Cultura
02/12/2016 21h55

Um centenário em dez sambas

O editor do Portal Vermelho, Inácio Carvalho me sugeriu escolher dez sambas representativos do centenário do gênero. Foram muitos os critérios e o mais forte deles foram sambas que estão no meu repertório. Além do jornalismo, vivo há 17 anos cantando em rodas de samba com absoluta entrega aos ritos e ao encantamento que o samba e a roda podem produzir.  

Por Railídia Carvalho


Cultura
02/12/2016 21h28

Memórias do samba, da Cantina da Lua ao Bom Motivo Bar

São Paulo e Bahia guardam redutos de samba que devem ser tratados como relíquias. São os bares Cantina da Lua, em Salvador, e Bom Motivo Bar, na capital paulista. Naquelas mesas se encontraram sambistas veteranos e iniciantes, surgiram novos sambas e instrumentistas. A música pulsava através dos anfitriões: o baiano Clarindo Silva e o paulista Roberto Lapiccirella.

Por Railídia Carvalho


Cultura
02/12/2016 15h53

O samba completa 100 anos cantando a alma do Brasil

Neste ano, comemora-se o centenário do gênero musical com maior prestígio em todo o território nacional: o samba. É consenso entre os historiadores de que este ritmo genuinamente brasileiro nasceu com os escravos e se firmou no início do século 20, no Riode Janeiro, então capital federal, para onde migraram milhares de negros após a Abolição.

Por Marcos Aurélio Ruy


Cultura
02/12/2016 12h23

Se você é a favor da vida, seja a favor do aborto, diz MC Carol

A rapper MC Carol deu a letra sobre a recente polêmica envolvendo a descriminalização do aborto realizado nas primeiras semanas de gestação. “Antes de ser contra o aborto, procure saber mais. Se você é a favor da vida, seja a favor do aborto”, afirmou a cantora em sua página oficial no Facebook.


Cultura
30/11/2016 19h49

Oliver Stone e A História não contada dos Estados Unidos

Em 2015, o cineasta estadunidense, Oliver Stone, escreveu um livro para contar a seus filhos a verdadeira história dos Estados Unidos, de sua expansão imperial, das agressões, guerras e crimes contra os outros povos e contra os próprios trabalhadores do país. Em fins de 2016, Stone coroa essa denúncia lançando o filme Snowden, imperdível, porque desnuda completamente a política de poder imperial dos Estados Unidos. Aqui, a resenha do livro.

Por Carlos Azevedo*


Cultura
30/11/2016 17h01

“Nem a morte crê que se apoderou de ti”, cantam cubanos para Fidel

“Dizem que na praça, por estes dias, foram vistos cavalgando Camilo e Martí, e diante da caravana, lentamente, sem ginete, um cavalo para ti!”, estes versos abrem a canção em homenagem a Fidel Castro, Um cavalo para ti.


Cultura
30/11/2016 10h03

Alice é contra projeto dos governistas de reduzir poder do Iphan  

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora na Comissão de Cultura da Câmara, do projeto de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que pretende reduzir o poder do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para embargar obras irregulares, é contra a proposta. Ela apresentará, na sessão desta quarta-feira (30), parecer contrário à matéria, por entender que a medida ameaça o patrimônio histórico e cultural do Brasil.


Cultura
28/11/2016 17h03

“Na morte de Fidel” – um poema

“É urgente um verso vermelho | que ponha de novo em movimento os comboios da imaginação | azeite puro em manivelas de razão quente”

Por Boaventura de Sousa Santos*, no blog Outras Palavras


Cultura
26/11/2016 14h23

"Os homens passam, as ideias ficam" 

Seres humanos como Fidel Castro são pessoas únicas, que surgem uma vez na História a seu tempo, para o bem e para o mal.


Por Diógenes Junior*


Cultura
26/11/2016 14h02

Urariano Mota: Fidel Castro, presente

Hoje acordei de madrugada, depois de uma noite insone. Pior dizendo, me levantei da cama depois de acordas e adormeces sucessivos. As pessoas do povo de Água Fria, meu amado bairro do Recife, diriam que essa instabilidade era um aviso, e com isso queriam dizer, mensagens que nos chegam sem que a consciência tome tento.

Por Urariano Mota*