Cultura
20/04/2014 15h34

Bienal do Livro em Brasília ensina técnicas do cordel ao público

Entre as muitas atrações deste sábado (19) na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, os visitantes puderam aprender um pouco mais sobre o cordel em uma oficina ministrada pelo artista popular paraibano Jairo Mozart Pereira. Cordelista há 27 anos, ele diz que o cordel foi o primeiro veículo de expressão de massa no Brasil.

Cultura
20/04/2014 11h18

Vítimas de exploração sexual contam suas histórias na Bienal 

A 2a Bienal Brasil do Livro, que acontece até o próximo dia 21, em Brasília, traz nesta edição um estande do livro "ViraVida - Histórias de Vidas Transformadas". A publicação conta como o programa ViraVida, do Serviço Social da Indústria (Sesi), está mudando a vida de jovens vítimas da rede de exploração sexual no Brasil. São histórias reais protagonizadas pelos alunos, testemunhos que mostram sofrimento e dor, mas também de alegria e esperança ao serem resgatados pelo ViraVida. 

Cultura
20/04/2014 8h34

Memória para uso diário

Memória Para Uso Diário é um filme que documenta a luta do grupo Tortura Nunca Mais a partir de pessoas comuns que, apesar das memórias traumáticas, fazem questão de lembrar e de fazer com que suas histórias não sejam esquecidas. Ivanilda, cuja história é acompanhada ao longo de todo o filme, busca evidências para a prisão de seu marido pelo governo brasileiro. Ele está desaparecido desde 1975. 

Cultura
19/04/2014 11h46

Memória: Filmes que sugerem panorama da ditadura no Brasil

Esta lista não se pretende definitiva, muito menos apontar quais os dez melhores filmes sobre a ditadura civil-militar. Trata-se de um panorama que busca abarcar grande parte da produção cinematográfica brasileira a respeito do tema. Há filmes de todas as décadas desde o golpe. Há cinema novo, cinema marginal, documentário, curta-metragem, cinema contemporâneo, filmes icônicos e filmes pouco conhecidos.

Cultura
19/04/2014 10h48

Poetisa cubana divulga evento hispanista no México

A poetisa cubana Odalys Leyva representará o seu país no evento da Frente de Afirmação Hispanista AC do México, que começa na próxima terça-feira (22) e dura até 1º de maio, de acordo com uma matéria deste sábado (19), no portal cubano de notícias, Prensa Latina. Odalys, que também recebeu o prêmio Dama das Hespérides, neste ano, oferecido a mulheres defensoras das raízes culturais, especificou que o evento acontecerá sob a direção da poetisa Maricruz Patiño.

Cultura
19/04/2014 9h20

Líderes homenageiam García Márquez; corpo é cremado no México

O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez foi cremado na Cidade do México. Na segunda-feira (21), o governo mexicano prestará uma homenagem ao vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 no Palácio das Belas Artes. As expressões de luto continuam sendo transmitidas: a presidenta Dilma Rousseff disse que suas personagens ficarão para a história, e o presidente cubano, Raúl Castro, também prestou a sua homenagem.

Cultura
19/04/2014 0h00

Dia Nacional do Índígena – Aldeia Rio Azul

Neste sábado (19), é a data que se comemora o Dia Nacional do Índigena. Tekoha Y'Hovy (Aldeia Rio Azul) é um documentario sobre um assentamento Indígena em Guaíra-PR, Sul do Brasil. Este vídeo faz parte de um projeto em desenvolvimento do fotógrafo brasileiro Artur Tixiliski chamado 'Moderno e Indígena'. O projeto procura investigar um período transacional na cultura Indígena Brasileira.

Cultura
18/04/2014 17h00

Nelson Rodrigues: o mestre das crônicas imortais

Este texto, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é a Apresentação do livro A Pátria em Chuteiras, de Nelson Rodrigues, reeditado pela Nova Fronteira / BNDES. E que mostra como vem de longe a torcida contra o Brasil por uma minoria de brasileiros. Como hoje, sempre foram pessimistas em relação à participação em Copas do Mundo, e hoje são contra a Copa no Brasil. Nelson Roddrigues dá, neste livro, lições de brasilidade contra o persistente "complexo de vira-latas"

Por Aldo Rebelo

Cultura
18/04/2014 17h00

Vala Comum revela o destino dos mortos pela ditadura no Brasil

Em 1994, João Godoy realizou Vala Comum, sobre 1.049 ossadas encontradas em uma cova no cemitério Dom Bosco, criado na gestão Paulo Maluf.  

Por Gérson Trajano  

Cultura
18/04/2014 17h00

Garcia Marquez, os latino-americanos e a Revolução Cubana

"Gabo" foi sempre solidário ao povo latino-americano e à Revolução Cubana, diz Fernando Morais, que foi amigo do escritor que despediu-se da vida nesta quinta-feira (17). O escritor brasileiro classificou como “lamentável” a morte de García Márquez, um "diplomata sem título".