Cultura
05/05/2015 15h32

José Varella: Uma bela amizade que o tempo não desfaz

“Morte vela sentinela sou do corpo desse meu irmão que já se vai
Revejo nessa hora tudo que ocorreu, memória não morrerá”.
  Milton Nascimento / Sentinela
Como diz a canção Maria de Belém Menezes foi sentinela fiel da memória desse seu irmão camarada de fé chamado Dalcídio Jurandir.

Por José Varella*, especial para o Vermelho


Cultura
05/05/2015 11h51

Deputados ampliam convênio cinematográfico ibero-americano 

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, semana passada, alterações ao convênio de integração cinematográfica ibero-americana. A principal mudança foi incorporar a promoção audiovisual entre os objetivos do convênio, celebrado inicialmente em Caracas, na Venezuela, em 1989.  


Cultura
04/05/2015 17h39

Mercosul Cultural começa em Brasília com sessões abertas ao público

Nesta terça-feira (5), às 9h30, a Secretária da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, abre a série de encontros do Mercosul Cultural com a 3ª Reunião da Comissão da Diversidade no âmbito da presidência pro tempore do Brasil no bloco. 


Cultura
03/05/2015 18h22

Karl Erick Shollhammer: Barbas de molho

Não há novidade em dizer que o escritor Daniel Galera é uma das grandes esperanças jovens na literatura brasileira contemporânea. Seus romances e contos foram todos promissores, no sentido pleno da palavra. Exemplos competentes de uma narrativa em formação e indicadores de uma força ficcional cuja maturidade ainda era difícil de determinar.

Por Karl Erick Shollhammer*, na revista Cult 


Cultura
03/05/2015 12h09

A estupidez insiste sempre

O filósofo francês Albert Camus afirma em uma de suas obras que "a estupidez insiste sempre". Esta é uma sentença que pode nos ajudar a analisar este momento do mundo, este tempo presente de tantas conquistas e que vem caminhando por outro lado para tantos retrocessos, e buscar algum entendimento sobre ele.

Por Mônica Francisco*, no Jornal do Brasil


Cultura
03/05/2015 9h28

Deputados homenageiam centenário de Humberto Teixeira 

 A Câmara dos Deputados realizará no dia 26 de maio sessão solene em homenagem ao centenário do compositor cearense Humberto Teixeira. A sessão, solicitada pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), prestará tributo a um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, o “doutor do baião”, que, nascido em Iguatu, se tornou nacionalmente reconhecido e trabalhou pela afirmação artística e cultural do povo nordestino e pela valorização dos artistas em todo o País.


Cultura
03/05/2015 8h38

Neil Young lança álbum de protesto contra Monsanto

Chega às lojas no dia 16 de junho, o novo disco do cantor canadense Neil Young. Às vésperas de completar 70 anos, Young, que desde os anos 60 se tornou um ativista político, lança o álbum Monsanto Years, um disco de músicas contra a gigante do agrotóxico.


Cultura
01/05/2015 14h24

Claudio Daniel: Hino à polícia

Prosa, Poesia & Arte desta semana traz o poema Hino à polícia de Claudio Daniel. Poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Jornalismo e doutor em Literatura Portuguesa pela USP. Já recebeu diversos prêmios, entre eles o Redescoberta da Literatura Brasileiro, da revista Cult.


Cultura
01/05/2015 14h15

D. R. Almeida: O taxista e a religião

Era um início de tarde de domingo e saia de Vila Valqueire, subúrbio do Rio, onde fui rever alguns amigos. Depois de umas cervejas eu já me sentia levemente embriagado, mas ainda longe de estar irremediavelmente embriagado.

Por D.R. Almeida*, especial para o Vermelho


Cultura
01/05/2015 14h07

Geir Campos: Da profissão do poeta

“O poeta comunista Geir Campos é um desses raros que conseguem unir o esmero artístico e literário com a expressão de um agudo conteúdo artístico de fundo político e social”, disse José Carlos Ruy em um artigo publicado no Portal Vermelho em 2011.