Cultura
26/07/2016 11h21

Ator Humberto Carrão convoca todos à luta pelo Fora Temer

O ator Humberto Carrão participou nesta segunda-feira (25) das movimentações que rechaçam o despejo truculento dos manifestantes participantes do Ocupa Minc do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. Um muro foi construído no local e os manifestantes, proibidos de entrarem no local, seguem acampados do lado de fora do prédio. A ação tem como intuito denunciar o governo ilegítimo Temer e também lutar pelo restabelecimento regime democrático no país.


Cultura
26/07/2016 10h40

Exonerações em massa no Ministério da Cultura

Um dia após a violenta desocupação do Palácio Capanema no Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura Publicou no Diário Oficial da União portarias de 22 a 25 de julho de 2016 exonerando mais de setenta servidores de cargos de chefia e assessoramento superior em diversas localidades do Brasil. Os atos são assinados pela Secretária-Executiva do Ministério, Mariana Ribas da Silva, e pela Presidente do Iphan, Kátia Bogea.


Cultura
26/07/2016 10h22

Moscou cria “Pokémon Go” de personagens históricos

A Prefeitura de Moscou anunciou nesta segunda-feira (25) que irá criar um aplicativo no estilo de “Pokémon Go” em que os usuários poderão “caçar” figuras históricas russas pela cidade e até tirar “selfies” com elas. A intenção é estimular o turismo na capital russa.


Cultura
26/07/2016 9h49

Cuba na alta costura: Louboutin assina uniforme da delegação olímpica

Os icônicos sapatos de sola vermelha de Christian Loubotin ganharam uma nova roupagem, ou melhor, o tom de vermelho da peça, que será usado pela delegação olímpica de Cuba nas Olimpíadas do Rio 2016. Os cubanos entram em campo com as criações do designer francês para mostrar que a ilha é ouro não só em performance, mas também em estética.


Cultura
25/07/2016 16h53

Repensando e atualizando o marxismo

O livro não é dos maiores – são apenas 114 páginas. Mas que páginas! E o título também pode induzir a uma interpretação incorreta: Repensando o marxismo não significa, como se poderia pensar, abandonando o marxismo mas, ao contrário, enriquecendo o marxismo.

Por José Carlos Ruy


Cultura
25/07/2016 16h25

Segmentações do racismo tentam enfraquecer a luta, diz Olivia Santana

A presidenta do PCdoB de Salvador (BA) e ativista do movimento negro, Olívia Santana, participou do vídeo clipe Preta Brasileira da cantora Juliana Ribeiro. A canção ressalta a identidade da mulher negra e a luta contra a opressão com símbolos como o cabelo e os diferentes tons de peles negras. A cantora fala sobre como “negras de peles mais claras” são tratadas diferente e para Olívia esta forma de racismo serve para segmentar a luta por mais direitos.


Cultura
25/07/2016 9h29

Polícia Federal é chamada para retirar ativistas do Ocupa MinC RJ

O Ocupa MinC RJ acordou na manhã desta segunda-feira (25) com a Polícia Federal fortemente armada e com mandato de reitegração de posse da Justiça obrigando todos os manifestantes a se retirarem do local em 5 minutos, sem nenhum pertence.  O movimento Ocupa MinC é um protesto de ativistas da Cultura contra o governo golpista de Michel Temer e pela volta da democracia no Brasil.


Cultura
22/07/2016 18h30

Da Revolução Sandinista à luta das mães pelo direito a amamentar

Esta foto circulou o mundo durante os anos 80. O fotógrafo Orlando Valenzuela capturou a imagem num campo de batalha da resistência sandinista na Nicarágua. A mulher com um sorriso no rosto, que amamenta um bebê e carrega um fuzil nas costas ficou conhecida como a “Miliciana de Waswalito”. Ela simbolizou a luta do povo nicaraguense contra a ditadura de Anastasio Somoza Debayle e hoje inspira mulheres mundo a fora que lutam pelo direito a amamentar sem censura.

Por Mariana Serafini


Cultura
22/07/2016 16h35

Carolina Maria Ruy: Os Bórgias

O fato da série Os Bórgias ter sido inspirada no romance de Mario Puzo, o mesmo romancista de The Godfather é algo muito revelador. Filhos do mesmo escritor, os romances sobre os Bórgias (A Família, 2010) e os Corleone (O Padrinho, 1969) são mais que irmãos.

Por Carolina Maria Ruy*, especial para o Vermelho


Cultura
22/07/2016 16h15

Operação hashtag, o erro de português e a arrogância de classe

Nesta quinta-feira (21), a imprensa hegemônica destacou o erro de português em uma placa de sinalização, afixada em túnel recém-inaugurado no Rio de Janeiro. Em vez de “extensão”, alguém escreveu “extenção”. O que me espanta não é a palavra grafada com "ç" em vez de "s", mas a publicidade que se deu ao erro.

Por Christiane Brito, para o Vermelho