Cultura
31/08/2015 9h07

Wes Craven, criador de Freddy Krueger, morre aos 76 anos

Wes Craven, diretor de filmes de terror que se tornaram ícones morreu neste domingo (30) aos 76 anos, informou a família. Entre as obras de destaque, estão as sequências Pânico e A Hora do Pesadelo, que revelou o personagem Freddy Krueger.


Cultura
30/08/2015 9h22

Leci Brandão: 40 anos de carreira e luta pela transformação social

A cantora e compositora Leci Brandão comemora em setembro, 40 anos de carreira e de luta na transformação da sociedade brasileira, seja com as letras de suas músicas ou através do seu mandato como deputada estadual, que exerce  em São Paulo. Sempre engajada no movimento pela igualdade racial, Leci comenta ao Portal Vermelho, as conquistas e desafios a serem enfrentados pela população negra no país.


Cultura
30/08/2015 8h50

Fidel Castro recebe homenagem de Centro Cultural em Buenos Aires

O Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini, em Buenos Aires, Argentina, exibe até o dia 6 de setembro a exposição "Crônica de um dia inesquecível", que mostra trechos do discurso de Fidel Castro em 2003 na escadaria da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. A mostra é aberta ao público e foi apresentada na quarta-feira (26) pelo subdiretor da instituição, Horacio López


Cultura
30/08/2015 8h26

Claudio Daniel: Uma crônica da tragédia palestina

Ghassan Kanafani (1936-1972), um dos escritores palestinos mais importantes do século 20, considerado um dos renovadores da prosa de ficção em língua árabe, também se destacou como ativista da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e escreveu um notável ensaio histórico sobre a gênese dos conflitos na região, que acaba de ser publicado no Brasil, com o título A revolta de 1936-1939 na Palestina (São Paulo: Sundermann, 2015).

Por Claudio Daniel*, especial para o Vermelho


Cultura
29/08/2015 11h37

Crimeia recebe festival internacional de música 

O guitarrista, cantor e compositor inglês Will Johns levantou o público na noite desta sexta-feira (28) durante o Koktebel Jazz Party, festival internacional que ocorre na pequena cidade praiana de Koktebel, na Crimeia.


Cultura
28/08/2015 16h57

A sociedade norte-americana em quatorze filmes

Prosa, Poesia & Arte traz, neste especial sobre a sociedade norte-americana produzido pelo Portal Vermelho, uma série de filmes ou que denunciam a decadência de um país que cultua as armas, o individualismo, com índices altíssimos de racismo, xenofobia, pobreza e violência, ou clássicos da produção cinematográfica que abordam com excelência questões como máfia e crime organizado.


Cultura
28/08/2015 16h56

Estados Unidos: o mundo fraturado de William Faulkner

William Faulkner é o maior romancista do século 20. Essa foi a minha sensação ao reler, meses atrás, Luz em Agosto, publicado no Brasil pela editora Cosac Naify. É claro que se trata de um juízo subjetivo, já que essas listas de maiores e melhores da literatura são mais úteis para as conversas de botequim do que para um debate literário sério.

Por Júlio César Vellozo, para o Portal Vermelho


Cultura
28/08/2015 14h48

Ideias sob o signo de Narciso

O Portal Vermelho traz nesta sexta-feira (28) um especial sobre a sociedade norte-americana. Neste sentido, o Prosa, Poesia e Arte dedica-se a apresentar aos leitores, análises e obras de grandes escritores, diretores e cineastas dos Estados Unidos. Em artigo publicado na revista Princípios em 2005, o jornalista José Carlos Ruy, analisa filmes que exaltam o “eu” e “registraram o momento em que o neoliberalismo se difundia pelo mundo”.


Cultura
28/08/2015 12h23

Música popular estadunidense ganha Especial na Rádio Vermelho

A cultura popular norte-americana é muito rica e difere do que a indústria cultural, atrelada à política imperialista, divulga ao redor do mundo. Por isso, a Rádio Vermelho selecionou algumas das melhores músicas populares estadunidenses que marcaram época.


Cultura
28/08/2015 10h44

Michael Moore traz à tona as falhas que o sistema tenta esconder

Ousado e sem nenhum receio de parecer intransigente, o diretor, roteirista, ator e escritor, Michael Moore, busca trazer à tona todas as falhas que o sistema norte-americano tenta, cada vez com menos sucesso, esconder. Sempre denunciando o impacto das grandes corporações na vida dos cidadãos estadunidenses, e por consequência, do resto do mundo, o diretor aborda temas que o governo daquele país prefere manter “debaixo do tapete”.

Por Mariana Serafini