Cultura
10/03/2017 13h01

Mulheres latinas cantam a revolução que se pode dançar

Ao pensar em Cumbia e Reggaeton dificilmente associamos estes ritos a letras engajadas em questões sociais. Mas algumas mulheres latino-americanas romperam com este padrão e mostram que música “callejera” (das ruas) e revolução estão mais próximas do que se imagina. “É uma revolução que você pode dançar”, diz a apresentação da cantora argentina La Yegros.

Por Mariana Serafini


Cultura
10/03/2017 11h07

Bárbara de Alencar, a primeira republicana das Américas

A expressão “à frente de seu tempo” não se aplica tão bem a alguém como a Bárbara de Alencar. Revolucionária em todos os sentidos da palavra, ela contestou os padrões de sua época e por conta disso foi a primeira presa política do Brasil, no início de 1800. Sua participação ativa na sociedade também a fez a “primeira republicana nas Américas”.


Cultura
10/03/2017 9h48

Dezesseis filmes e séries que abordam temas para as mulheres

Cada vez mais os aspectos da vida das mulheres são abordados no cinema com um olhar “feminino” sobre a questão. Ou seja, sem os estereótipos perpetuados há décadas nesta indústria.


Cultura
09/03/2017 19h20

Livro infantil contando a história do Dia da Mulher será lançado em BH

Será lançado em Belo Horizonte, no próximo sábado (11), o livro "Mirela e o Dia Internacional da Mulher", que tem o objetivo de conscientizar ainda nos primeiros anos de vida sobre a importância desta data. Escrito pela neta de Luiz Carlos Prestes, a cientista política Ana Prestes, a publicação surgiu diante da inexistência de literatura infantil sobre o tema.


Cultura
08/03/2017 20h17

Henfil - carta a Elis Regina

Uma semana depois da morte de Elis Regina, 19 de janeiro de 1982, o cartunista Henfil publicou na página da revista IstoÉ onde publicava suas charges e as famosas Cartas da Mãe",  uma homenagem à cantora. Na carta Henfil fala sobre a vida e a morte daquela que enfrentou o machismo em sua breve vida. A carta é muito atual e tem muito a ver com a luta das mulheres contra a violência, a misoginia e o machismo de que são vítimas.

Leia abaixo a réplica da carta:


Cultura
08/03/2017 15h09

Discurso da primeira mulher ministra da história permanece atual

“A lei equipara a mulher em direitos, mas a realidade ainda não a libertou: as operárias e camponesas continuam sujeitas ao trabalho doméstico como escravas da própria família”, este é um trecho do discurso da primeira mulher ministra do mundo, Alexandra Kollontai, em 1918. Quase cem anos depois, a luta por direitos iguais, valorização e divisão do trabalho doméstico ainda é a uma realidade para mulheres de todo o mundo.


Cultura
08/03/2017 13h07

Contra o mal e a opressão: Portal Vermelho homenageia o 8 de março

Os tempos não são normais. Nem no Brasil e nem no mundo. A resistência das Mães da Praça de Maio voltou à cena com a chegada de Macri à presidência argentina. Também no Brasil as lutas das mulheres se agigantam pós-golpe de Temer que depôs a presidenta eleita Dilma Rousseff. A música A Louca (Maurício Tapajós e Aldir Blanc) originalmente feita para o movimento argentino, cai como uma luva para o Brasil de hoje. Na voz da cantora paraense Railídia, uma homenagem do Portal Vermelho ao 8 de março.


Cultura
08/03/2017 13h05

Às que vieram antes de nós: histórias do Dia Internacional da Mulher

Era perto do fim do expediente da tarde de sábado, 25 de março de 1911, quando uma nuvem de fumaça se espalhou pelo Asch Building, em Nova York. Ouviu-se o som de estilhaço de vidro seguido de um forte estampido. As trabalhadoras da Triangle Shirtwaist Company acreditaram que fossem fardos de tecido ou pedaços da fachada que se desprendiam do prédio em chamas. Logo perceberam o horror absoluto: o som vinha dos corpos de mulheres que se jogavam tentando escapar o incêndio.

Por Daniela Lima*


Cultura
07/03/2017 18h07

Preta Rara e a geração de mulheres negras protagonistas  

“O que é ser mulher preta e gorda nesta sociedade?” perguntou-se em 2003 a rapper Preta Rara, hoje com 31 anos, ex-empregada doméstica que se tornou professora de história e ativista feminista rompendo com o padrão imposto à maioria esmagadora das mulheres negras e pobres. Joyce, nome de nascimento de Preta, faz parte de uma geração protagonista de negras que vivenciou políticas públicas inclusivas no período de 2003 a meados de 2016.   
Por Railídia Carvalho  


Cultura
06/03/2017 16h30

1817: Revolução com as cores de Pernambuco

A Revolução 1817 completa dois séculos, nesta segunda (6), mas ainda é episódio pouco explorado na história do Brasil.

Por Diogo Guedes e Marcela Balbino