Cultura
27/08/2015 8h26

Diálogos Palmares fomentam debate de políticas para afro-brasileiros

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (25) o Programa de Gestão Diálogos Palmares: Perspectivas e ações da política nacional para a cultura afro-brasileira. O objetivo é estreitar relações da Fundação Cultural Palmares (FCP) com a comunidade afro-brasileira, por meio de um fórum permanente de escuta, e conceituar e definir prioridades e investimentos do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a cultura afro-brasileira.


Cultura
26/08/2015 15h11

MinC e MTE fazem parceria para estimular economia solidária

Trazer os Pontos de Cultura para a economia solidária. Esse foi um dos principais temas abordados durante reunião, desta terça-feira (25), entre a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Ivana Bentes, e o secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer.


Cultura
25/08/2015 12h40

Mulheres inventoras: dez coisas que melhoraram a vida cotidiana

Muitas vezes quando o assunto é criação, inovação ou pioneirismo, dificilmente as pessoas o relacionam às mulheres. Normalmente a ideia que se tem de grandes feitos que melhoraram a vida cotidiana são de homens criadores. O portal Fatos Desconhecidos fez uma lista de dez coisas criadas por mulheres que muita gente talvez nem imagine.


Cultura
25/08/2015 9h27

Projeto Alma Brasileira vai divulgar obra de Villa-Lobos

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), lança nesta terça-feira (25) o projeto Alma Brasileira, espetáculo multimídia sobre o Brasil e a música do compositor Heitor Villa-Lobos. O projeto integra atuação estratégica do Minc na valorização e difusão em âmbito nacional e internacional da produção musical brasileira.


Cultura
24/08/2015 11h15

Festival Flaskô mantém acesa a chama da resistência cultural

Até 2003, a Flaskô era somente uma fábrica de galões e tambores plásticos, prestes a abrir falência, em Sumaré, no interior de São Paulo. A partir de então, para manter seus empregos e impedir o fechamento da empresa, os operários decidiram ocupá-la e se responsabilizaram por sua administração.

Por Marcos Aurélio Ruy*, no portal da CTB


Cultura
22/08/2015 16h57

Ator Matheus Nachtergaele critica "‘movimento em direção ao golpe"

O renomado ator brasileiro Matheus Nachtergaele disse estar preocupado com o movimento "anticonstitucional" que tenta tirar a presidente Dilma Rousseff do poder, enxerga um "movimento todo em direção a um golpe" e declara: "É muito difícil entender o que está acontecendo na política".


Cultura
21/08/2015 17h54

Uma canoa furada

Hoje o Rio São Francisco é o destaque do dia. Nesta quinta-feira (21), é inaugurado mais um trecho da transposição responsável por levar água a mais de 12 milhões de pessoas. No entanto, o Velho Chico já foi assunto clássicos da literatura brasileira, tamanha a importância do rio para a sobrevivência da população do Nordeste.


Cultura
21/08/2015 16h22

A terceira margem do rio

Em função da cobertura especial do Portal Vermelho sobre a inauguração de um trecho importante da transposição do Rio São Francisco, realizada nesta sexta-feira (21), Prosa, Poesia & Arte traz o conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. A obra foi extraída do livro Primeira Estórias.


Cultura
21/08/2015 16h20

Especial da Rádio Vermelho sobre o Rio São Francisco

Em homenagem ao Velho Chico, também conhecido como o Rio São Francisco, a Rádio Vermelho selecionou músicas que falam sobre a seca no nordeste e também sobre o rio, que graças à sua transposição vai abastecer com água mais de 12 milhões de pessoas na região.


Cultura
21/08/2015 15h32

Uma história de amor às margens do Velho Chico

Embora traga, na capa, o nome de João Martins de Athayde (1880-1959), o poema Roques Mateus no Rio de São Francisco é de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), autor clássico da poesia sertaneja; paraibano de Pombal, ele está entre os pioneiros da mídia popular representada pela literatura de cordel. Era muito jovem quando conviveu com outros cordelistas igualmente pioneiros, como Nicandro Nunes da Costa, Bernardo Nogueira, Inácio da Catingueira e Romano Mãe d’água.

Por Leandro Gomes de Barros