Cultura
18/08/2017 18h53

Elas por elas – 20 músicas feministas feitas por mulheres

“Punk rock não é só pro seu namorado”, já dizia a banda Bulimina lá nos anos 90, em Brasília. Não é de hoje que o feminismo é tema de música feito por mulheres, para mulheres. Porém, com a pauta em evidência, não falta quem tente “surfar na onda”. A questão é que esta não é uma bandeira vazia. Não basta cantar porque é o tema da vez, é preciso comprometimento e há muita mulher com propriedade para fazer isso.

Por Mariana Serafini


Cultura
18/08/2017 16h18

Para compreender a Sociedade do Espetáculo

Uma estudiosa de Guy Debord propõe pistas para acessar o pensamento do filósofo. Sua obra central, que completa 50 anos, vasculhou as lógicas de dominação do capitalismo contemporâneo.

Por Iná Camargo Costa


Cultura
18/08/2017 15h48

A realidade do aborto no Brasil retratada em quadrinhos

O projeto “Quatro Marias”, de Helô D’Ângelo e Joyce Gomes, está disponível gratuitamente na internet e conta a história de quatro mulheres que enfrentam as dificuldades de realizar um aborto no Brasil. De forma simples e direta, juntando desenho e texto, o trabalho gera uma profunda reflexão sobre o tema, além de denunciar a omissão do Estado diante da situação dessas mulheres

Por Alessandra Monterastelli*


Cultura
18/08/2017 15h27

Trinta anos sem o poeta de nosso tempo

O dia 17 de agosto marcou os trinta anos que o poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, deixou a vida. Arredio, não gostava muito de badalações, homenagens, e muito menos de comparações como esta, feita no início do parágrafo, que o coloca acima dos demais poetas brasileiros.

Por José Carlos Ruy


Cultura
18/08/2017 15h21

Cinemas, crianças e urubus

Terminam as “férias de julho”. Neste período os distribuidores programam as estreias de filmes infanto-juvenis. Super-heróis como Homem Aranha e Mulher Maravilha; as sequencias de “O Malvado favorito - 3” e “Carros 3” e o violentíssimo “Transformers” monopolizam as salas e sobra pouco espaço para as nossas produções. Mesmo assim, tivemos duas estreias no gênero: “As aventuras do jovem Colombo”, de Rodrigo Gava e “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, de André Pellez.

Por Vandré Fernandes*


Cultura
17/08/2017 17h08

Carlos Drummond de Andrade, da província para o vasto mundo

Três décadas após a morte de Carlos Drummond de Andrade, a relação conflituosa do poeta com Belo Horizonte e a influência da jovem capital mineira na construção da sua obra ainda instigam pesquisadores.


Cultura
16/08/2017 17h03

De Pablo Neruda para Tina Modotti

Tina Modotti nasceu em 16 de agosto de 1896 na cidade de Udine, no norte da Itália, como Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini. Trabalhou desde cedo para ajudar a família, que era de origem humilde. Migrou para São Francisco, na Califórnia, buscando melhores condições de vida

Por Alessandra Monterastelli *


Cultura
16/08/2017 15h26

"O artista é o perturbador profissional da banalidade"

Em entrevista por e-mail para a Revista Cult, o dramaturgo e jornalista romeno Matéi Visniec, de passagem pelo Rio de Janeiro para o 15º Congresso Internacional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada), afirma que o futuro é decidido por um círculo restrito de indivíduos e figuras da globalização

Por Alessandra Monterastelli*


Cultura
15/08/2017 15h35

29 anos sem Basquiat

Com estilo espontâneo e visceral, grafiteiro tinha obra também com forte engajamento social


Cultura
14/08/2017 21h13

Faleceu Álvaro de Moya, pioneiro dos quadrinhos no Brasil

Faleceu na tarde desta segunda-feira (14), aos 87 anos, o jornalista, desenhista, ilustrador, escritor, diretor de cinema e televisão Álvaro de Moya. No dia 6 de agosto, ele teve um acidente vascular cerebral em sua casa, em São Paulo, ficou internado desde então, mas não resistiu.