Cultura
15/02/2018 9h58

Tuiuti, blocos de rua e um Carnaval que fica para a história

O Carnaval nasceu da popularização do samba urbano no Rio de Janeiro, no início do século 20. O estilo musical surgiu da combinação das batidas dos cultos afro-brasileiros e foi criado pela população negra, principalmente baiana, saída há pouco da escravidão e que tomou como destino a então capital do país.

Por Wadson Ribeiro*


Cultura
14/02/2018 16h16

“Nós falamos o que o povo quer”, diz diretor de carnaval da Tuiuti

Em entrevista ai Intervozes sobre repercussão da crítica política feita pela escola de samba, ele afirma que resposta depende da sociedade.

Por Marina Pita e Camila Nobrega*, do Intervozes


Cultura
14/02/2018 15h55

O que os indicados ao Oscar têm a dizer sobre impasses do mundo atual?

Como todo ano, engatei nos últimos dias uma maratona para conferir no cinema os principais concorrentes ao Oscar. Nessas horas, levo comigo uma agulha para tentar amarrar as linhas comuns, se houver, entre os indicados.

Por Matheus Pichonelli*


Cultura
14/02/2018 15h18

Carnaval 2018 politizado é elogiado por comunistas

O carnaval de 2018 foi um dos mais politizados nos últimos anos, começou com blocos de rua exibindo adereços com pautas de luta contra o machismo, racismo, homofobia, e denunciando a situação política atual. A militância de esquerda e os comunistas comemoraram as apresentações de protesto dos blocos de rua em todo país e da escola de samba Paraíso do Tuiuti que desfilou no Rio de Janeiro. Além disso, parabenizaram a escola de samba campeã de São Paulo que homenageou o Maranhão.


Cultura
13/02/2018 21h23

Tatuapé bicampeã: “Minha alegria não cabe no peito”, afirma Leci 

O bicampeonato da Acadêmicos do Tatuapé no carnaval de São Paulo fez a sambista e deputada estadual do PCdoB-SP, Leci Brandão, extravasar sua alegria através das redes sociais. A vitória da escola da zona leste, cujo enredo fala do Maranhão, também foi saudada pela cantora Alcione, que é maranhense.


Cultura
13/02/2018 17h46

O desfile da Tuiuti, a história e aquilo que a Globo não conta

Todo mundo já sabe o escândalo do golpe pelas mãos, pés, plumas, samba e alegorias da Tuiuti.

Por Conceição Oliveira*, do blog Maria Frô


Cultura
13/02/2018 16h37

"Playlist", as inesquecíveis canções sentimentais de Olímpio Cruz 

"Playlist – Crônicas Sentimentais de Canções Inesquecíveis" conta histórias e mostra os contextos culturais e sociais do momento em que 27 canções marcaram a vida do autor.

Por Xandra Stefanel, para a RBA


Cultura
13/02/2018 15h47

Carnaval 2018 foi um dos mais politizados do Brasil

Celebrações em todo o país ridicularizaram líderes políticos locais e mundiais, se voltaram contra violência, corrupção e intolerância - e desafiaram limites. Ápice foi "Brasil monstruoso" pintado no Sambódromo.


Cultura
13/02/2018 14h28

Carnaval recuperou o espírito da crítica política no Brasil

As críticas à situação do país passam das ruas aos sambódromos, com enredos que atacam diretamente figuras políticas e medidas do Governo.

Por María Martin, do El Pais


Cultura
13/02/2018 13h51

Filha de escravos luta para manter viva tradição musical do jongo

 Quase ninguém a conhece pelo nome de batismo, Maria de Lourdes Mendes. Ela atende mesmo por Tia Maria do Jongo, o sobrenome artístico emprestado da manifestação cultural que a rodeava desde que saiu da barriga da mãe, e que luta há quase um século para manter viva, ao longo de seus 97 anos de jongueira.

Por Júlia Dias Carneiro, da BBC Brasil