Cultura
27/05/2016 18h16

Os truques da direita contra o voto e a democracia

A direita sempre rejeitou a participação popular plena na democracia. Tentou limitar o direito de voto, de ser votado, e foi contra a livre organização partidária, excluindo os comunistas. Hoje, nesta conjuntura onde prevalecem as ideias conservadoras e fascistas, velhos truques se apresentam outra vez.

Por José Carlos Ruy


Cultura
27/05/2016 14h13

A grande depressão e o mágico de Oz

Um coração para o homem de lata, um cérebro para o espantalho, coragem para o leão e um lar para Dorothy. Esta é a busca dos personagens de "O mágico de Oz", um musical clássico de 1939.

Por Christiane Brito


Cultura
27/05/2016 13h58

Fresu: a ofensiva reacionária e o esforço de reconstrução da esquerda

Entrevista com o marxista italiano Gianni Fresu, cujo livro Lênin leitor de Marx: dialética e determinismo na história do movimento operário será lançado, em junho, pela Fundação Maurício Grabois/Editora Anita Garibaldi

Por Marcos Aurélio da Silva e Rita Coitinho Gianni Fresu


Cultura
27/05/2016 12h03

Efeitos do golpe: Deputados querem criar CPI contra artistas 

A exemplo da perseguição ao movimento estudantil, com a tentativa de instalação da CPI da UNE (União Nacional dos Estudantes), a maioria que apoia o governo ilegítimo de Michel Temer, agora tenta criminalizar os artistas brasileiros em represália pela luta do movimento contra a extinção do Ministério da Cultura e os retrocessos impostos pelo golpe. O DEM, com o apoio do PSDB e do PSD, com um total de 190 assinaturas, quer instalar na Câmara dos Deputados a CPI da Lei Rouanet. 


Cultura
27/05/2016 0h00

Toni C.: Cultura vadia? É nóis memu vagabundo!

 — Vale mais que ouro parceiro, vale mais que uma tonelada de cocaina, que os artigos mais luxuosos que você jamais irá ostentar, tá ligado?
Essa foi a introdução em tom ríspido dito a mim por um graffiteiro no fundão de Carapicuíba. Eu havia invadido sua área e emporcalhava um muro.
O clima era tenso, a gangue dele era bem maior e mais mal encarada.


Cultura
26/05/2016 21h57

Papete deixa saudades e um legado imensurável para a cultura

Na madrugada desta quinta-feira (26), a cultura maranhense perdeu um de seus grandes representantes. Depois de lutar contra um câncer de próstata, José de Ribamar Viana, o Papete, faleceu aos 68 anos, em São Paulo, onde morava desde o ano de 1966.


Cultura
25/05/2016 20h17

Camila Pitanga: Cadê o panelaço?

 Em depoimento gravado contra governo Temer, Camila Pitanga falou sobre os manifestantes que foram às ruas para pedir a saída da presidenta Dilma Rousseff: “Acho importante chamar a atenção para essas pessoas que brigaram tanto contra a corrupção e que lutaram a favor do impeachment. Será que não dá para haver uma reflexão do que a gente está vivendo? Do que está significando esse desgoverno? Será que era isso que as pessoas estavam querendo? Cadê o panelaço? A briga é nossa”, enfatizou.”


Cultura
25/05/2016 17h36

Artistas brasileiros denunciam golpe e não reconhecem governo Temer

Diversos artistas, muitos deles conhecidos do grande público nacional como as atrizes Marieta Severo, Andrea Beltrão, Patrícia Pillar, Tereza Seiblitz, Mariana Lima e os atores Enrique Diaz, Igor Angelkorte, Jards Macalé, o cantor Otto e o cineasta Jorge Furtado denunciam, em vídeo, o golpe de Estado ocorrido no Brasil e destacam que as ocupações das sedes do Ministério da Cultura (MinC) em todo o país, são, fundamentalmente, pelo fim do governo ilegítimo de Michel Temer.


Cultura
25/05/2016 11h36

Deputada Alice Portugal denuncia retrocessos na cultura

Ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou de audiência realizada pelo Colegiado, nesta terça-feira (24). Na ocasião, Alice criticou a extinção e a posterior recriação do Ministério da Cultura pelo governo de Michel Temer e denunciou o prefeito de Salvador, ACM Neto, que quer nomear pessoas ligadas ao seu grupo para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de vender o Centro Histórico da capital baiana.


Cultura
24/05/2016 15h25

Crítico gastronômico prova e reprova a merenda escolar de São Paulo

Em meio às notícias de superfaturamento e falta de merenda nas escolas, milhares de alunos têm saído às ruas e promovido ocupações para protestar contra a administração do governador de São Paulo, Geraldo Alckmim. Mas o que comem os estudantes das escolas estaduais de São Paulo?O crítico gastronômico Jota Bê, almoçou por uma semana a refeição servida nas escolas.