Cultura
18/10/2017 14h20

Pornografia, censura e política

O ativismo moralizador que grassa em certos setores sociais tem aumentado e preocupado outros setores por estar incluído nesse ativismo exigências ligadas à censura sobre obras artísticas de legítimas e didáticas qualidades estéticas.

Franklin Cunha*


Cultura
17/10/2017 14h48

Em memória de Thomas Sankara, líder anti-imperialista africano

Em 15 de outubro de 1987, em Uagadugu, uma experiência revolucionária exaltante chegava ao fim sob o crepitar das kalachnikovs. O presidente de Burkina Faso, Thomas Sankara, era assassinado, com doze de seus companheiros.

Por Rosa Moussaoui


Cultura
17/10/2017 10h44

Para Caetano Veloso, é hora de 'enfrentar a desilusão do liberalismo real'

Em meio a uma conversa sobre contracultura, utopias, reminiscências, festivais nos anos 1970, política e entretenimento, a principal preocupação pairou sobre o momento brasileiro e mundial, em algo que o compositor Caetano Veloso definiu como "refluxo contra o que foi conseguido e também consequências radicais imprevisíveis do que foi esboçado", como a internet. Ele identificou na ofensiva moral contra manifestações artísticas uma manipulação para assustar pessoas mais simples, inocentes.

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual


Cultura
16/10/2017 12h24

Netflix, Youtube, Nordeste e a primeira vez no cinema

No automóvel que cruzava o sertão nordestino há 10 dias, um jovem se posicionava na janela e bradava com alegria em direção às pequenas casas de pau a pique construídas a beira da estrada de terra: “hoje tem cinema! O cinema chegou”!

Por Sarah Fernandes


Cultura
16/10/2017 11h42

Ressurreição de Tolstói e o Brasil hoje

Para mim, a palestra de Rubens Figueiredo foi o ponto luminoso da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Ali, ele nos falou sobre Ressurreição, o imenso e mais caluniado romance de Toltói.

Por Urariano Mota


Cultura
15/10/2017 13h56

Gabriel e a montanha, o ouro do tempo

Um filme singular, certamente um dos mais fascinantes do ano, pode ser conferido pelos cariocas neste fim de semana (14 e 15 de outubro), no Festival do Rio, e nas semanas seguintes pelos paulistanos, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Estou falando de Gabriel e a montanha, de Fellipe Barbosa.

Por José Geraldo Couto*


Cultura
14/10/2017 16h59

"Não estou triste por morrer, mas por não poder me vingar"

Em 1944, prisioneiro judeu escreveu uma série de textos e os enterrou em Auschwitz. Hoje restaurados, trazem um dos relatos mais impressionantes do Holocausto.


Cultura
13/10/2017 14h32

O Caranguejo de Gabriela Sobral resgata a ancestralidade feminina

A memória pode ser peso ou leveza. A memória de Gabriela Sobral é leveza, força e coragem. Com seu Caranguejo, ela busca a ancestralidade das mulheres de sua família, da mulher brasileira, e nos presenteia com 38 poesias cheias de memória para seguir em frente.

Por Mariana Serafini


Cultura
13/10/2017 12h28

“Nossa época obriga a tomar partido”, diz Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda é a referência mais pujante da luta contra a discriminação sexual. Seu lema "Todos devemos ser feministas" inspirou celebridades como Beyoncé e acabou estampado em camisetas da Dior. Dividindo-se entre a Nigéria e os EUA, a autora de livros tão aclamados como Meio Sol Amarelo e Americanah não se interessa pelas teorias, diz, e sim pela "tessitura da vida".


Cultura
13/10/2017 10h01

Amores de Chumbo, de Tuca Siqueira, estreia no Festival do Rio

A cineasta pernambucana Tuca Siqueira, 38 anos, apresentou na Mostra Novos Rumos do 19º Festival do Rio, o longa- metragem Amores de Chumbo. Primeiro filme de ficção da diretora – já com uma larga experiência na realização de curtas e documentários –, a produção acompanha-a desde 2008, quando o projeto de desenvolvimento do roteiro foi aprovado no 1º Edital do Audiovisual/Funcultura.

Por Ernesto Barros