Cultura
21/10/2014 12h52

Cultura oferece R$1,8 mi para projetos que divulgam Brasil no exterior

O Ministério da Cultura lançou nesta terça-feira (21) o edital da Premiação de Plataformas de Internacionalização da Cultura Brasileira, destinado a iniciativas que promovam o fortalecimento da cultura brasileira no exterior e de negócios e cooperação internacional cultural entre o Brasil e outros países.

Cultura
21/10/2014 12h42

Dilma apoia a cultura popular de periferia em ato na capital paulista

Confira o discurso da presidenta no ato Periferia com Dilma em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo (SP), que reuniu Movimentos de Cultura, Comunicação, Juventude, Direitos Humanos e Moradia, nesta segunda-feira (20). Além de ressaltar os avanços sociais desde o governo de Lula, Dilma defendeu a reforma política, se posicionou contra o genocídio da juventude negra no país e apoiou o movimento hip-hop.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

Cultura
21/10/2014 10h43

Exposição mostra superação da mulher ao câncer de mama 

As fotos de 20 mulheres que conseguiram vencer o câncer de mama e, a partir da reconstrução mamária, recuperar a autoestima e o gosto pela vida, fazem parte da exposição "Recomeço: histórias de mulheres vitoriosas", inaugurada na noite desta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, em Brasília. A exposição, que fica aberta ao público até 31 de outubro, faz parte da programação do Outubro Rosa. 

Cultura
20/10/2014 14h00

Cuba celebra o nascimento de sua identidade cultural

Cuba celebra nesta segunda-feira (20) o nascimento de uma nação rebelde e sua identidade. Trata-se do Dia  Nacional da Cultura Cubana, instituído em homenagem à primeira entoação de “La Bayamesa” (hino nacional), assim batizada pelo povo quando tropas independentes liberaram a cidade de Bayamo, em 1868. A data se tornou comemorativa em 1980, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Fidel Castro e, atualmente, é considerada uma janela para o panorama artístico do país.

Cultura
19/10/2014 16h42

Pernambucanos fazem carnaval fora de época em apoio a Dilma

É carnaval em Pernambuco! Neste domingo (19), Recife e Olinda vão frevar em apoio a Dilma. Os blocos 'Eu acho é pouco' e 'Pitombeira dos Quatro Cantos', tradicionais no carnaval pernambucano, vão declarar apoio a Dilma com muito frevo e samba.

Cultura
19/10/2014 15h20

Ativistas protestam contra o fechamento do Museu da Maré, no Rio

Artistas, ativistas e moradores do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, e de outros locais da capital fluminense fizeram hoje (18) um ato em defesa do Museu da Maré. Durante todo o dia, eles promoveram atividades artísticas e participaram de fizeram performances para pedir a permanência no espaço na Avenida Guilherme Maxwell, que, desde 2003, é um centro de referência para os moradores da região. O ato terminou com uma passeata pela Avenida Brasil.

Cultura
19/10/2014 8h38

Juca Ferreira: Cultura brasileira, olhando para frente

A cultura é uma dimensão incontornável da nação, um componente central de qualquer estratégia sustentável de construção do país. E, por ser tão importante, deve ser tratada como um direito de todos os brasileiros.

Por Juca Ferreira*, no Le Mondi Diplomatique

Cultura
18/10/2014 16h29

Exposição do surrealista Salvador Dalí estreia na capital paulista

Conhecido por retratar sonhos e fantasias e também por manter um bigode extremamente fino e com as pontas levantadas para o alto, o artista catalão surrealista Salvador Dalí (1904-1989) será homenageado a partir deste domingo (19), em são Paulo, com uma mostra no Instituto Tomie Ohtake.

Cultura
17/10/2014 16h46

A destruição dos marcos de uma cidade na Oca

Mais de 200 fotos do acervo da Casa da Imagem, realizadas entre 1862 e 1972, recriam conexão entre São Paulo e seus habitantes. A exposição Memória Mutante pode ser visitada de terça-feira a domingo das 9h às 17h no parque Ibirapuera.

Cultura
17/10/2014 16h39

Livro discute atualidade do marxismo perante a crise capitalista

Com a crise econômica iniciada em 2008, especialistas voltaram a discutir o modelo capitalista, falando em fracasso deste sistema. Também, a partir daí, o marxismo tornou-se, mais uma vez, ferramenta crítica para análise e compreensão da conjuntura internacional, uma vez que esta filosofia tem a capacidade de se renovar na história. É assim que João Antonio de Paula, autor de “Crítica e emancipação humana: ensaios marxistas”, registra a atualidade e a importância deste pensamento crítico.