Geral
19/11/2017 12h53

Da agricultura familiar vem a base da alimentação nacional

A agricultura familiar no Brasil é sinônimo de Nordeste. Os produtores da região respondem por metade do fornecimento de alimentos que chegam às mesas do País. Os nove estados reúnem quase 50% dos 4,4 milhões de empreendimentos desse segmento. O esforço nos últimos anos visa adensar as cadeias produtivas locais, incorporar novas culturas e tecnologias, aumentar a compra e ampliar os investimentos para reduzir os efeitos da seca.

Por Roberto Rockmann


Geral
18/11/2017 16h39

No Pará, dois mil indígenas cobram direito de usar nome étnico

Fabiano Soares dos Santos Tembé agora se chama Pytàwà Fabiano Warhyti Soares dos Santos Tembé e Márcia Vieira da Silva aguarda a mudança de seus registros. Assim que a questão burocrática for resolvida, ela poderá apresentar no seu documento de identidade o nome pelo qual se reconhece: Márcia Wayna Kambeba. O direito foi garantido por meio de um projeto do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ações Estratégicas (NDDH) da Defensoria Pública do Estado do Pará.

Por Lilian Campelo


Geral
18/11/2017 16h18

O Brasil da miséria voltou: Criança desmaia de fome em escola do DF

Fazia tempo que Brasil não convivia com notícias tão cruéis relacionadas à fome. Na última segunda-feira (13) – a informação veio à tona na sexta (17) – uma criança de 8 anos desmaiou de fome em uma escola pública do Distrito Federal.


Geral
18/11/2017 13h43

Mais ou menos médicos?

A implementação do programa Mais Médicos serviu para trazer à luz publica o escândalo que é o processo de formação e profissionalização dos médicos das universidades públicas. O governo teve que apelar para médicos cubanos, porque os médicos brasileiros, formados gratuitamente nas melhores universidades brasileiros, se negavam a ir atender as pessoas onde mais se precisa que eles atendam.

Por Emir Sader


Geral
18/11/2017 10h36

Lei sancionada por Doria põe em xeque ciclovias e ciclofaixas

Pelo menos uma das promessas do prefeito João Dória (PSDB) se concretizou em São Paulo. O tucano sancionou uma lei que estabelece novas regras para a cidade expandir seu sistema cicloviário, que conta com 468 km de ciclovias e 121,2 km de ciclofaixas de lazer, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

Por Ana Luiza Basilio


Geral
18/11/2017 9h02

Mulheres negras acumulam piores indicadores sociais no Brasil

Em relação às mulheres brancas, pretas ou pardas são mais pobres, têm menos oportunidade e estão sem perspectiva de mobilidade social.


Geral
17/11/2017 16h04

A ousadia de pensar o aborto: uma questão bioético-política

Segundo a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) realizada em 2016 e publicada em 2017, uma mulher por minuto pratica aborto no Brasil. Isso significa dizer que uma a cada cinco mulheres alfabetizadas entre 18 e 39 anos já fez um aborto. Ou seja: 4,7 milhões de mulheres já abortaram. Diante desses números, nos perguntamos: por qual razão pensar o aborto ainda gera tanto incômodo em uma parcela da população?

Por Fabio A.G. Oliveira*, Letícia Gonçalves** e Maria Clara Dias***


Geral
17/11/2017 15h48

A maioria pode decidir os direitos das minorias?

Os direitos de setores oprimidos ou marginalizados, muitas vezes minoritários do ponto de vista de sua expressão política, podem ser submetidos a votações dessa natureza, por mais interessante que sejam as formas diretas de participação no governo?

Por Renan Quinalha


Geral
17/11/2017 12h27

Escola Sem Partido é rejeitada em Taubaté

A Câmara Municipal da cidade de Taubaté, interior de São Paulo, debateu a inconstitucionalidade do Projeto Escola sem Partido - movimento que se diz contra a “doutrinação ideológica na escola”, mas que na realidade é um programa de censura foi derrubado pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB).


Geral
17/11/2017 11h57

Temer suspende novos cursos de medicina no Brasil

Numa medida que vai contra o interesse da população brasileira, que tem carência de médicos, Michel Temer decidiu atender ao lobby da categoria, que pretende manter sua reserva de mercado e os preços abusivos no atendimento.