Cultura
05/05/2016 13h13

Festival de cinema exibe obras clássicas restauradas

Começa nesta quinta-feira (5), na capital paulista, a segunda edição do Cinema Ritrovato on Tour, com a exibição de clássicos do cinema restaurados que fizeram parte da programação do festival italiano de Cinema Ritrovato. A maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovata, pertencente à Cineteca di Bologna.


Cultura
04/05/2016 11h02

MinC apresenta políticas públicas voltadas para a música

Um auditório lotado por músicos, produtores, empresários, gestores públicos, trabalhadores e militantes do setor musical em geral assistiu, na noite dessa terça-feira (3), no Rio de Janeiro, à apresentação das Políticas de Estado para Música elaboradas pelo Ministério da Cultura (MinC).


Cultura
04/05/2016 9h43

Linhas Vermelhas: Novo livro sobre marxismo e dilemas da revolução

A Fundação Maurício Grabois e a editora Anita Garibaldi acabam de lançar Linhas Vermelhas: Marxismo e os dilemas da Revolução, uma coletânea de artigos escritos pelo historiador Augusto Buonicore. Ao contrário da coletânea anterior, intitulada Marxismo, história e revolução brasileira: encontros e desencontros, centrada nas interpretações marxistas sobre o Brasil, a atual não tem a mesma unidade temática. Contudo, tem um fio condutor: o problema da revolução no interior do marxismo.


Cultura
04/05/2016 9h19

Neto de Fidel Castro, Tony Castro, desfila para Chanel em Cuba

O mundo da moda está em êxtase com o desfile da grife Chanel em Cuba. O evento aconteceu nesta terça-feira (3) em Havana e contou com a presença de estilistas e modelos mais renomados do mundo, entre eles a top brasileira Gisele Bündchen. Mas quem roubou a cena mesmo foi Tony Castro, neto do ex-presidente Fidel Castro que aos 19 anos estreou na passarela.


Cultura
03/05/2016 11h28

Marisa Monte e Leoni fazem show em escola ocupada no Rio 

Já são 66 colégios ocupados no Rio de Janeiro. Os estudantes reinvidicam o abono da greve dos professores, melhores condições de ensino, aceitação da eleição para a direção das escolas e que as disciplina de filosofia e sociologia não tenha menos de dois tempos por aula. 


Cultura
03/05/2016 9h42

Teatro Amazonas completa 120 anos e comemora com festival e ópera

Patrimônio cultural e motivo de orgulho para os amazonenses, o Teatro Amazonas completa 120 anos em 2016. Esse templo das artes foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896 na chamada Era Dourada, a Belle Époque. Para comemorar o aniversário do cartão postal de Manaus, a Secretaria Estadual de Cultura (SEC) anunciou uma vasta programação cultural que vai até março de 2017 e ainda lançou a campanha “Teatro Amazonas 120 anos: declare seu amor pelo Teatro”.


Cultura
02/05/2016 18h30

Banda Supercordas desafia conservadorismo e convoca: Vai ter luta!

Desafiando o frio e o conservadorismo paulistano, a banda carioca Supercordas, ao apresentar neste domingo (1º/5), no Festival Balaclava 3, na casa de shows Cine Joia, na Liberdade, em São Paulo, levantou o público já logo no início do espetáculo com um cartaz e uma frase conhecida por ativistas em defesa da democracia no Brasil: “Vai ter luta!”


Cultura
02/05/2016 15h35

Chico Buarque e João Bosco fazem show surpresa no morro do Vidigal

Chico Buarque e João Bosco cantaram para um público de cerca de 60 pessoas na noite de sábado para domingo (1º/5) no morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O show quase particular foi parte do projeto Tijolo por Tijolo, organizado há 35 anos pelo cantor e compositor Sérgio Ricardo. 


Cultura
02/05/2016 9h55

Exposição compara cenas da ditadura com intolerância dos dias atuais

Organizada pelo Cuca da UEE-SP, a exposição de fotos tem o intuito de relembrar a juventude dos atos repressivos da ditadura e ao mesmo tempo conscientizar de que não se pode aceitar retrocessos com relação a direitos e ressaltar a importância de se combater os atos violentos e intolerantes que acontecem cada vez mais.


Cultura
01/05/2016 9h56

Cultura periférica é alternativa para manter jovens negros vivos

As manifestações culturais desenvolvidas nas periferias das cidades brasileiras por moradores locais são uma forma de movimentar a economia das comunidades e de oferecer alternativas para a juventude longe da violência, afirmou o presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Bob Controversista, que participou de um debate sobre o tema na noite da última quinta-feira (26,) PUC de São Paulo, na zona oeste da capital.