Cultura
29/07/2016 16h49

Levar a tocha até novo sentimento

O Brasil, pelo que sei, nunca esteve em uma situação ideal política e econômica para sediar megaeventos, como o Pan 2007 ou as Olimpíadas 2016.

Por Christiane Brito


Cultura
29/07/2016 16h25

Pokémon e o sequestro do desejo

Este artigo tem um título clickbaity mas aponta uma questão simples e preocupante. Em 2010, o Google lançou aquilo que é hoje uma subsidiária muito importante, a Niantic Inc. A mega-empresa lança muitas filiais por ano e adquire outras, não há nada de especial nisso. A questão é: o caso da Niantic mostra que há mais do que desejo de poder econômico nesta expansão.

Por Alfie Bown


Cultura
29/07/2016 15h55

Vianninha conta o último combate do homem comum

O belo texto de Oduvaldo Vianna Filho, Em Família, original de 1972, retorna aos palcos numa concepção de Aderbal Freire-Filho. Em homenagem ao Teatro de Arena, berço dos grandes momentos e repositório de realizações do dramaturgo, Aderbal renomeou a peça como Vianninha Conta o Último Combate do Homem Comum. A peça estreou em junho de 2014 no Teatro Sesc Ginástico. Em função do sucesso junto ao público e à crítica especializada, continuou em cartaz no Teatro Poeira.

Por Wagner Correa de Araujo


Cultura
29/07/2016 15h18

Cantor Jorge Mautner sofre um infarto

O cantor, compositor e escritor Jorge Mautner, de 75 anos, sofreu um infarto na manhã desta quinta-feira (28) e está internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro.


Cultura
29/07/2016 13h03

A professora indígena que revolucionou escolas rurais na Bolívia

Na escola de Calería, uma comunidade indígena aimará a 70 quilômetros da cidade de La Paz (Bolívia), é possível contar os livros nos dedos de uma mão. A lousa é analógica e as mesas de madeira estão amontoadas em salas de aula estreitas, onde estudam mais de cem crianças que, em muitos casos, caminham por horas com o único propósito de aprender.

Por Isabel Gracia


Cultura
29/07/2016 10h34

Babenco, homem fora de lugar

Hector Babenco foi um artista marcado, se não pela contradição, ao menos pela ambiguidade. Disso extraiu sua força e sua originalidade. Meio argentino, meio brasileiro, realizou um cinema com um pé no desejo de expressão pessoal e outro na busca de comunicação com um público amplo.

Por José Geraldo Couto*


Cultura
29/07/2016 9h44

Iranianos e refugiados afegãos transformam discórdia em obras de arte

O impacto cultural causado pela chegada de refugiados a um país pode ser grande e, com receptividade e empatia, pode transformar a vida dos cidadãos locais para melhor. É isso que está acontecendo no Irã, onde um projeto desenvolvido pelo governo, em parceria com a ONU, busca amenizar as discórdias entre moradores e imigrantes por meio da arte. O resultado é colorido e harmonioso.


Cultura
28/07/2016 13h00

Série debate feminismo na arte e o uso político do corpo da mulher

O empoderamento do corpo feminino na arte e no mundo contemporâneo foi o tema do terceiro encontro da série Diálogos sobre o feminino, realizado nesta quarta-feira (27) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.


Cultura
28/07/2016 12h52

Juca Ferreira: Temer está destruindo o MinC por dentro, como cupim

Em entrevista para a revista Brasileiros, Juca Ferreira, o ministro da Cultura dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ressalta que o governo de Michel Temer está “destruíndo o MinC por dentro – como cupins, porque não pôde extingui-lo, como gostaria".  


Cultura
27/07/2016 15h59

A Lei do Mercado: não pense, trabalhe!

“Trabalhar é apenas um detalhe na vida do indivíduo”, diz o diretor de Recursos Humanos da empresa, durante a reunião com os funcionários do supermercado. Ele omite que o trabalho, no pós-capitalismo, na sociedade de massas selvagem e competitiva e no regime neoliberal, funciona como máquina de triturar seres humanos.

Por Léa Maria Aarão Rei