Geral
08/03/2017 19h19

Família quer exumar corpo do menino morto após ser expulso do Habib’s

Laudo do IML diz que ele morreu de ataque cardíaco e que há vestígios de uso de drogas. Família sustenta que João Victor foi agredido por seguranças do estabelecimento


Geral
08/03/2017 14h33

Cruzeiro estampa números da violência contra a mulher

Em parceria com a ONG Azmina, clube mineiro lança campanha no Dia Internacional da Mulher e muda o uniforme em jogo pela Copa do Brasil.


Geral
08/03/2017 11h22

Guadalupe Carniel: Mulheres, a arquibancada é nossa!

 Nunca se debateu tanto sobre os direitos das mulheres. E em semana de dia Internacional da Mulher não pode ser diferente. O futebol, assim como as mulheres, nos fascina, tira do sério e leva à loucura há anos. Mas nada mudou tanto quanto o papel da mulher, dentro e fora das quatro linhas.

Guadalupe Carniel*


Geral
07/03/2017 8h37

Lu Castro: Futebol feminino - unir para fortalecer

O texto desta semana vai como um desabafo e uma cobrança pesada a toda comunidade do futebol feminino, quer seja das protagonistas, quer seja de tudo que as cercam. Vai também como uma espécie de alerta sobre as desvantagens de mantermos a postura egoísta e melindrada que, até hoje, tem nos provado sua inutilidade e obstáculo no desenvolvimento pleno da modalidade.


Geral
06/03/2017 16h58

IBGE mostra que desigualdade de gênero e raça no Brasil perdura

As mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%). 


Geral
05/03/2017 10h50

Pessimismo político ou paz entre nós e guerra aos senhores?

A cientista política Ellen Wood foi precisa ao dizer que a ideia de pós-modernidade é caracterizada pelo pessimismo político. Também chamada de mal estar da modernidade, pode ser entendida como uma espécie de “ressaca” diante de todos os limites que a modernidade apresenta, como a crise do socialismo real, a possibilidade do colapso nuclear ou ambiental do planeta, a emergência de fanatismos e nacionalismos, as guerras, a barbárie, a miséria humana.

Por Igor Correa Pereira*


Geral
05/03/2017 8h57

Pedro, da maior ocupação da América Latina à universidade

 Pedro, de 20 anos, sobreviveu ao drama da desocupação do Pinheirinho e chegou a pedir dinheiro no semáforo para estudar. Acaba de ser aprovado em quatro universidades públicas.


Geral
05/03/2017 8h20

As transnacionais contra os Direitos Humanos

Em 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, em Minas Gerais, foi palco de um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, que resultou na morte de 19 moradores, desalojou centenas de famílias e enterrou o distrito de Bento Rodrigues e outras localidades vizinhas.

Por Reginaldo Nasser e Terra Bundini


Geral
04/03/2017 13h26

Anistia liga produtos Nestlé a trabalho infantil na Indonésia

Na Indonésia, crianças com apenas 8 anos trabalham horas a fio sob condições perigosas para produzir o óleo de palma usado na comida, cosméticos e outros produtos de algumas das marcas mais conhecidas do mundo, diz um relatório da Amnistia Internacional.


Geral
04/03/2017 13h03

G. Lukács - problemas do presente sob o prisma de um clássico

Uma matéria recente dá notícia da decisão de retirada da estátua de Lukács de um espaço público em Budapeste, na Hungria (1). As razões apontadas tanto poderão ser as derivadas do anti-comunismo, que grassa hoje nas nações que constituíam a chamada Europa de Leste, ou do anti-semitismo que acompanha o crescimento da extrema-direita nesses mesmos países (e que é utilizado, também, como instrumento de provocação). 

Por Alexandre Weffort*