Cultura
30/06/2016 19h51

Assista ao lançamento do livro "Vale a Pena Lutar"

Lançamento do livro de memórias sobre a trajetória de Vital Nolasco, de autoria do jornalista e escritor Osvaldo Bertolino, editado pela Editora Anita garibaldi. . A iniciativa é da Fundação Maurício Grabois e faz parte do resgate da trajetória de grandes personagens da história de luta do povo brasileiro.


Cultura
30/06/2016 13h01

Campanha contra o desmonte da saúde pública: No SUS ninguém mete a mão

Contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo fortalecimento de políticas públicas que beneficiam a população mais carente, o Portal Vermelho se junta à campanha do Conselho Nacional de Saúde e cria um vídeoclipe bem animado, destacando o atendimento gratuito e público de um jeito tipicamente brasileiro. A música é de autoria de Rangel Junior. “O SUS é meu / o SUS é seu / o SUS é nosso. / No SUS ninguém mete a mão!”. Assista abaixo:


Cultura
30/06/2016 11h00

Flip começa com debate sobre poesia e crítica a Temer

Começou nesta quarta-feira (29) a 14º Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que este ano é chamada de Flip das mulheres, devido à grande participação feminina. A mesa de abertura contou com a participação do poeta Armando Freitas Filho e do cineasta Walter Carvalho.


Cultura
29/06/2016 16h42

Deputada defende papel da Lei Rouanet e punição para os fraudadores 

A Polícia Federal prendeu 14 pessoas na manhã desta terça-feira (28) em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, durante operação que apura desvios de recursos federais em projetos culturais com benefícios de isenção fiscal previstos na Lei Rouanet. Ex-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) usou a tribuna para falar sobre a importância da Lei Rouanet para a difusão da cultura no país e defender a punição para aqueles que fraudam a lei. 


Cultura
28/06/2016 18h47

Em premiação, ator norte-americano fala de racismo e violência policial

Ao receber o prêmio da Black Entertainment Television (BET) Awards, no últimos domingo (26), o ator Jesse Williams, da série Grey's Anatomy fez um discurso emocionante sobre o racismo e a violência policial. "Não quero mais ouvir dizerem que já conquistamos avanços demais, enquanto um funcionário passa atirando em uma criança de 12 anos em plena luz do dia (...). Dedico esse prêmio a todas as organizações do país, os ativistas, os advogados dos direitos humanos.", disse ele, levantando o público.


Cultura
28/06/2016 18h14

Arte engajada vai tomar os muros em defesa da democracia

A defesa da democracia vai ganhar cores e traços pintados nos muros de Recife e Olinda. Seguindo a tradição do muralismo político de Pernambuco, está nascendo a Brigada da Hora. Num momento em que uma onda conservadora respaldada por um governo interino coloca em xeque direitos individuais e coletivos conquistados desde a redemocratização, grafiteiros e artistas plásticos decidiram ocupar de modo criativo e crítico a paisagem das duas cidades.

Por Laércio Portela


Cultura
28/06/2016 16h19

Miguel Gomes, cineasta português desconcertante

Um dos grandes cineastas do mundo hoje é o português Miguel Gomes. Com apenas quatro longas-metragens até agora (A cara que mereces, Aquele querido mês de agosto, Tabu e a trilogia As mil e uma noites), sua obra é uma das mais criativas e desconcertantes do novo século.

Por José Geraldo Couto*


Cultura
26/06/2016 11h45

Medalha de Prata no Salão de Artes Plásticas de Arceburgo

O 30º Salão de Artes Plásticas de Arceburgo foi aberto neste último sábado (18) no Instituto Cultural e Histórico daquela pequena cidade do interior de Minas Gerais. Eu estava presente, pois fui uma das ganhadores dos prêmios principais, a Grande Medalha de Prata, com duas pinturas a óleo: “O clown” e “O violinista”. Viajei para lá com minhas amigas, Taïs Isensee e Virgínia Moraes. Nos hospedamos em Mococa, na casa acolhedora de Rose Souza e dona Teresa, sua mãe.

Por Mazé Leite*


Cultura
26/06/2016 10h56

A intelectualidade sob pressão 

A tentativa de aniquilar o Ministério da Cultura, os expurgos na Empresa Brasil de Comunicação e as intervenções do governo interino em órgãos científicos são reflexos administrativos de um fenômeno mais amplo. Seja por ações judiciais, seja em textos na mídia tradicional e na internet, multiplicam-se investidas cerceadoras ou difamatórias contra acadêmicos, artistas e jornalistas considerados “de esquerda”.

Por Guilherme Scalzilli*


Cultura
26/06/2016 9h57

Espetáculo na UnB homenageia mulheres mortas pela ditadura militar

O Instituto de Artes da UnB apresentará na próxima terça-feira (28) às 19 horas, o espetáculo Eu Chorei o Dia Inteiro Calada, que contará com a atuação dos alunos do IDA. A direção é de Jemima Bracho e a entrada é gratuita. O espetáculo acontecerá durante toda a semana, no mesmo horário e local, até o dia 2 de julho.