Geral
10/01/2017 9h41

Brasil é alvo de capital estrangeiro na busca por aquisição de terras

Pelo mundo, mais de 30 milhões de hectares foram adquiridos por apenas 490 proprietários. Os dados da organização Grain referem-se ao ano de 2016 e contam – ainda que de maneira incompleta – a história recente do land grabbing, um fenômeno mundial que pode ser definido como a mega-aquisição de terras por investidores estrangeiros. Grandes corporações, fundos. A Grain avisa: essa tendência continua crescendo.


Geral
09/01/2017 14h31

Estão me proibindo de torcer pelo meu clube do coração

Antigamente eu era parte da festa. A arquibancada era uma extensão do campo e eu jogava junto com o meu time. E promovia um espetáculo lindo de cores, luzes e sons. Bandeiras tremulando, coreografias, cantos de incentivo durante os 90 minutos. Era gostoso, ajudava o meu clube e era bonito de arrepiar.

Por Penélope Toledo


Geral
06/01/2017 15h17

Governo Temer já acumula quase quatro carandirus

Com o massacre ocorrido na noite desta sexta-feira (06), na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), onde morreram ao menos 33 presos, já são mais de 400 mortes em presídio ocorridas sob o governo Temer. Apenas de outubro para cá, quando ocorreu o primeiro massacre na penitenciária de Monte Cristo onde morreram 25 presos, já são 118 mortos em massacres ocorridos em presídios no Brasil.

Por Julinho Bittencourt


Geral
06/01/2017 9h31

Complexo de Pedrinhas, da barbárie à plena dignidade humana (Parte 2)

A nova realidade do Complexo Penitenciário de São Luís, antigo Pedrinhas, atinge também a ala feminina. Antes marcada por brigas, tráfico de drogas e submissão de detentas à facções criminosas, hoje elas vivem em um ambiente seguro e cheio de possibilidades para uma nova vida além dos muros. Conversamos com quatro mulheres, cada uma com histórias, sonhos e motivos pelos quais “caíram” diferentes. Em todas, vimos um brilho no olhar de quem sabe que tem uma segunda chance.

Por Mariana Serafini


Geral
06/01/2017 8h51

Alma futeboleira

Quarta-feira (4) foi dia de clássico. E não era um qualquer, era simplesmente o mais romântico e charmoso da cidade de São Paulo, o derby dos imigrantes com o Juventus da Mooca e a Portuguesa como protagonistas.

Por Guadalupe Carniel*



Geral
05/01/2017 17h45

Complexo de Pedrinhas, da barbárie à plena dignidade humana (Parte1)

Falar em disputas cujo resultado são pessoas decapitadas pode remeter à Idade Média, mas trata-se de um cenário recente: Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. Durante a administração de Roseana Sarney (2009-2014), o presídio sofreu com os mais altos índices de violência do sistema carcerário brasileiro, as rebeliões com dezenas de mortes e detentos decapitados foram notícia no mundo. Há pouco mais de dois anos, a realidade de Pedrinhas é outra.

Por Mariana Serafini


Geral
05/01/2017 17h00

Craque se faz em casa

Além de preencher o vazio de futebol nesta época do ano e, assim, acalentar os nossos corações saudosos, a Copa São Paulo Jr. tradicionalmente revela grandes jogadores. Investir nas bases é uma boa opção em tempos de crise financeira e diante dos valores vultosos do mercado da bola.

Por Penélope Toledo*


Geral
05/01/2017 11h18

Tarifas de ônibus intermunicipais sobem em 945 linhas em São Paulo

Os preços das tarifas de 945 linhas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão reajustados a partir de domingo (8). O aumento afeta passageiros da Baixada Santista, de Campinas, Sorocaba, do Vale do Paraíba, Litoral Norte e da Grande São Paulo.


Geral
04/01/2017 17h44

No tapetão, não. Futebol se ganha dentro de campo

Pode parecer obviedade, mas no futebol se ganha e se perde. É preciso saber ganhar, respeitando quem perdeu. É preciso saber perder, aceitando a derrota e se recolhendo para lamber as feridas e se preparar para a vitória, como bem definiu o ex-presidente Lula sobre suas derrotas eleitorais.

Por Penélope Toledo*


Geral
04/01/2017 9h44

Ricardo Barros, o ministro do milagre das UPAs sem médicos

Meus amigos, eu tinha definido um pequeno recesso de final de ano para descanso depois de uma quadra de exaustivo trabalho. Entretanto, as últimas notícias do Ministério da Saúde divulgadas pelo ministro, alterando as normas e flexibilizando o funcionamento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), me deixaram indignado.

Por Arruda Bastos*