Cultura
13/02/2018 11h13

O dia em que o frevo virou patrimônio imaterial da humanidade

Em harmonia frenética, os dançarinos esticam e recolhem pernas e braços, empunham sombrinhas coloridas e arriscam acrobacias. Os foliões parecem ligados no 220 ao seguir o sopro eletrizante de trompetes e trombones, as baquetas atacando o couro da caixa feito metralhadoras, no compasso de tubas e surdos. O sangue parece ferver, e uma corruptela desse verbo batiza o ritmo: frevo. 


Cultura
12/02/2018 17h34

Chico Buarque e o carnaval na visão das novas gerações

Há anos, em todo Carnaval eu me lembro de Chico Buarque de Hollanda…

Por Mouzar Benedito


Cultura
12/02/2018 17h02

Guerreiros do Passo mantêm vivo o frevo de antigamente

Cortando Jaca, Abanando o Fogareiro, Coice de Cavalo, Corta Capim e Currupio, passos históricos de Frevo que renasceram nas mãos dos “Guerreiros do Passo”, um grupo recifense dedicado ao resgate do carnaval de antigamente. Os movimentos esquecidos são recuperados e reintegrados por meio de pesquisas e performances feitas por seus integrantes.


Cultura
12/02/2018 13h06

Politização dá o tom no carnaval do Rio de Janeiro

A folia que toma conta do Rio de Janeiro é marcada por uma forte politização, no Sambódromo e nas ruas. Na avenida, será a mais intensa observada em quase três décadas. Entre as 13 escolas de samba do Grupo Especial, a elite do Carnaval carioca, sete irão apresentar enredos de cunho político-social.

Por João Soares


Cultura
12/02/2018 11h38

Paraíso da Tuiuti leva "Vampiro neoliberalista" ao Sambódromo do Rio

Sem dúvida o destaque da noite deste domingo (11) no carnaval do Rio de Janeiro foi a escola de samba Paraíso da Tuiuti que usou o desfile para fazer uma crítica social contundente ao golpe de Estado de 2016 e suas consequências.


Cultura
12/02/2018 10h16

"Fora, Temer" vira adereço de Carnaval e invade as ruas do Brasil

Mais que um grito, o "Fora, Temer", que simboliza toda a insatisfação com o atual governo, virou adereço de Carnaval Brasil adentro. Está estampado em brincos, camisetas, tiaras, adesivos, tatuagens provisórias. "Amar sem Temer", uma variação que também faz referência ao caráter conservador e repressivo da gestão atual, também invadiu as ruas, complementando as fantasias dos foliões.


Cultura
12/02/2018 9h55

As orquestras de mulheres no frevo de rua

Não é de hoje que as mulheres participam ativamente do frevo. Nos blocos líricos, o canto é tradicionalmente executado por um coro de mulheres. Também a organização e a administração de muitas agremiações são lideradas por elas e um exemplo é o Bloco da Saudade, que tem à frente a dedicada Izabel Bezerra, cantora e dirigente.

Por Climério de Oliveira Santos*


Cultura
11/02/2018 21h10

Relembre sambas-enredo eternizados na memória do Brasil

Relembre os sambas que levantaram o público nas arquibancadas e que se eternizaram como narrativa das problemas nacionais.


Cultura
11/02/2018 19h24

"Grito muito, mas quero eco", diz Elza Soares sobre combate ao racismo

 "O momento é propício para o grito, lógico. Esse grito não pode ser silenciado, tem que continuar gritando, e muito. Gritar mesmo, sem interrupção", afirma a cantora Elza Soares em entrevista para a BBC Brasil.


Cultura
11/02/2018 18h36

Flávio Dino: Joãosinho Trinta, um revolucionário da alegria

João Clemente Jorge Trinta cravou definitivamente seu nome na história da cultura brasileira em 1989 com o desfile da Beija Flor. O samba-enredo era “Ratos e Urubus, rasguem minha fantasia” e falava dos pobres que encontravam no Carnaval um dia de alegria.