Cultura
14/02/2016 10h22

Verónika Mendoza ridiculariza jornalista de direita no Peru

Durante um debate na TV peruana o jornalista de direita Aldo Mariátegui tentou constranger a candidata Verónika Mendoza, da Frente Ampla, progressista, ao cumprimetá-la em francês devido a sua dupla nacionalidade por ser filha de mãe francesa. Verónica manteve a fleuma e deu o troco em quechua, idioma indígena de povos da América do Sul e uma das línguas oficiais do Peru, Bolívia e Equador. 


Cultura
14/02/2016 10h00

O Carnaval de rua renasceu em São Paulo. E bateu recorde

São Paulo teve o maior Carnaval de rua de sua história. Foram 355 blocos seguidos por aproximadamente 2 milhões de pessoas. As vias da maior cidade do país foram tomadas: foliões fantasiados, carros de som, cerveja.


Cultura
14/02/2016 0h00

A cultura dos povos celebrada na Exposição Patrimônio Imaterial

A mostra reúne bens imateriais catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A visitação é gratuita e ficará aberta até o dia 27 de março de 2016 na Caixa Cultural de Brasília.


Cultura
13/02/2016 12h39

Livro infantil sobre povos indígenas pode entrar na grade do MEC

Por meio de uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA), crianças brasileiras poderão ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas. O livro Povos Indígenas no Brasil Mirim carrega esta proposta, como afirma Tatiane Klein, do ISA. “O principal objetivo deste livro é desconstruir uma ideia genérica de que estes povos ficaram no passado e que não existem mais no Brasil contemporâneo”, afirma.


Cultura
13/02/2016 11h04

Indianos dançam "bhangra" na democracia carnavalesca paulistana

Final de uma manhã nublada, sábado de carnaval. Na esquina da Rua Nestor Pestana com a Consolação, no coração de São Paulo, moradores dos prédios vizinhos, de suas janelas, olham curiosos para baixo. Eles ouvem uma batida inusitada. Os foliões dançam de um jeito muito especial: seus ombros chacoalham, suas mãos e dedos se contorcem em estilo mudra (gestos ritualísticos do Hinduismo e do Budismo).

Por Florência Costa*


Cultura
13/02/2016 7h30

Al Janiah, restaurante de refugiados palestinos em  São Paulo

O lugar reúne comidas típicas, música, cerveja e integração.


Cultura
13/02/2016 0h06

Carnaval de São Paulo: resistência, cultura e desenvolvimento

Encerrado o carnaval, a TV Vermelho entrevistou o presidente da União das Escolas de Samba de São Paulo (UESP), Kaxitu Ricardo Campos, que falou sobre a resistência das agremiações carnavalescas que, em sua grande maioria, saiu do centro para a periferia da cidade e destacou sua importância cultural. Kaxitu afirmou ainda que o desfile apresentado é fruto de muito trabalho desenvolvido ao longo de um ano, gerando emprego e renda.


Cultura
12/02/2016 17h27

Dez filmes “estrangeiros” para ver no Netflix

Quando o assunto é cinema, é comum tudo que vem de fora dos Estados Unidos ser tratado como “estrangeiro”, principalmente pelo conceito do Oscar, considerado “o maior prêmio do cinema” que abre um espaço irrisório para toda a vasta produção mundial. Também é comum encontrar longas listas de filmes disponíveis no Netflix e a maioria deles ser norte-americanos, com algumas exceções já manjadas, como O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, que de fato é fabuloso.


Cultura
12/02/2016 16h22

As provocações de Willy Corrêa de Oliveira

Willy Corrêa de Oliveira é um maestro, professor e compositor erudito nascido em Recife (1938) e professor aposentado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Marxista, homem de esquerda, compôs o hino do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Cultura
12/02/2016 16h01

“Emma Bovary sou eu”: Madame Bovary e o processo contra Flaubert

No dia 7 de fevereiro de 1857, Gustave Flaubert foi absolvido da acusação contra seu livro Madame Bovary, considerado imoral pelas autoridades francesas. Dias antes, Flaubert proferira a célebre resposta à pergunta sobre quem seria Madame Bovary: “Emma Bovary c’est moi” (Emma Bovary sou eu).

Por Milton Ribeiro