Notícias
25/04/2017 11h28

Pesquisadores e intelectuais lançam manifesto em apoio à Uerj

Quase 700 pesquisadores, professores e intelectuais de toda o Brasil lançaram nesta terça-feira um manifesto de apoio à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que enfrenta sua mais grave crise. Entre os apoiadores do manifesto estão Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo, Bresser-Pereira, Renato Janine e Maria Victória Benevides. Além de fazerem a defesa da Uerj, cobram do governo estadual soluções para o pleno restabelecimento das atividades da universidade.


Notícias
20/04/2017 11h17

Greve Geral: Bancários do RJ confirmam paralisação dia 28

Os bancários do Rio de Janeiro vão aderir à greve geral do dia 28 de abril e participar ativamente das manifestações programadas pelas Centrais Sindicais. A adesão ao movimento grevista foi definida em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (19). 


Notícias
18/04/2017 17h21

Márcio Ayer: A reforma da Previdência anula conquistas do trabalhador

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro promove nesta quarta-feira (19), às 19h, o debate “Crise e os Trabalhadores: Reforma da Previdência, Construindo a Nossa Opinião”. Participam a professora Maria Lucia Weneck, socióloga graduada em IFCS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Antonio José Alves Junior, graduado em Ciências Econômicas e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Notícias
05/04/2017 18h31

Maioria dos cariocas rejeita a frase “bandido bom é bandido morto”

Pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes (Ucam) mostra que 60% dos cariocas rejeitam a ideia de justiçamento expressa na frase “Bandido Bom é Bandido Morto”. A rejeição é maior entre as mulheres, pessoas de renda mais alta e religiosos praticantes, sobretudo evangélicos. A pesquisa investigou o perfil dos que apoiam ou rechaçam este tipo de concepção e analisou que valores alimentam a ideologia baseada na execução de criminosos.


Notícias
30/03/2017 18h06

Jandira Feghali: Ver um Brasil melhor

O samba é expressão autêntica de nossas dores e alegrias. Canta-se amores, vitórias e saudades com sentimento único. Até parte de nossa história se embala na harmonia dos pandeiros e cavacos.


Notícias
29/03/2017 13h11

Reformas de Temer cumprem roteiro do golpe

O rolo-compressor que atropelou a CLT com a liberação da terceirização segue em marcha para tentar esmagar outras conquistas da democracia, como aposentadoria, férias, 13º salário, irredutibilidade salarial, salário mínimo, descanso semanal remunerado, FGTS e demais garantias previstas no artigo 7º da Constituição. Não aceitamos esse massacre e nós trabalhadores devemos resistir!

Márcio Ayer*


Notícias
22/03/2017 14h51

Jandira Feghali: PCdoB, imprescindível

A chama da liberdade que aquece os sonhos do Partido Comunista do Brasil ainda é a mesma de 1922, quando o partido fora fundado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Notícias
15/03/2017 17h54

Seminário internacional discute papel das periferias urbanas

Encontro acontecerá nos dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira) de março, ​​ ​no Galpão Bela Maré, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, e reunirá intelectuais, pensadores e ativistas de 15 países, incluindo o Brasil. Entre os objetivos estão o fortalecimento da rede internacional de organizações que atuam nas periferias e a quebra de estigmas relacionados a estes territórios.


Notícias
13/03/2017 17h18

Para Jandira Feghali 15 de março será um grande dia de luta

Ao conclamar trabalhadores e o povo a participar do Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência, na quarta-feira (15), a deputada federal Jandira Feghali definiu a data como “um grande momento na luta contra a reforma da Previdência, a agenda regressiva de Temer e a retirada de direitos”. Jandira destacou ainda a ação unitária das nove centrais sindicais para construirem um grande dia de luta. Para ela, o impacto da mobilização no Congresso Nacional deverá ser grande. 


Notícias
13/03/2017 15h12

Jandira Feghali: O supermercado dos machistas

Até as janelas do Palácio do Planalto tremeram com tamanho atraso. Lá estava, no salão do palácio, o ilegítimo presidente da República tentando acenar virtudes no Dia 8 de Março. Em vão.