Notícias
12/12/2017 10h51

Começa no Rio o Festival Internacional de Cinema Feminino 

Evento começa na quarta-feira (12), e vai até o dia 18 de dezembro, no Centro Cultural do Banco do Brasil; produções que estarão no festival são dirigidas por mulheres, co-dirigidas ou com temáticas femininas; programação gratuita inclui curtas, longas, documentários, filmes experimentais e de animação para todas as idades


Notícias
11/12/2017 14h04

Desmonte da rede pública do Rio já conta com 231 escolas fechadas

Sob ataque do governador Pezão, rede estadual de ensino deixa de ofertar 95 mil matrículas, justamente nas regiões mais pobres, onde a presença do estado é mais importante.

Por Maurício Thuswohl*


Notícias
08/12/2017 19h10

Justiça do Trabalho mostra disposição contra reforma trabalhista

Decisão liminar da juíza Larissa Lopes no Rio de Janeiro favorável a trabalhadores sinaliza uma luz no fim do túnel para frear demissões em massa com base na reforma trabalhista, declarou ao Portal Vermelho Magnus Farkatt, advogado trabalhista e assessor jurídico da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em dois casos recentes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Justiça do Trabalho não aplicou a reforma trabalhista. 

Por Railídia Carvalho


Notícias
08/12/2017 12h44

Redução de investimento na indústria gerou 2 milhões de desempregados

Dois milhões de trabalhadores têm sentido na pele as consequências do processo de desmonte da indústria nacional. Valtenir Oliveira dos Santos faz parte desta estatística. O lixador industrial trabalhou no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e há um ano e meio foi demitido do emprego.


Notícias
07/12/2017 16h17

Exposição reúne fotos feitas por prostitutas durante Olimpíadas no Rio

No sábado (9), acontecerá a abertura da exposição de fotos "O que você não vê: a prostituição vista por nós mesmas" e o lançamento da edição especial do jornal "Beijo da Rua", no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A exposição reúne imagens feitas por pessoas que trabalharam em diferentes locais de prostituição na cidade do Rio de Janeiro durante o período dos Jogos Olímpicos e das Paralimpíadas, ao longo dos meses de agosto e setembro de 2016


Notícias
06/12/2017 13h59

Estácio demitiu 1.200 professores para rebaixar salários e terceirizar

O grupo de Ensino Superior Estácio de Sá demitiu nesta terça-feira (5) 1.200 professores. “É a ofensiva dos grupos empresariais que tratam educação como mercadoria e dispensam uma leva grande de professores para recontratar com valor mais baixo e sem os direitos ou como Pessoa Jurídica (PJ) ou terceirizados como autoriza agora a nova lei trabalhista”, declarou ao Portal Vermelho Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro-MG).

Por Railídia Carvalho


Notícias
05/12/2017 12h33

Ministério Público quer reparação para doenças causadas pelo Amianto

Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na semana passada decidiu pela proibição total do uso de amianto no país, o Ministério Público do Trabalho (MPT) quer garantir reparação dos prejuízos causados pela fibra.


Notícias
28/11/2017 11h10

RJ: Agressões a mulheres crescem no fim de semana e em dia de futebol

Mais da metade dos casos de agressão contra mulheres no Rio de Janeiro é praticada à noite, pelo próprio companheiro e dentro de casa. Além disso, os incidentes violentos aumentam nos fins de semana e em dias de partidas de futebol. Os dados fazem parte do Cadastro Nacional de Violência Doméstica e foram apresentados hoje (27) durante seminário sobre combate à violência de gênero realizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).


Notícias
27/11/2017 16h17

CTB-RJ realiza ato nesta terça contra racismo e violência de gênero

As cariocas de luta prometem lotar a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (28), às 16h pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e contra o racismo.


Notícias
27/11/2017 9h31

Moralistas perseguem colégio do Rio e boicotam trabalho sobre gênero

Informação falsa, amplificada por Eduardo Bolsonaro, fez escola mudar tema de apresentação. Professora teve celular divulgado e chegou a receber ameaças.

Por María Marín*