Cultura
28/03/2015 15h59

Projeto Cinemaneiro ensina jovens a produzir filmes socioambientais

O projeto Cinemaneiro chega este ano às comunidades de Gretisa, em Inhaúma, e do Morro da Família, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, com o objetivo de sensibilizar os jovens para o aprendizado da linguagem audiovisual e, por meio de oficinas, incentivar a produção de filmes. O projeto é patrocinado pela Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, por meio da Lei Municipal de Cultura.


Cultura
28/03/2015 9h39

Em São Paulo, série de saraus aborda a temática feminista

O Coletivo PI promove neste sábado (28) a primeira edição do Sarau do PI: Literatura Feminina Contemporânea na Casa das Rosas, em São Paulo. O evento deve reunir as escritoras Lilian Aquino e Elisa Andrade Buzzo, além de Paula Castiglioni, que vai interpretar composições próprias e músicas de grandes compositoras brasileiras, como Chiquinha Gonzaga, Carolina Maria de Jesus e Dolores Duran.


Cultura
27/03/2015 17h08

O Mercado Ver o Peso de Belém do Pará faz aniversário    

Nascido às margens das águas caboclas do Pará, herdeiro da cultura portuguesa, recebeu o nome de casa de "Haver o Peso". Desconstruiu-se e reconstruiu-se com o nome de Ver o Peso, laureado pela beleza da art nouveau da França da belle époque.

Por Fátima Teles*, para Vermelho    


Cultura
27/03/2015 16h32

Jorge Amado: Seara Vermelha    

Em sua vasta obra, o escritor baiano Jorge Amado dedica muitos fragmentos de seus livros ao Partido Comunista. É o caso do romance Seara Vermelha, que narra a saga de uma família de retirantes nordestinos rumo a São Paulo.    


Cultura
27/03/2015 16h06

Jorge Mautner homenageia o PCdoB    

O cantor Jorge Mautner fez uma homenagem ao aniversário do PCdoB em 2013 que o caderno Prosa, Poesia e Arte resgata nesta edição comemorativa dos 93 anos do partido. Na ocasião Mautner declama o poema “Quem é o partido” de Bertolt Brecht e interpreta a canção “A bandeira do meu partido”, composta por ele em 1951.
   


Cultura
27/03/2015 15h46

Brecht: Poemas em homenagem ao partido comunista    

O destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht atuou não só na literatura e nas produções teatrais, foi também um quadro destacado do SED (Partido Socialista Unificado da Alemanha, por sua sigla em alemão), ao qual dedicou homenagens.
   


Cultura
27/03/2015 15h04

Marcelo Ariel: Meu nome é nuvem    

Marcelo Ariel é poeta, performador e dramaturgo. Já publicou diversas obras, entre elas, Tratado dos anjos afogados (2008), O Céu no fundo do mar (2009), Conversas com Emily Dickinson e outros poemas(2010), A segunda morte de Herberto Helder (2011) e Teatrofantasma ou o doutor imponderável contra o onirismo groove (2012).
   


Cultura
27/03/2015 13h22

Ary dos Santos: Bandeira Comunista    

O poeta português José Carlos Pereira Ary dos Santos, conhecido apenas como Ary dos Santos, deixou sua marca na história da música portuguesa por participar várias vezes do Festival Eurovisão da Canção e ter sua obra interpretada por cantores renomados da cultura lusa.
   


Cultura
27/03/2015 12h46

Uma homenagem de Neruda ao Partido Comunista do Brasil    

 Na última quarta-feira (25) o PCdoB completou 93 anos de resistência e luta. O partido do socialismo, reconhecido por sua forte presença junto aos trabalhadores e influência na juventude, comemora mais um ano de batalhas e conquistas e o caderno cultural do Portal Vermelho, o Prosa, Poesia e Arte, é especial sobre este tema nesta semana.
   


Cultura
27/03/2015 12h01

João do Rio: A alma encantada das ruas    

João do Rio é o pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, um jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro. Irreverente e sagaz, João do Rio inaugurou uma nova forma de jornalismo no início do século 20. Suas crônicas críticas e ricas em ironia deram um novo tom ao estilo de escrita que repercutia na época.