Cultura
26/08/2016 17h05

Santa Mala, costurando rimas e a vida

Junto às três irmãs Llanque — Jhenny, Pamela e Abigail, todas com idades entre 24 e 29 anos — estava Cristina de Branco, quem me apresentou ao Santa Mala. Luso-brasileira de 25 anos, Cristina faz parte do Visto Permanente, projeto que registra novas culturas imigrantes na capital paulista, e por meio dele conheceu as garotas neste ano. Elas se tornaram amigas e agora preparam juntas um documentário.

Por Adriana Terra


Cultura
26/08/2016 16h31

O humor do Barão de Itararé como antídoto contra a barra pesada

Após a derrota da Revolta de 1935, Apparício Torelly, vulgo Barão de Itararé, foi preso no navio-presídio Pedro I, ancorado na Baía de Guanabara. Muitos militantes de esquerda, mesmo não vinculados diretamente à revolta, foram detidos. Em algumas noites, policiais invadiam as celas e surravam os prisioneiros. Em uma delas, Apparício gritou: “Viva a Revolução!”, os meganhas partiram pra cima dele que completou:” … de 30!”. O riso dos prisioneiros desmontou a agressividade dos agentes.


Cultura
26/08/2016 13h13

Clóvis Campêlo: O poeta e o macarrão

A Praça da Independência, no bairro do Santo Antônio, no centro histórico do Recife, é uma das praças mais antigas da cidade. Segundo consta, durante o domínio holandês, aparecia nos mapas da época o local denominado Terreiro dos Coqueiros.

Por Clóvis Campêlo


Cultura
26/08/2016 11h50

Para conhecer Hélio Oiticica: estética, ética, política

Experimentador incansável e profundo, ele demoliu os limites entre museu e rua e vinculou a arte à vida. É o que mostra Gonzalo Aguilar em livro essencial sobre o artista.

Por Bruno Lorenzatto


Cultura
25/08/2016 20h07

Wagner Moura condena o mais sinistro ataque à democracia desde 1964

O ator Wagner Moura se manifestou, nesta quinta-feira 25, contra o Golpe de Estado em marcha no Brasil.


Cultura
25/08/2016 11h05

Retrocessos causam retirada de dois filmes brasileiros do Oscar

A uma semana da estreia nacional de Aquarius, segundo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, a polêmica em torno do sucessor de O Som ao Redor dá sinais de que está apenas começando.


Cultura
24/08/2016 18h07

Diretor de Boi Neon retira filme da disputa pelo Oscar

O cineasta Gabriel Mascaro, diretor de Boi Neon, decidiu tirar seu filem da disputa pela indicação do Brasil ao Oscar na categoria de “Melhor filme estrangeiro”. "Não me sinto confortável em participar de um processo seletivo de interesse público que tem demonstrado imparcialidade questionável”, denunciou.


Cultura
24/08/2016 18h02

Artistas e intelectuais estrangeiros manifestam apoio a Dilma

Um grupo de artistas e intelectuais estrangeiros divulgou um manifesto em apoio à presidenta eleita Dilma Rousseff, contra o processo fraudulento de impeachment contra ela no Senado e pela democracia no Brasil. No texto, personalidades como o cineasta Oliver Stone (Platoon), a atriz Susan Sarandon (Thelma & Louise) e o ator Viggo Mortensen (Senhor dos Anéis), Danny Glover (ator) e Noam Chomsky (linguista) reforçam a denúncia internacional do ataque à democracia brasileira.


Cultura
24/08/2016 13h02

Livro de Angela Davis ganha tradução inédita no Brasil

A Boitempo Editorial traz para o Brasil, em tradução inédita, a obra mais importante de Angela Davis, Mulheres, raça e classe. O livro traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher.


Cultura
24/08/2016 11h45

Deputados condenam censura do governo golpista ao filme Aquarius 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulgou nota nesta terça-feira (23) sobre a censura imposta pelo Ministério interino da Justiça ao filme “Aquarius”, que ganhou notoriedade, entre outros motivos, após seu elenco e diretores (as) denunciarem a ameaça de golpe no Brasil durante o Festival de Cannes, em maio deste ano.