Cultura
29/05/2015 10h47

Solenidade celebra primeiro Patrimônio Cultural do Mercosul

O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e a ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, estarão em Jaguarão (RS), na divisa do Brasil com o Uruguai, neste sábado (30), onde será realizada solenidade de celebração do reconhecimento da Ponte Barão de Mauá como primeiro bem binacional reconhecido como Patrimônio Cultural pelos países do Mercosul.


Cultura
28/05/2015 12h46

Vandré Fernandes: Depois da chuva

No filme A Nuvem do diretor argentino Fernando Solanas dizia que em Buenos Aires chovia há 1600 dias, fazendo referência às políticas neoliberalistas de Carlos Saúl Menen no final de década de 1990. Depois da Chuva, dos baianos Claudio Marques e Marília Hughes, também recorrem à natureza para intitular o filme e contar o período final do regime ditatorial brasileiro e a transição à democracia.

Por Vandré Fernandes*, no portal da UJS


Cultura
28/05/2015 10h50

Missões Jesuítas Guaranis são declaradas bens culturais do Mercosul

A Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (27), reconhecer as Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos e a pajada como patrimônios culturais da região.


Cultura
27/05/2015 18h36

Associação realizará encontro que reflete o legado de José Martí

A Associação Cultural José Marti realizará no próximo Sábado (30), em Santos- SP, um encontro que celebrará os 120 anos do nascimento de José Martí, o herói nacional de Cuba e tembém fará uma reflexão sobre a ética martiana, que se apresenta como imperiosa e necessária. 


Cultura
27/05/2015 16h31

Encontro no Rio de Janeiro resgata presença do negro no cinema

Começa nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, o 8º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe. O evento, que permitirá a troca de experiência entre diretores de diversas nacionalidades, visa a resgatar a presença do negro no cinema nacional e internacional.


Cultura
27/05/2015 15h13

Ministério da Cultura dá passo decisivo rumo à desburocratização

Transparência, agilidade, eficiência e economia. Em busca desse ideal na administração pública, o Ministério da Cultura (MinC), representado por seu secretário-executivo, João Brant, assinou, nesta segunda-feira (25), um Termo de Cooperação com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que possibilitará ao ministério disponibilizar informações sobre processos e documentos pela internet, por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).


Cultura
27/05/2015 15h04

Mostra em São Paulo reúne cinema, sexualidade e política

No final dos anos 1980 e começo dos anos 1990, inconformados com a falta de ações políticas dos governos diante da crise da Aids, jovens cineastas americanos e britânicos começaram a produzir filmes que valorizavam formas alternativas de sexualidade. Assim nascia o New Queer Cinema, um movimento que desafiava a onda conservadora que havia se fortalecido após a propagação do vírus HIV.


Cultura
27/05/2015 10h24

Alice quer aumentar produção e circulação de audiovisual brasileiro 

Na tarde desta terça-feira (26), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) recebeu, em seu gabinete, em Brasília, o cineasta Luiz Carlos Barreto para tratar de projetos que visam fomentar o cinema nacional. Na pauta, o projeto de lei que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado (TV por assinatura). Na semana passada, Alice também se reuniu com representantes da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) para discutir a matéria.


Cultura
27/05/2015 10h12

Solenidade na Câmara homenageia centenário de Humberto Teixeira 

O centenário de Humberto Teixeira foi celebrado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, (26), em sessão solene requisitada pelos deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Odorico Monteiro (PT-CE). A sessão contou com a presença da filha do compositor, a atriz Denise Dumont. Chico Lopes encaminhou ao Ministério da Cultura sugestão para que Humberto Teixeira seja homenageado com a Ordem do Mérito Cultural. 


Cultura
27/05/2015 9h37

Juíz fala sobre concessão de direito de resposta à religião afro

Há algumas semanas, as emissoras de TV Record e Rede Mulher foram condenadas pelas ofensas às religiões de origem africana em suas programações. A pena é a produção de quatro programas de televisão, cada uma, em direito de resposta. A decisão é um marco na luta do respeito às culturas afro-brasileiras e do Estado Laico.