Cultura
23/04/2017 16h22

Tejucupapo segundo Tereza Costa Rêgo

Tereza Costa Rêgo está especialmente ansiosa. Quando a escritora e jornalista Joana Rozowykwiat, sua neta que mora em São Paulo, telefonou informando que cancelaria qualquer compromisso para estar em Olinda no aniversário da avó, a artista enxergou, de repente, a areia escorrendo pela ampulheta.


Cultura
23/04/2017 12h40

Carinhoso e Rosa, de Pixinguinha, completam 100 anos

Com a ajuda de letras que caíram no gosto popular, duas melodias de Pixinguinha se tornaram unanimidade nacional. Rosa e Carinhoso completam 100 anos.

Por Marcos Sampaio, de O Povo


Cultura
23/04/2017 12h22

 Violeta Parra pintou, bordou, espalhou cultura e cantou a liberdade

Genebra, 1965. Em um programa da TV suíça, a crítica de arte Magdeleine Brumagne pede que Violeta Parra explique uma de suas arpilleras, uma técnica têxtil de raiz popular e também uma forma de expressão, de narrativa do cotidiano. “Estes são os que amam a paz”, responde, mostrando as figuras desenhadas: ela própria, um amigo argentino, uma amiga e uma índia chilenas.

Por Vitor Nuzzi


Cultura
21/04/2017 17h18

"Quando se faz arte, se faz política", diz Roberta Martinelli

A banda Aláfia foi ao programa Cultura Livre, da TV Cultura, a convite da apresentadora Roberta Martinelli. O episódio foi ao ar na quarta-feira 12 quando, para a surpresa dos músicos da apresentadora, um trecho da música "Liga nas de cem" foi editado e retirado. Mais especificamente, o trecho que critica o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o governador do estado Geraldo Alckmin (PSDB).


Cultura
20/04/2017 17h12

Joaquim, um Tiradentes demasiadamente humano

“Joaquim”, filme de Marcelo Gomes, humaniza o líder da Inconfidência, apresentando-o como personagem contraditório de uma civilização embrionária e brutal — porém fecunda, múltipla e, portanto, desafiadora.*

Por José Geraldo Couto**


Cultura
20/04/2017 16h44

A história para crianças que Jorge Luis Borges nunca escreveu

Jorge Luis Borges inventou uma história infantil. Nunca a escreveu, mas a história sobreviveu ao esquecimento graças à memória de uma das crianças que há 36 anos o ouviu com atenção infantil no apartamento do escritor no centro de Buenos Aires. Essa criança é hoje o adulto Matías Alinovi. Estudou física e também é escritor. Por isso foi a pluma por trás do livro O Segredo de Borges, que a Pequeño Editor lançará no fim de abril, durante a Feira do Livro de Buenos Aires.

Por Federico Rivas Molina


Cultura
20/04/2017 16h27

Baleia Azul, a reforma trabalhista e a pulsão de morte

Em tempos de Estado Islâmico e Trump ainda consegui me impressionar com a história da Baleia Azul e sua pulsão de morte. Li no jornal que os jogadores recebem a tarefa de “machucar alguém” e que são perseguidos quando querem sair do jogo. Recebem a tarefa de quem? São perseguidos por quem? Por que a polícia não se infiltra e não chega aos culpados?

Por Carolina Maria Ruy*


Cultura
20/04/2017 16h08

O mais famoso dos tangos completa cem anos!

La Cumparsita, “o tango dos tantos”, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, completou cem anos nesta quarta-feira (19). O que poucos sabem é que a canção não é argentina, e sim uruguaia, tanto que é considerada um símbolo da identidade do país de Pepe Mujica.


Cultura
20/04/2017 11h41

Sob pressão e protestos, Maurício Macri ataca o cinema argentino

É impossível pensar em cinema latino-americano e não listar, imediatamente, uma série de filmes argentinos. Isso não acontece a toa, a Argentina tem hoje o maior mercado cinematográfico do continente. Isso é fruto de uma política de Estado consistente que garante formação, financiamento e distribuição. Mas se depender do presidente Maurício Macri o ataque à avançada Lei de Medios pode respingar na política nacional de cinema.

Por Mariana Serafini


Cultura
20/04/2017 11h41

Flávio Dino receberá Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes), em Ouro Preto. Nesta sexta-feira (21), a 66ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência será concedida a 171 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.