Geral
19/03/2017 18h31

Rubens Pereira Jr: Pela leitura, STF acerta em decisão

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tomaram, em 8 de março, uma decisão que pode aumentar o nível de leitura no Brasil, seja por meio do número de leitores, seja em temos do quanto cada um lê. O órgão definiu que não pagarão impostos os livros eletrônicos (e-books), norma que já vale para os livros em papel.


Geral
15/03/2017 17h54

Seminário internacional discute papel das periferias urbanas

Encontro acontecerá nos dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira) de março, ​​ ​no Galpão Bela Maré, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, e reunirá intelectuais, pensadores e ativistas de 15 países, incluindo o Brasil. Entre os objetivos estão o fortalecimento da rede internacional de organizações que atuam nas periferias e a quebra de estigmas relacionados a estes territórios.


Geral
15/03/2017 17h37

Cidade mineira de Passos faz ato contra o desmonte da Previdência

Cerca de mil pessoas participaram de greve geral na cidade de Passos (MG) contra o desmonte da Previdência e o cumprimento de acordos assinados com o governo Pimentel. O ato teve a participação de sindicalistas e representantes de diversos sindicatos e movimentos sociais.


Geral
15/03/2017 16h40

No Piauí, freis apoiam luta dos trabalhadores em defesa da Previdência

Uma foto fez sucesso na internet nesta quarta-feira (15), dia de greve nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista. Frades capuchinhos da Fraternidade Santa Clara, em Teresina, no Piauí, publicaram uma imagem em apoio à luta dos trabalhadores e rapidamente ganharam a simpatia da rede.


Geral
14/03/2017 13h28

Cientistas desvendam formação de buracos negros

Os primeiros buracos negros gigantes cresceram rapidamente graças à "ajuda" de galáxias próximas, cuja luz não deixou as estrelas se formarem no interior do "embrião" dos futuros gigantes do universo, relata artigo publicado na revista Nature Astronomy.


Geral
13/03/2017 17h57

Lu Castro: Seleção feminina – dos talentos negros ao embranquecimento

O movimento mundial #8M segue além de sua data e adentra um recorte necessário quando falamos do futebol das mulheres. Temos a questão do gênero para debater e o fazemos diariamente, mas aprofundar a questão da raça dentro das quatro linhas se faz urgente.

Por Lu Castro*


Geral
13/03/2017 15h49

Como homens e mulheres se aposentam em outros países?

O repúdio à reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer (PMDB), está entre as pautas que foram levadas pelas mulheres às ruas neste 8 de março. Um dos pontos mais contestados é a equiparação da idade mínima de aposentadoria.

Por Étore Medeiros


Geral
11/03/2017 7h12

Associação dos Pós-Graduandos homenageia mulheres cientistas

Em referência ao Dia Internacional das Mulheres, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) homenageou mulheres com nos debates por mais espaços de poder e representatividade feminina na ciência no Brasil e no mundo. Na trajetória dessas cientistas destaca-se o enfrentamento para afirmarem sua capacidade e competência nos diversos ramos da ciência. Algumas delas, mesmo que não tenham sofrido diretamente certa discriminação de gênero, ainda dedicam suas pesquisas a temas de direitos sociais.


Geral
10/03/2017 18h53

Mulheres cientistas: por que ainda somos consideradas minoria?

Dentre 11 países, Brasil e Portugal são os países que mais contam com publicações científicas de mulheres cientistas, 49%. Na área de exatas as publicações científicas feitas por mulheres correspondem a apenas 25% do total no Brasil. Essa baixa representatividade das mulheres nas exatas é observada há anos sem que sejam necessárias pesquisas específicas.

Por Ana Paula Bueno*


Geral
10/03/2017 8h53

Ministério Público quer impedir cobrança de bagagens aéreas

O Ministério Público Federal pediu que a Justiça anule liminarmente as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizam as companhias aéreas a cobrar taxas para o despacho de bagagens a partir de 14 de março. A norma, que consta da Resolução nº 400, de 13 de dezembro do ano passado, vale para voos domésticos e internacionais. Segundo o MPF, “a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas”.