Cultura
04/07/2015 10h44

Primeira Virada Cultural Feminista começa neste sábado em SP

Com diversas ações protagonizadas por mulheres, a primeira Virada Feminista ocorre neste sábado (4) e domingo (5), no Centro Cultural da Juventude, zona norte da capital paulista. Realizado pela Sempreviva Organização Feminista (SOF), o evento terá a duração de 24 horas e contará com shows, apresentações teatrais e danças, e oficinas culturais.


Cultura
03/07/2015 17h09

Hermann Hesse, em busca da individualidade

“É claro que não posso nem pretendo dizer aos meus leitores como devem entender minha história. Que cada um nela encontre aquilo que lhe possa ferir a corda íntima e o que lhe seria de alguma utilidade! Mas eu me sentiria contente se se alguns desses leitores pudessem perceber que a história do Lobo da Estepe, embora retrate enfermidade e crise, não conduz à destruição e à morte, mas, ao contrário, à redenção”.

Por José Carlos Ruy*, especial para o Vermelho


Cultura
03/07/2015 17h00

Ernest Hemingway, o mestre das palavras

Esta quinta-feira (2) marcou os 54 anos da morte do escritor Ernest Hemingway. E neste ano o Campeonato de Pesca de Peixe Agulha Ernest Hemingway, realizado em Cuba, foi o maior dos últimos tempos. O principal hobby do mestre das palavras era a pesca esportiva e foi, em primeiro lugar, o mar cubano que o seduziu, não a Revolução, apesar de ser um apoiador declarado da investida do jovem Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Batista.

Por Mariana Serafini


Cultura
03/07/2015 14h01

A crítica romântica de Charles Dickens ao capitalismo

Embora fosse completamente alheio às ideias socialistas, Charles Dickens era um dos autores favoritos de Marx. Seu romance Tempos difíceis, publicado em 1854, contém uma expressão excepcionalmente articulada da crítica romântica à sociedade industrial.

Por Michael Löwy e Robert Sayre*, no Blog da Boitempo


Cultura
03/07/2015 13h17

Vilanova Artigas, o arquiteto comunista

Sempre tendo a arquitetura como eixo, João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) foi um pensador e ativista da educação, da política e do urbanismo. Tentar dar conta de todas as facetas sobrepostas do arquiteto é um dos desafios das atividades marcadas para este ano de seu centenário.


Cultura
03/07/2015 10h42

Política Nacional das Artes é presente para o futuro

Se o leitor quiser abrir um equipamento cultural hoje, poderá pagar pelo kilowatt de energia quase duas dezenas de vezes mais do que paga uma fábrica de automóveis. E, ao contratar funcionários, seus encargos trabalhistas chegarão a ser quatro vezes maiores que em setores considerados estratégicos no nosso modelo atual de desenvolvimento.

Por Francisco Bosco*, no site do Ministério da Cultura


Cultura
03/07/2015 10h30

Ministério da Cultura abre editais para todas as tribos

Indígenas, Midialivristas e Redes de Cultura de todo o Brasil vão poder concorrer, a partir desta sexta-feira (3), a R$ 13,428 milhões em três editais nacionais do Ministério da Cultura, que serão distribuídos entre 210 iniciativas para produção de conteúdo em sons, imagens, vídeos, textos, levantamentos de manifestações culturais e em rede e criação de pontos de cultura para diversas plataformas de divulgação.


Cultura
03/07/2015 9h29

Festival Rio Gay de Cinema ganha novos espaços e programa 124 filmes

O documentário brasileiro Gazelle – The Love Issue, de Cesar Terranova, que conta a história de um comissário de bordo e seu alter ego artístico, a drag Gazelle, abriu o Rio Festival Gay de Cinema, na noite desta quinta-feira (2), no Cine Odeon, na Cinelândia. Integralmente voltado para produções de gênero e sexualidade, o evento ganha, nesta quinta edição, mais visibilidade, com um número maior de espaços de exibição.


Cultura
03/07/2015 8h48

“Sucesso da América Latina depende do Brasil”, diz escritora argentina

O Brasil é uma potência mundial e os países vizinhos torcem para o seu sucesso, pois dependem dele para também se desenvolver, disse a escritora argentina Beatriz Sarlo, uma das principais atrações da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).


Cultura
02/07/2015 15h43

Emicida escancara a luta de classes e o racismo no Brasil

A nova música do rapper Emicida, Boa Esperança, traz à tona o racismo velado e a luta de classes negada latentes no Brasil. Passados mais de cem anos da abolição da escravidão e depois de a Constituição Federal já ter determinado que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, o respeito está longe de ser a regra e a violência racial continua acometendo a população negra.