Cultura
27/09/2016 16h43

Snowden, de Oliver Stone, já nasce sob o signo da exceção

O filme Snowden, de Oliver Stone, já nasceu sob o signo da exceção: produzido com verbas da Alemanha e da França – e não de Hollywood –, estrou no 41º Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), Canadá, e não nos Estados Unidos.


Cultura
27/09/2016 14h46

Silvio Luiz de Almeida: O marxismo de Angela Davis

"Atentar para a forma adquirida pelo racismo e pelo sexismo no interior do capitalismo permite ao marxismo não ser engolfado pelo idealismo ou por esquemas mecânicos que inviabilizam uma concepção verdadeiramente científica da sociedade." Por Silvio Luiz de Almeida.


Cultura
26/09/2016 16h17

Como Mujica se tornou uma “estrela do rock” da política

Poucas pessoas conseguem a imortalidade em vida. Pablo Picasso ou John Lennon, o conseguiram, mas eles eram artistas, e as pessoas sempre gostam dos artistas. Mas a veneração de políticos, isso sim, já é algo de outro mundo. Há, porém, um, de um país pouco conhecido, que alcançou este status: o ex-presidente uruguaio, José “Pepe” Mujica.


Cultura
26/09/2016 15h36

Argentina inclui cinema na grade curricular infantil

Conhecida pela vasta produção cinematográfica, a Argentina inova uma vez mais e adiciona a disciplina de estudos de cinema na grade curricular infantil. Enquanto isso, no Brasil, o governo ilegítimo de Michel Temer propõe retirar do currículo escolar matérias fundamentais para o desenvolvimento humano.


Cultura
26/09/2016 13h47

Música propõe debate e ações sobre a situação política do Brasil

O clipe e a música, Jardim do Meu País, da banda Asas de Aquarela, das irmãs cantoras e compositoras Amábile Bornacci e Amanda Mushroom, foram lançados em setembro, no canal no Youtube. O conteúdo audiovisual expõe problemas sociais e políticos do Brasil e sugere que a sociedade se una e lute por melhorias.


Cultura
26/09/2016 12h06

Documentário traça painel da luta de mulheres negras históricas

Para questionar o machismo, o racismo e a invisibilidade social na história, o documentário "Mulheres Negras: Projeto de Mundo", lançado no último dia 12, traz depoimentos de nove mulheres negras que revelam o que significa habitar em pele negra.


Cultura
23/09/2016 18h34

Marilena Chauí: "Liberdade é afastar as paixões tristes"

Há trinta anos, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Funarte promovia um curso livre intitulado “Os Sentidos da Paixão”. O sucesso foi tamanho que o curso se transformou em um ciclo de várias conferências, gerando 800 ensaios, sob a coordenação do filósofo Adauto Novaes.


Cultura
23/09/2016 17h51

Retrato no entardecer de agosto, um sonho socialista do século 19

O jornalista e escritor Luiz Manfredini acaba de lançar seu terceiro livro, Retrato no Entardecer de Agosto. Diferente das obras anteriores – As Moças de Minas e Memória da Neblina – desta vez ele volta ao século 19 para nos apresentar a impressionante história Dr. Faivre, um médico francês que fundou uma “comunidade” no Paraná livre da escravidão quando esta prática ainda vigorava no Brasil.

Por Mariana Serafini


Cultura
23/09/2016 16h38

Ideologia política e literatura (Lenin diante de Tolstói)

O autor deste texto é o grande pensador marxista espanhol Adolfo Sanchez Vásquez (1915 –2011). Ele se exilou no México em 1939 após a derrota da República espanhola pelas tropas fascistas de Francisco Franco. Foi professor na Universidade Nacional Autônoma do México, sendo autor de inúmeras obras sobre filosofia, literatura e arte; entre os livros publicados no Brasil destaca-se “As idéias estéticas de Marx” (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968).

Por Adolfo Canchez Vazquez


Cultura
23/09/2016 15h46

 A Poesia pede licença

Peço licença para falar sobre a poesia. Ou sobre o poeta. Ou talvez a poesia e o poeta sejam um só, que neste caso o poeta foi feito, vida inteira, da mesma matéria, do verso e do amor, da dor e do ritmo, da poesia que corta, sangra e apaixona. Peço licença. É que em um dia feito hoje, há 43 anos, morria de dor e de fascismo o poeta Pablo Neruda, o que disse que “o que mais se parece com a poesia é um pão ou um prato de cerâmica ou uma madeira delicadamente lavrada, ainda que por mãos rudes”.