Cultura
01/04/2015 18h21

Projeto facilita acesso de estudantes à cultura maranhense

O projeto O Boi Vai à Escola facilitará o acesso de estudantes do ensino fundamental à cultura do Maranhão. A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func), vai acontecer até o segundo semestre de 2015.


Cultura
01/04/2015 12h01

Seis bens brasileiros são indicados a Patrimônio Mundial da Unesco

Mais seis bens culturais foram incluídos pela Unesco na Lista Indicativa Brasileira do Patrimônio Mundial em 2015. Poderão ser futuramente apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial, os geoglifos do Acre, os teatros da Amazônia, as Itacoatiaras do Rio Ingá, a Barragem do Cedro nos Monólitos de Quixadá, o Sítio Roberto Burle Marx e o Conjunto de Fortificações do Brasil para serem avaliados e receberem o título de Patrimônio Mundial.


Cultura
01/04/2015 11h00

Ancine e BNDES financiam implantação de novas salas de cinema

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o BNDES vão financiar a implantação de dois complexos cinematográficos, cada um com sete salas, nas cidades de Betim, em Minas Gerais e Campina Grande na Paraíba.


Cultura
30/03/2015 9h38

Brasil participa e é homenageado no Salão do Livro de Paris

Uma literatura diversa, criativa, madura, com condições de se posicionar cada vez melhor no debate literário internacional. Foi isso o que se viu nos quatro dias de atividades do Salão do Livro de Paris, de 20 a 23 de março, e que teve o Brasil como país homenageado.

Por Jéferson Assunção*, no Portal do MinC


Cultura
29/03/2015 15h41

Exposição no metrô homenageia Machado de Assis e os 450 anos do Rio

Nascido há 176 anos, o escritor José Maria Machado de Assis é parte integrante da história da cidade do Rio de Janeiro, retratada por ele em romances, contos, crônicas e peças teatrais. A obra do “bruxo do Cosme Velho”, como o escritor ficou conhecido, numa alusão ao bairro da zona sul da cidade onde morava, é uma referência para qualquer pesquisa sobre a vida cotidiana na segunda metade do século 19 na então capital do Império, e a partir de 1889, da nascente República.


Cultura
28/03/2015 15h59

Projeto Cinemaneiro ensina jovens a produzir filmes socioambientais

O projeto Cinemaneiro chega este ano às comunidades de Gretisa, em Inhaúma, e do Morro da Família, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de sensibilizar os jovens para o aprendizado da linguagem audiovisual e, por meio de oficinas, incentivar a produção de filmes. O projeto é patrocinado pela Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, por meio da Lei Municipal de Cultura.


Cultura
28/03/2015 9h39

Em São Paulo, série de saraus aborda a temática feminista

O Coletivo PI promove neste sábado (28) a primeira edição do Sarau do PI: Literatura Feminina Contemporânea na Casa das Rosas, em São Paulo. O evento deve reunir as escritoras Lilian Aquino e Elisa Andrade Buzzo, além de Paula Castiglioni, que vai interpretar composições próprias e músicas de grandes compositoras brasileiras, como Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus e Dolores Duran.


Cultura
27/03/2015 17h08

O Mercado Ver o Peso de Belém do Pará faz aniversário    

Nascido às margens das águas caboclas do Pará, herdeiro da cultura portuguesa, recebeu o nome de casa de "Haver o Peso". Desconstruiu-se e reconstruiu-se com o nome de Ver o Peso, laureado pela beleza da art nouveau da França da belle époque.

Por Fátima Teles*, para Vermelho    


Cultura
27/03/2015 16h32

Jorge Amado: Seara Vermelha    

Em sua vasta obra, o escritor baiano Jorge Amado dedica muitos fragmentos de seus livros ao Partido Comunista. É o caso do romance Seara Vermelha, que narra a saga de uma família de retirantes nordestinos rumo a São Paulo.    


Cultura
27/03/2015 16h06

Jorge Mautner homenageia o PCdoB    

O cantor Jorge Mautner fez uma homenagem ao aniversário do PCdoB em 2013 que o caderno Prosa, Poesia e Arte resgata nesta edição comemorativa dos 93 anos do partido. Na ocasião Mautner declama o poema “Quem é o partido” de Bertolt Brecht e interpreta a canção “A bandeira do meu partido”, composta por ele em 1951.