Cultura
12/05/2017 16h28

“O socialismo é uma doutrina triunfante”, diz Antonio Candido

Em entrevista concedida à jornalista Joana Tavares, do Brasil de Fato, em 2011 o sociólogo e crítico literário Antonio Candido falou sobre sua percepção a respeito do socialismo, e outras questões políticas.


Cultura
12/05/2017 13h02

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

Nesta sexta-feira (12), o Brasil perdeu um de seus grandes intelectuais. Antonio Candido morreu, aos 98 anos, completamente lúcido. Em setembro de 2000 o sociólogo e crítico literário publicou um artigo na revista Teoria e Debate, onde indicou dez livros essenciais para “conhecer o Brasil”. Reproduzimos o material na íntegra.


Cultura
12/05/2017 11h09

Morre Antonio Candido, um dos mais importantes sociólogos do Brasil

Morreu nesta sexta-feira (12), em São Paulo, Antonio Candido, um dos maiores sociólogos e críticos literários do país. Neste momento conturbado da política nacional, o Brasil perde um dos intelectuais que muito contribuiu com a defesa das liberdades democráticas.


Cultura
11/05/2017 19h01

Lei da TV paga ampliou produção audiovisual independente no país

Após a publicação da Lei 12.485/2011, conhecida como Lei da TV Paga, o mercado de audiovisual foi incrementado em todo o Brasil, chegando a 5.759 produtoras independentes no país em 2016. Os dados do setor foram apresentados nesta quinta (11) pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), que mostrou, pela primeira vez, os detalhes de como funciona o Sistema de Monitoramento da TV Paga, implantado em 2014.


Cultura
11/05/2017 13h51

CPI muda foco e aprova relatório com mudanças na Lei Rouanet

Um ano atrás, deputados do DEM anunciavam a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lei Rouanet como um troféu. Sob o manto da investigação de supostas irregularidades na aplicação da legislação de incentivo à cultura, os democratas queriam criminalizar artistas que denominaram de “simpatizantes do PT”, como forma de punição por seu engajamento político no período do impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Por Christiane Peres


Cultura
10/05/2017 12h30

Tom Morello manda um “solo” de “Fora Temer” em show no Brasil

O guitarrista Tom Morello tocou na noite desta terça-feira (9) em São Paulo, com a banda Prophets of Rage e não perdeu a oportunidade de denunciar o golpe em curso no Brasil. No meio do show ele virou a guitarra e mostrou a frase “Fora Temer”. Mais tarde, publicou em seu Instagram a imagem com a legenda : “Brasil em chamas esta noite! Fora Temer!”.


Cultura
10/05/2017 10h13

“As Confissões” revela o modus operandi do Capital sobre as nações

No período histórico da formação dos Estados, na Idade Média, inicial transição entre o feudalismo rumo ao capitalismo, uma das questões para determinar a configuração sócio-política de um povo estabeleceu-se pela determinação das linhas fronteiriças.

Por Ricardo Flaitt*


Cultura
08/05/2017 16h57

Prestes e Neruda: o desencontro histórico

Eles combinaram um almoço para uma terça-feira. Entretanto, a diferença entre os nomes dos dias da semana em espanhol e português, uma idiossincrasia linguística que separa radicalmente os hispânicos dos luso-falantes, impediu este encontro histórico. Neruda, por causa da ilógica falta da “Primeira-Feira”, confundiu o dia agendado com a quarta-feira, e faltou ao almoço.

Por Marcos Napolitano


Cultura
05/05/2017 19h00

Este samba “horrível”, “sujo”, “malcheiroso”, “indecente”...

Em 1936, um ano antes de sua morte, Noel Rosa compôs para Aracy de Almeida a inspirada e provocativa O X do Problema. A letra conta a história de uma sambista que, à semelhança de Aracy, foi "educada na roda de bamba" e "diplomada na escola de samba" do Estácio de Sá.

Por André Cintra


Cultura
05/05/2017 18h45

O diálogo estabelecido por Noel Rosa em sua canção

Em suas canções, Noel Rosa estabelecia um diálogo com seus interlocutores − entre eles, o garçom, os companheiros de bar, a mulher amada e demais personagens que ele identificava em seu universo, a Vila Isabel, bairro do Rio de Janeiro.

Por Tatiana Tavares da Silva