Cultura
23/11/2014 8h33

Rappin Hood, consciente e na atividade

Para marcar o 20 de novembro de 2014, Dia da Consciência Negra, o editor do site da UNE, Rafael Minoro, bateu um papo com Rappin’ Hood sobre preconceito, começo da carreira, negro na política e manifestações.

Cultura
22/11/2014 15h20

SP: Festival nacional de teatro deve atrair 6 mil espectadores 

Com público estimado em 6 mil pessoas, o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) leva uma maratona de 47 apresentações, durante nove dias, ao interior do estado. O evento começou nesta sexta-feira (21) e segue até o próximo sábado (29), com produções voltadas tanto para o público adulto, quanto infantil.

Cultura
21/11/2014 18h30

Unesco reconhece capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade

No boletim da Rádio Vermelho desta sexta-feira (21) confira o anúncio da Unesco que reconhece a capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade. O programa também destaca: mais de 17 milhões de negros superaram extrema pobreza no Brasil, UJS participa do lançamento da campanha “16 dias de Ativismo” e presidente da Venezuela aprova conjunto de leis anticorrupção e de segurança.

Por Ramon de Castro, para a
Rádio Vermelho

Cultura
21/11/2014 15h11

Jimmy Ruffin, um espírito livre do Soul

Bastou a Jimmy Ruffin uma canção para se tornar comodamente na primeira fileira da história do Soul. Em What Becomes of the Broken hearted confessou que caminhava entre sombras buscando a luz, frio e sozinho em uma terra de sonhos desfeitos, o converteu em um clássico imperdível da famosa companhia Motown Records, um clássico que, através do intenso simbolismo de um amor perdido, piscou os olhos à luta pelos direitos civis que sacudia os Estados Unidos nos anos 60.

Por Michel Hernández, no Granma

Cultura
21/11/2014 15h04

Urda Alice Klueger: Churrasco de igreja

(Para meu amigo Adalberto Day e para meu pai, Roland Klueger)

Aquele aroma vem lá da minha infância mais antiga, do tempo em que ainda não tinha quatro anos, e é inesquecível e incomparável. Em dias de festa, e houve alguns naquele período em que começo a lembrar das coisas, meu pai fazia o perigoso braseiro no chão do rancho, rodeado por alguns tijolos, e meninas pequenas como eu ficavam proibidas de aproximar dali um dedinho que fosse.

Por Urda Alice Klueger*, para o Vermelho

Cultura
21/11/2014 14h45

Zumbi dos Palmares em sete canções

Esta quinta-feira (20) marca a data em que o líder quilombola Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695. Símbolo de luta e resistência pela liberdade dos povos, Zumbi é até hoje uma referência no combate ao racismo e a outras formas de preconceito.

Cultura
21/11/2014 12h42

Livro Dialética Radical do Brasil Negro ganha segunda edição

A segunda edição da obra de Clóvis Moura, Dialética Radical do Brasil Negro, será lançada na terça-feira (25) na Fundação Nacional das Artes (Funarte) em São Paulo. Durante o lançamento também acontecerá um debate sobre a questão racial no Brasil. Um dos expositores será Dennis de Oliveira, professor da USP e que concedeu uma entrevista exclusiva para a Rádio Vermelho sobre o tema.

Cultura
21/11/2014 10h57

Martinho da Vila canta “Kizomba” no Plenário do Senado 

O cantor e compositor Martinho da Vila, homenageado pelo Senado no Dia da Consciência Negra, entoou nesta quinta (20), no Plenário, os versos de Kizomba, Festa da Raça. Trata-se do samba-enredo com o qual a escola de Martinho, a Vila Isabel, foi campeã do Carnaval de 1988, ano do centenário da Abolição. “O meu sonho maior é o dia em que não houver necessidade de movimento negro no Brasil e nem de organizações para integração racial”, disse Martinho antes de cantar o samba.

Cultura
21/11/2014 10h53

Calle 13 lembra desaparecidos no México durante o Grammy Latino

O vocalista da banda porto-riquenha Calle 13, René Perez (conhecido como “Residente”), manifestou seu apoio à luta mundial para que se faça justiça sobre o caso dos 43 estudantes desaparecidos no México. Durante a apresentação do trio de rap alternativo no Grammy Latino, nesta quinta-feira (20), ele usou uma camiseta com a mensagem: “Ayotzinapa faltam 43”. 

Cultura
21/11/2014 8h33

Capoeira será reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade

Dança, luta e símbolo de resistência, a capoeira de roda será reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).