Cultura
05/07/2015 16h18

Biblioteca em SP ganha espaço para temática feminista

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, inaugurou nest sábado (4) a primeira Sala Temática Feminista, que fica na Biblioteca Cora Coralina, no bairro de Guaianases, zona leste da capital paulista.


Cultura
05/07/2015 14h56

Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade

A Vila de Paranapiacaba, há 50 quilômetros da capital paulista, passa por reformas com o objetivo de ser declarada patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O local integra a lista indicativa brasileira de patrimônio mundial da entidade e recebeu o incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-Cidades Históricas para que 250 imóveis sejam restaurados.


Cultura
05/07/2015 10h00

Livro aborda repressão contra professores no Paraná

O projeto de fotojornalismo Lente Quente, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lança na segunda-feira, 29, o livro de fotos 'Massacre 29 de abril: gás, bala, bomba e pimenta contra os professores do Paraná', sobre os acontecimentos do Centro Cívico de Curitiba, há dois meses. O evento inicia às 19h30, na Estação Arte (entrada pela Av. Benjamin Constant), no centro de Ponta Grossa. A entrada é livre e serão arrecadadas doações de roupas para a campanha do agasalho.


Cultura
05/07/2015 9h49

A Onda: As serpentes da segunda noite estão nas ruas

O filme alemão A Onda reforça o coro de vozes de alerta para o perigo do ovo da serpente do nazifascismo chocado no Brasil.

Por Léa Maria Aarão Reis*, na Carta Maior



Cultura
04/07/2015 15h50

Escritores discutem meios de democratizar a distribuição de livros

Editar sozinho e utilizar plataformas digitais para publicação e distribuição de livros são alternativas acessíveis para autores que não conseguem editoras para divulgar suas obras. O tema foi debatido nesta sexta-feira (3) na Casa Off Flip das Letras, uma das programações alternativas da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até domingo (5) na cidade da Costa Verde fluminense.


Cultura
04/07/2015 10h44

Primeira Virada Cultural Feminista começa neste sábado em SP

Com diversas ações protagonizadas por mulheres, a primeira Virada Feminista ocorre neste sábado (4) e domingo (5), no Centro Cultural da Juventude, zona norte da capital paulista. Realizado pela Sempreviva Organização Feminista (SOF), o evento terá a duração de 24 horas e contará com shows, apresentações teatrais e danças, e oficinas culturais.


Cultura
03/07/2015 17h09

Hermann Hesse, em busca da individualidade

“É claro que não posso nem pretendo dizer aos meus leitores como devem entender minha história. Que cada um nela encontre aquilo que lhe possa ferir a corda íntima e o que lhe seria de alguma utilidade! Mas eu me sentiria contente se se alguns desses leitores pudessem perceber que a história do Lobo da Estepe, embora retrate enfermidade e crise, não conduz à destruição e à morte, mas, ao contrário, à redenção”.

Por José Carlos Ruy*, especial para o Vermelho


Cultura
03/07/2015 17h00

Ernest Hemingway, o mestre das palavras

Esta quinta-feira (2) marcou os 54 anos da morte do escritor Ernest Hemingway. E neste ano o Campeonato de Pesca de Peixe Agulha Ernest Hemingway, realizado em Cuba, foi o maior dos últimos tempos. O principal hobby do mestre das palavras era a pesca esportiva e foi, em primeiro lugar, o mar cubano que o seduziu, não a Revolução, apesar de ser um apoiador declarado da investida do jovem Fidel Castro contra o ditador Fulgêncio Batista.

Por Mariana Serafini


Cultura
03/07/2015 14h01

A crítica romântica de Charles Dickens ao capitalismo

Embora fosse completamente alheio às ideias socialistas, Charles Dickens era um dos autores favoritos de Marx. Seu romance Tempos difíceis, publicado em 1854, contém uma expressão excepcionalmente articulada da crítica romântica à sociedade industrial.

Por Michael Löwy e Robert Sayre*, no Blog da Boitempo


Cultura
03/07/2015 13h17

Vilanova Artigas, o arquiteto comunista

Sempre tendo a arquitetura como eixo, João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) foi um pensador e ativista da educação, da política e do urbanismo. Tentar dar conta de todas as facetas sobrepostas do arquiteto é um dos desafios das atividades marcadas para este ano de seu centenário.