Cultura
19/04/2014 0h00

Dia Nacional do Índígena – Aldeia Rio Azul

Neste sábado (19), é a data que se comemora o Dia Nacional do Índigena. Tekoha Y'Hovy (Aldeia Rio Azul) é um documentario sobre um assentamento Indígena em Guaíra-PR, Sul do Brasil. Este vídeo faz parte de um projeto em desenvolvimento do fotógrafo brasileiro Artur Tixiliski chamado 'Moderno e Indígena'. O projeto procura investigar um período transacional na cultura Indígena Brasileira.

Cultura
18/04/2014 17h00

Nelson Rodrigues: o mestre das crônicas imortais

Este texto, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é a Apresentação do livro A Pátria em Chuteiras, de Nelson Rodrigues, reeditado pela Nova Fronteira / BNDES. E que mostra como vem de longe a torcida contra o Brasil por uma minoria de brasileiros. Como hoje, sempre foram pessimistas em relação à participação em Copas do Mundo, e hoje são contra a Copa no Brasil. Nelson Roddrigues dá, neste livro, lições de brasilidade contra o persistente "complexo de vira-latas"

Por Aldo Rebelo

Cultura
18/04/2014 17h00

Vala Comum revela o destino dos mortos pela ditadura no Brasil

Em 1994, João Godoy realizou Vala Comum, sobre 1.049 ossadas encontradas em uma cova no cemitério Dom Bosco, criado na gestão Paulo Maluf.  

Por Gérson Trajano  

Cultura
18/04/2014 17h00

Garcia Marquez, os latino-americanos e a Revolução Cubana

"Gabo" foi sempre solidário ao povo latino-americano e à Revolução Cubana, diz Fernando Morais, que foi amigo do escritor que despediu-se da vida nesta quinta-feira (17). O escritor brasileiro classificou como “lamentável” a morte de García Márquez, um "diplomata sem título".  

Cultura
18/04/2014 10h21

Realidade latina e realismo fantástico eram marcas de Márquez

Conhecido como o autor de Cem Anos de Solidão, o escritor Gabriel Garcia Márquez é um dos principais nomes da escola literária conhecida como realismo fantástico. Nascido na cidade de Aracataca, na Colômbia, Gabo, como era conhecido, fez diversas alusões a ela ao descrever Macondo, o vilarejo onde se passa a história de diversas gerações de uma mesma família. Seu livro mais conhecido foi traduzido em 40 línguas e vendeu mais de 30 milhões de exemplares.

Cultura
18/04/2014 10h09

García Márquez vendeu 1,5 milhão de livros no Brasil

Com mais de 30 títulos publicados e mais de 1,5 milhão de livros vendido no Brasil, o escritor colombiano Gabriel García Márquez pode ser considerado um dos mais importantes do século 20 e um dos principais da América Latina.

Cultura
18/04/2014 9h40

Poetas buscam novos caminhos para chegar ao público

As dificuldades de ter um livro publicado e vendido nas grandes livrarias, de fazer parte do chamado mercado editorial, fazem com que poetas tenham que, cada vez mais, ganhar as ruas e descobrir caminhos para divulgar e vender seu trabalho.

Cultura
18/04/2014 0h00

Urariano Mota: Semana santa e a solidariedade de calendário

O jornalista e escritor pernambucano Urariano Mota, em sua coluna semanal Prosa, Poesia e Política, conta alguns exemplos de sua própria vida para contextualizar todos os sentimentos e atitudes que envolvem a semana santa cristã. “Enquanto os religiosos procuram um paraíso em outro lugar, acima dos homens, os ateus de todas as crenças e igrejas procuram trazer o céu para a terra.”, disse.

Ramon de Castro, para
Rádio Vermelho

Cultura
17/04/2014 18h06

Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez

Rodeado de parentes e amigos, morreu na tarde desta quinta-feira (17), na Cidade do México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o escritor e jornalista morreu em casa, aos 87 anos.

Cultura
17/04/2014 16h26

Em Minas Gerais, mostra lembra o primeiro palhaço negro do Brasil

Até o dia 27 de abril, acontece no Teatro Oi Futuro, em Belo Horizonte, a segunda edição da Mostra Benjamim de Oliveira. Utilizando a cultura afro-brasileira como tema e elenco predominantemente negro, 14 atrações gratuitas recheiam a programação.