Cultura
03/03/2015 12h19

Obra de Abelardo da Hora ganha exposição na capital paulista

A obra “subversiva” do pernambucano Abelardo da Hora ganha uma exposição individual na Caixa Cultural São Paulo, na capital paulista. O lançamento é neste sábado (7) às horas. Sob a curadoria de Renato Maganhães Gouveias, as 101 obras selecionadas trazem ao público a faceta inquieta e generosa de Abelardo.


Cultura
02/03/2015 10h01

Ancine: ampliar participação do cinema brasileiro no mercado é desafio

O assessor internacional da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Eduardo Valente, disse na última sexta-feira (27) que a projeção do setor audiovisual brasileiro no mercado externo é um objetivo complementar para a entidade. Ele reconheceu que o país ainda precisa ampliar a presença de suas produções no mercado interno antes de dar prioridade às exportações. Valente participou na sexta-feira (27) do evento Rio Content Market.


Cultura
01/03/2015 14h23

Festival de teatro em São Paulo aborda tensão em zonas de conflito

A tensão nas zonas de conflito envolvendo Rússia e Ucrânia e Israel e Palestina é um dos temas da 2ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, evento que começa na sexta-feira (6) e apresentará 12 espetáculos de teatro da Rússia, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Ucrânia, Holanda, Colômbia, Itália, Israel e Brasil. A mostra será encerrada em 15 de março.


Cultura
01/03/2015 13h25

Exposição documenta nove primeiras décadas da fotografia no Rio

A cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1565, tinha 275 anos quando chegou ao Brasil uma das grandes novidades tecnológicas da primeira metade do século 19: a fotografia. Naquele ano (1840) começava o reinado do segundo imperador do Brasil, dom Pedro II, um entusiasta, incentivador e praticante da nova técnica, inicialmente utilizada apenas em retratos.


Cultura
01/03/2015 13h15

Hilda Hilst é homenageada em exposição na capital paulista

A Ocupação Hilda Hilst apresenta a trajetória de vida e artística da escritora, poeta e dramaturga em uma exposição aberta neste sábado (28) no Itau Cultural, na Avenida Paulista, região central da capital. São manuscritos, anotações cotidianas, fotos e vídeos com registros da artista declamando as próprias obras. A cenografia é baseada na Casa Sol, em Campinas, onde Hilda viveu por 38 anos, até a morte em 2004.


Cultura
01/03/2015 8h15

Ciência e tecnologia quer fatia maior no Fundo do Pré-Sal 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (foto), disse que espera recompor o orçamento da pasta com a regulamentação do Fundo do Pré-Sal. Ele acredita que um estudo elaborado pelo ministério pode convencer governo e Congresso sobre a importância de destinar recursos do fundo para o setor. No início do ano, o Planalto cortou gastos de todos as áreas na tentativa de equilibrar as contas públicas. Novos cortes são esperados após a aprovação do Orçamento de 2015.


Cultura
01/03/2015 8h01

Tarso Genro: Sobre a liberdade de escrever

Quando fixei residência em Porto Alegre, no início do ano de 1973, confessei ao querido amigo já falecido, Laci Osório, que o meu maior desejo como pretenso intelectual e ativo militante da esquerda “radical” (como dizem hoje alguns colunistas para estigmatizar a esquerda), era conhecer Érico Verissimo.

Por Tarso Genro*, na Carta Maior


Cultura
28/02/2015 16h16

Audiovisual é imprescindível para o desenvolvimento, diz ministro

Na noite desta sexta-feira (26), o ministro Juca Ferreira foi o convidado especial do encerramento oficial da quinta edição do Rio Content Market, um dos maiores eventos dedicados a negócios e exposição de conteúdo audiovisual no mundo. Com auditório lotado, Ferreira apresentou estratégias, diretrizes e investimentos do Ministério da Cultura (MinC) para o setor do audiovisual em 2015.


Cultura
28/02/2015 10h13

Projeto português de arte contemporânea inaugura mostra no Rio

Um projeto português de arte contemporânea, que já percorreu cidades como Nova York, Berlim, Barcelona e Bruxelas, chegou ao Rio de Janeiro, com a exposição inaugurada nesta sexta-feira (27) no espaço cultural Século Vinte, no bairro do Jardim Botânico, zona sul da cidade. A mostra Edições Carpe Diem exibe obras de cerca de 50 artistas plásticos de diversas nacionalidades, entre eles os brasileiros José Bechara e Tatiana Blass, a belga Jeanine Cohen e o português Manuel Caiero.


Cultura
28/02/2015 9h12

Casa de Rui Barbosa inicia revitalização de seu jardim histórico

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, no Rio de Janeiro, terá o primeiro jardim histórico do país nos moldes da Carta de Florença, da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco). A cerimônia do lançamento do projeto ocorreu nesta sexta-feira (27), na presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e coincidiu com a apresentação da nova presidenta da casa, Bia Calabre, historiadora e servidora da fundação.