sempre verem os estereótipos de pobreza e violência retratarem a periferia na mídia, cinco jovens fotógrafos decidiram criar, em novembro de 2016, o coletivo DiCampana, com a missão de revelar o cotidiano da periferia paulistana por meio de um outro olhar.


Cultura
17/02/2017 9h18

Temos que lutar contra esse governo ilegítimo, diz cineasta em Berlim

O cineasta Marcelo Gomes, diretor do filme “Joaquim”, protestou nesta quinta-feira (16) em Berlim contra o governo de Michel Temer durante a entrevista coletiva de divulgação do longa, em disputa pelo prêmio máximo do Festival Internacional de Cinema da capital alemã.


Cultura
15/02/2017 17h56

Cineastas leem manifesto pelo cinema brasileiro na embaixada em Berlim

Em evento de apresentaçao da participação nacional no Festival Internacional de Cinema da capital alemã, artistas afirmaram que Brasil vive crise democrática e que o audiovisual brasileiro pode acabar.

Por Flávio Aguiar


Cultura
15/02/2017 17h33

Sob as barbas de Marx

Exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Berlim, filme "O jovem Karl Marx" mostra o curto, mas intenso período que antecedeu à publicação do Manifesto Comunista no ano de 1848.


Cultura
14/02/2017 9h43

Nirez: 100 anos de samba

“Pode-se afirmar que o atual carnaval de Fortaleza, vindo de suas raízes e de características nossas é o do Pré-Carnaval, em que não existem normas, regulamentos, horários, em que as pessoas podem se divertir realmente, o que o desfile oficial não permite”.

Por *Nirez


Cultura
13/02/2017 15h48

Com investidor secreto, filme sobre a Lava Jato custará R$15 milhões

A superprodução Polícia Federal – A lei é para todos deve chegar aos cinemas de todo o Brasil em julho deste ano. O Filme que contará a história da Operação Lava Jato vai custar mais de R$15 milhões, e diferente do que costuma acontecer no mercado cinematográfico, o investidor não será revelado.


Cultura
13/02/2017 11h14

Urariano Mota: O frevo que se canta hoje no Recife

No Marco Zero, tocava uma orquestra afinada, passistas faziam um passo de acrobatas, cercados de gente de muitas idades e lugares. Mas eis que de repente, no azul do céu do cais, foi anunciado o frevo de bloco Evocação nº 1, de Nelson Ferreira. 

Por Urariano Mota*, no Diário de Pernambuco


Cultura
12/02/2017 13h32

Leci Brandão: “País deve produzir sem atacar quem defende indígenas”

Cantora e compositora com 23 álbuns gravados, primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira. Ativista da igualdade racial, foi conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial entre 2004 e 2008, no governo Lula, e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Comentarista de carnaval da Rede Globo no período entre 1984 e 2010 e deputada estadual pelo PCdoB, Leci Brandão não quer polêmica com a Globo, nem com ruralistas.


Cultura
12/02/2017 9h53

Ronaldo C. de Brito: Sobre técnicas de torrar café e outras técnicas

Já não existe a profissão de torradeira de café. Ninguém mais escuta falar nessas mulheres que trabalhavam nas casas de família, em dias agendados com bastante antecedência. As profissionais famosas pela qualidade do serviço nunca tinham hora livre. Cobravam caro e só atendiam freguesas antigas.