Geral
05/03/2017 10h50

Pessimismo político ou paz entre nós e guerra aos senhores?

A cientista política Ellen Wood foi precisa ao dizer que a ideia de pós-modernidade é caracterizada pelo pessimismo político. Também chamada de mal estar da modernidade, pode ser entendida como uma espécie de “ressaca” diante de todos os limites que a modernidade apresenta, como a crise do socialismo real, a possibilidade do colapso nuclear ou ambiental do planeta, a emergência de fanatismos e nacionalismos, as guerras, a barbárie, a miséria humana.

Por Igor Correa Pereira*


Geral
05/03/2017 8h57

Pedro, da maior ocupação da América Latina à universidade

 Pedro, de 20 anos, sobreviveu ao drama da desocupação do Pinheirinho e chegou a pedir dinheiro no semáforo para estudar. Acaba de ser aprovado em quatro universidades públicas.


Geral
05/03/2017 8h20

As transnacionais contra os Direitos Humanos

Em 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, em Minas Gerais, foi palco de um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, que resultou na morte de 19 moradores, desalojou centenas de famílias e enterrou o distrito de Bento Rodrigues e outras localidades vizinhas.

Por Reginaldo Nasser e Terra Bundini


Geral
04/03/2017 13h26

Anistia liga produtos Nestlé a trabalho infantil na Indonésia

Na Indonésia, crianças com apenas 8 anos trabalham horas a fio sob condições perigosas para produzir o óleo de palma usado na comida, cosméticos e outros produtos de algumas das marcas mais conhecidas do mundo, diz um relatório da Amnistia Internacional.


Geral
04/03/2017 13h03

G. Lukács - problemas do presente sob o prisma de um clássico

Uma matéria recente dá notícia da decisão de retirada da estátua de Lukács de um espaço público em Budapeste, na Hungria (1). As razões apontadas tanto poderão ser as derivadas do anti-comunismo, que grassa hoje nas nações que constituíam a chamada Europa de Leste, ou do anti-semitismo que acompanha o crescimento da extrema-direita nesses mesmos países (e que é utilizado, também, como instrumento de provocação). 

Por Alexandre Weffort*


Geral
03/03/2017 17h36

Comentarista da Globo ironiza estupro de Jane Fonda: "E eu com isso?"

O comentarista do noticiário matinal Bom Dia, Brasil, da TV Globo, e apresentador da Globonews, o jornalista Alexandre Garcia provocou revolta nas redes sociais na noite desta quinta-feira (2), depois de fazer um comentário irônico e de desprezo a respeito da declaração da atriz norte-americana Jane Fonda, que revelou ter sido estuprada quando era criança.


Geral
03/03/2017 12h54

As algemas e o controle estético social no carnaval de Salvador

Terminou o carnaval em Salvador e os fatos que marcaram este carnaval, como muitos outros, são os mesmos. Um absurdo e completo apartheid social, onde brancos e abastados tem direito a tudo...agora inclusive à tal pipoca (a rua, sempre rejeitada) e ainda mantém cadeira cativa nos suntuosos e exclusivos camarotes repletos de privilégios e ostentações que privatizam o espaço público.

Por Rita Honotorio*


Geral
02/03/2017 18h10

Penélope Toledo: Unidos do Futebol, nota dez!

Aos 48 do segundo tempo, no critério de desempate, a escola de samba são-paulina Dragões da Real foi vice do carnaval paulista. Sua coirmã Independente Tricolor foi vice da “Série B” e subiu. Em 2018 serão quatro escolas de torcidas organizadas no Grupo Especial. Futebol e carnaval, duas paixões nacionais cujos caminhos se entrelaçam.

Por Penélope Toledo*


Geral
02/03/2017 13h44

Globo Maranhão ignora grandes atrações do carnaval de São Luís

Três cantores nacionais, entre eles um maranhense: o cantor e compositor Zeca Baleiro; uma atração internacional, o jamaicano Cedric Myton, blocos carnavalescos locais e milhares de pessoas em festa na avenida Beira-Mar e na Praia Grande, marcos históricos da cidade.



Geral
02/03/2017 13h08

Cientistas revelam mais fatos sobre a "era do homem" na Terra

Os geólogos anunciaram o início do antropoceno, a "era do homem" na Terra, se baseando na descoberta de duas centenas de minerais.