Cultura
01/05/2016 9h56

Cultura periférica é alternativa para manter jovens negros vivos

As manifestações culturais desenvolvidas nas periferias das cidades brasileiras por moradores locais são uma forma de movimentar a economia das comunidades e de oferecer alternativas para a juventude longe da violência, afirmou o presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Bob Controversista, que participou de um debate sobre o tema na noite da última quinta-feira (26,) PUC de São Paulo, na zona oeste da capital.


Cultura
01/05/2016 9h35

Hung Tran Anh: um pequeno recorte do cinema vietnamita

Diferente de quando citamos algum renomado diretor hollywoodiano, que imediatamente nos remete a dezenas de filmes, ao ouvir falar de Hung Tran Anh pode ser que uma dúvida paire no ar. Isso porque o que realmente se destaca é seu filme dos anos 90 que chegou ao Brasil com o nome O Cheiro do Papaia Verde.


Cultura
30/04/2016 16h07

Entrevista: Escritores entram com ação contra Bolsonaro em Haia

A TV Vermelho conversou com Durval Noronha, presidente da União Brasileira de Escritores, que entrou com uma ação contra o deputado Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional pedindo uma investigação por crimes contra a humanidade.


Cultura
30/04/2016 12h00

1º de maio: Trabalhadores denunciam retrocesso que ameaça democracia 

A conjuntura política com o trâmite do impeachment da presidenta Dilma Rousseff no Senado Federal vai marcar as atividades do primeiro de maio organizado em todo Brasil pelas centrais de trabalhadores CUT, CTB e Intersindical. Desta vez, a luta é para denunciar o golpe por trás de um eventual governo do vice-presidente Michel Temer, que ameaça direitos sociais, trabalhistas e o sistema democrático. 

Por Railídia Carvalho 


Cultura
29/04/2016 20h15

Saingon: 30 de abril de 1975

A primeira derrota completa da história dos Estados Unidos e a vitória da reunificação da pátria vietnamita.

Por Pedro Oliveira*, especial para o Vermelho


Cultura
29/04/2016 16h45

Vietnã: a vitória contra os EUA e os imperialismos japonês e francês

A derrota dos EUA na guerra do Vietnã é lembrada neste sábado (30) quando se comemora os 41 anos da fuga de Saigon das tropas norte-americanas, expulsas pelos vietnamitas, pondo fim ao longo conflito iniciado mais de 30 anos antes, quando os comunistas e nacionalistas vietnamitas levantaram-se contra a ocupação japonesa, durante a Segunda Grande Guerra.

Por José Carlos Ruy


Cultura
29/04/2016 16h17

A arte na guerra: fotos raras tiradas por vietnamitas

Muitos anos se passaram, depois da guerra do Vietnã, que terminou em 1975, sem que se conhecesse registros feitos pelos próprios vietnamitas. Muito se mostrou através das lentes ocidentais, mas os materiais produzidos por fotógrafos independentes, ou repórteres da agência Vietnã News, demoraram para ser revelados (não literalmente) depois da vitória dos vietcongues.


Cultura
29/04/2016 15h38

Criolo condena impeachment e critica Cunha

Em turnê em Londres (Reino Unido), o rapper paulistano Criolo concedeu, no último domingo (24), uma entrevista à BBC Brasil em que se posiciona contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e ainda faz fortes críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Cultura
29/04/2016 15h21

Comemorando a derrota

No ano passado, Barack Obama tentou usar o 40º aniversário da saída do Vietnã para reescrever a história e transformar em jornada gloriosa o extermínio em massa da população civil vietnamita e a derrota infringida aos EUA.

Por Carlos Azevedo


Cultura
29/04/2016 12h47

Vietnã: Uma guerra, duas gerações e infinitas histórias para contar

Quando eu tinha 16 meses de idade minha mãe foi para a guerra. Duong Thi Xuan Quy se tornou a primeira correspondente de guerra mulher do Vietnã do Norte, mas ela nunca voltou para casa - o que não é raro em um país onde três milhões de pessoas morreram. Nós ainda estamos em busca de seus restos mortais.

Por Huong Ly*