Cultura
23/06/2017 16h00

Como surgiram as festas juninas?

A origem dos festejos juninos no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos

Por Cíntia Cristina da Silva


Cultura
23/06/2017 15h35

São João, a festa completa

Chega o mês de junho e junto com ele as festividades dos três santos, Antônio , João e Pedro. Santo Antônio, o casamenteiro, abre os festejos homenageando o amor. São Pedro fecha as comemorações celebrando a chuva. Já São João é o grande astro das festas juninas.

Por Diego Santos*


Cultura
23/06/2017 15h16

Fogueiras na Alma

“Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo/ Olha praquele balão multicor/ Como no céu vai sumindo/ Foi numa noite, igual a esta/ Que tu me deste o teu coração” (Luiz Gonzaga / José Fernandes).

23 de junho. No comecinho da noite, em frente a uma casa nos arredores da cidade, uma fogueira clareia o mundo.

Por Joan Edesson de Oliveira*


Cultura
23/06/2017 14h28

As cores e os sabores da tradição junina

Junho é o mês de três importantes santos católicos, que foram introduzidos no Brasil pelos colonizadores portugueses: São Pedro, Santo Antônio e São João.


Cultura
23/06/2017 13h17

Em Pernambuco, São João é com música nordestina

Muito tem sido debatido nos últimos dias sobre o espaço da verdadeira música junina no São João de Pernambuco. Diversos artistas têm reivindicado, com toda pertinência e propriedade, o espaço que cabe a eles nesta festa, que em Pernambuco é uma das mais expressivas do país, não apenas pela qualidade de seus artistas, mas também por sua conhecida diversidade de manifestações.  

Por Marcelino Granja*


Cultura
23/06/2017 13h15

As memórias de Festas Juninas presentes na literatura

Dizem que um escritor alcança a universalidade quando consegue vincular seus regionalismos, modos populares específicos de certos lugares, circunstâncias biográficas e lembranças da infância e, ao mesmo tempo, dar a eles um caráter universalizante.

Por Maria Fernanda Moraes


Cultura
23/06/2017 11h11

Brasília é palco do 2º Festival Internacional de Cinema LGBTI

Com uma bandeira nas cores do arco-íris enfeitando a enorme estátua do Troféu Candango que guarnece a entrada, o Cine Brasília recebeu nesta quinta-feira (22) a abertura do 2º Festival Internacional de Cinema LGBTI. A programação de filmes que tratam da temática dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexo vai até o próximo dia 2 de julho, exibindo obras premiadas e reconhecidas internacionalmente. A entrada é franca.


Cultura
23/06/2017 8h10

Leandra Leal - diva discreta

Com seu primeiro filme como diretora em cartaz, o premiado documentário “Divinas Divas”, Leandra Leal se multiplica: neste ano já encarnou vários papeis no cinema, fez aparições-surpresa como cantora, continua militando por causas sociais, escreve roteiros e projetos, produz espetáculos no teatro de sua família, o Rival, toca a produtora Daza e, acima de tudo, se dedica à pequena Julia, de dois anos. 

Por Daniel de Mesquita Benevides*, na Revista Brasileiros


Cultura
22/06/2017 17h26

Google deve retirar falsa imputação de Kataguiri sobre Ney Matogrosso

Depois da decisão de aceitar o pedido de ação em parte, da Juíza Daniela Dejuste de Paula sobre a retirada da falsa imputação do líder do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Kataguiri - compartilhada nas redes sociais - de que o cantor Ney Matogrosso apoiava o então impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o desembargador Beretta da Silveira, na segunda instância, acolheu o pedido integral. Agora, o Google deve parar de exibir os resultados associando Kataguiri, Ney Matogrosso e o impeachment.


Cultura
22/06/2017 7h42

“Divinas Divas ou o arco-íris de Leandra Leal”

“Ser grande é abraçar uma grande causa”, já dizia Shakespeare. Leandra Leal estreia como diretora em “Divinas Divas”, filme sobre a primeira geração de travestis que subiram aos palcos dos teatros nas décadas de 1960, 1970 e conquistaram o mundo. Nestes tempos bicudos, em que presenciamos a intolerância com o que não é espelho, Divinas Divas é um gesto de grandeza.

Por Vandré Fernandes*