Cultura
24/03/2017 17h06

História de 18 grandes mulheres brasileiras reunidas num livro on-line

Salvaguardadas as exceções, ainda é tímido, na tradicional narrativa histórica, o espaço conferido às mulheres na construção social, política, cultural e econômica do Brasil.

Por Caio do Valle


Cultura
24/03/2017 16h40

O “Tex” de Breccia

Alguns meses atrás, num jantar em homenagem ao escritor cubano Leonardo Padura, o amigo Gilberto Maringoni comentou que havia acabado de ser lançada no Brasil a edição gigante de Tex, desenhada por ninguém menos que o argentino Enrique Breccia, um dos maiores quadrinistas em atividade. No dia seguinte, parei na primeira banca de jornal que encontrei e comprei meu exemplar.

Por Luiz Bernardo Pericás


Cultura
24/03/2017 16h34

Os “intelectuais” homologados

Villas, Pondés e afins são produtos de uma época sombria. Nunca criticam estruturas. Diluem, em favor da rapidez e do simplismo, o tempo e esforço exigidos pelo trabalho do pensamento.

Por Fran Alavina


Cultura
24/03/2017 16h14

Crise nas livrarias: a única saída é pensar em uma saída

Assim começou março de 2017 para as livrarias: a tradicional Livraria República, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, não aguentou o baque de professores sem salários e alunos sem aulas, anunciando o seu fechamento; e a Fnac francesa informou o desejo de se livrar da filial brasileira. Antes, em fevereiro, soubemos que Saraiva e Cultura planejam uma fusão. Pequenas e grandes livrarias se veem com problemas: afinal de contas, o que estamos vivendo?


Cultura
24/03/2017 15h46

Parece só um ônibus, mas é uma livraria ambulante

Não importa a idade, certamente a maioria das pessoas já assistiu a filmes e séries cujo elemento que permaneceu no imaginário foi o tal do ônibus amarelo. Ao entrar neste especificamente – que circula pelas ruas da capital paulista – é impossível não pensar que sem demora algo extraordinário vai acontecer. E de fato acontece. Afinal, o veículo que nos acompanhou durante boa parte da infância e adolescência em aventuras do cinema agora é uma livraria.

Por Mariana Serafini


Cultura
24/03/2017 11h44

Seminário Internacional de Periferias lança carta-manifesto 

O Seminário Internacional de Periferias realizado na semana passada na Maré, Rio de Janeiro reuniu mais de 100 convidados, entre intelectuais, acadêmicos, organizações e ativistas de países como Índia, Colômbia, México, Inglaterra, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Escócia e Itália, com o objetivo de discutir o papel das periferias urbanas no mundo contemporâneo e articular uma rede de cooperação e intercâmbio ​entre organizações de várias partes do mundo, a Internacional das Periferias.


Cultura
21/03/2017 12h00

Wagner Moura resiste à perseguição e retruca Temer em artigo

Um dos artistas mais completos do Brasil, Wagner Moura, premiado pelos filmes Tropa de Elite (2007), Carandiru (2004), Vips (2011) e reconhecido internacionalmente pelo papel de Pablo Escobar na série Narcos (2016), desqualifica, com maestria, o ataque sofrido por ele, em propaganda originada pelo governo Temer. A opinião foi publicada na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (21).


Cultura
20/03/2017 17h39

Joan Edesson: Essa sede pode me matar

O verso do título é de Dominguinhos e Anastácia, na música “Tenho sede”.  Traga-me um copo d’água, eu tenho sede, e essa sede pode me matar...


Cultura
20/03/2017 12h21

Cem anos de solidão de Aracataca-Macondo

Aracataca não é uma cidade, é um estado de espírito. Um portal para se acessar tempos remotos e entender a vida urbana em seus primórdios, quando as casas tinham piso de terra batida e paredes de barro, as invenções eram trazidas por ciganos, os vizinhos eram parentes e o mundo era tão recente que as coisas careciam de nome.

Por Ana Magalhães


Cultura
20/03/2017 10h03

Urariano Mota: Albert Einstein, a relatividade e o Brasil

Num 21 de março de 1925, Albert Einstein passou pelo Rio de Janeiro. Depois, voltou em 4 de maio Mas quase ninguém fala do desastre cômico da passagem do cientista pela boa sociedade do Brasil. Muitos personagens daquela elite continuam vivos, com uma atualidade arqueológica.

Por Urariano Mota: