Geral
11/03/2017 7h12

Associação dos Pós-Graduandos homenageia mulheres cientistas

Em referência ao Dia Internacional das Mulheres, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) homenageou mulheres com nos debates por mais espaços de poder e representatividade feminina na ciência no Brasil e no mundo. Na trajetória dessas cientistas destaca-se o enfrentamento para afirmarem sua capacidade e competência nos diversos ramos da ciência. Algumas delas, mesmo que não tenham sofrido diretamente certa discriminação de gênero, ainda dedicam suas pesquisas a temas de direitos sociais.


Geral
10/03/2017 18h53

Mulheres cientistas: por que ainda somos consideradas minoria?

Dentre 11 países, Brasil e Portugal são os países que mais contam com publicações científicas de mulheres cientistas, 49%. Na área de exatas as publicações científicas feitas por mulheres correspondem a apenas 25% do total no Brasil. Essa baixa representatividade das mulheres nas exatas é observada há anos sem que sejam necessárias pesquisas específicas.

Por Ana Paula Bueno*


Geral
10/03/2017 8h53

Ministério Público quer impedir cobrança de bagagens aéreas

O Ministério Público Federal pediu que a Justiça anule liminarmente as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizam as companhias aéreas a cobrar taxas para o despacho de bagagens a partir de 14 de março. A norma, que consta da Resolução nº 400, de 13 de dezembro do ano passado, vale para voos domésticos e internacionais. Segundo o MPF, “a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas”.


Geral
08/03/2017 19h19

Família quer exumar corpo do menino morto após ser expulso do Habib’s

Laudo do IML diz que ele morreu de ataque cardíaco e que há vestígios de uso de drogas. Família sustenta que João Victor foi agredido por seguranças do estabelecimento


Geral
08/03/2017 14h33

Cruzeiro estampa números da violência contra a mulher

Em parceria com a ONG Azmina, clube mineiro lança campanha no Dia Internacional da Mulher e muda o uniforme em jogo pela Copa do Brasil.


Geral
08/03/2017 11h22

Guadalupe Carniel: Mulheres, a arquibancada é nossa!

 Nunca se debateu tanto sobre os direitos das mulheres. E em semana de dia Internacional da Mulher não pode ser diferente. O futebol, assim como as mulheres, nos fascina, tira do sério e leva à loucura há anos. Mas nada mudou tanto quanto o papel da mulher, dentro e fora das quatro linhas.

Guadalupe Carniel*


Geral
07/03/2017 8h37

Lu Castro: Futebol feminino - unir para fortalecer

O texto desta semana vai como um desabafo e uma cobrança pesada a toda comunidade do futebol feminino, quer seja das protagonistas, quer seja de tudo que as cercam. Vai também como uma espécie de alerta sobre as desvantagens de mantermos a postura egoísta e melindrada que, até hoje, tem nos provado sua inutilidade e obstáculo no desenvolvimento pleno da modalidade.


Geral
06/03/2017 16h58

IBGE mostra que desigualdade de gênero e raça no Brasil perdura

As mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%). 


Geral
05/03/2017 10h50

Pessimismo político ou paz entre nós e guerra aos senhores?

A cientista política Ellen Wood foi precisa ao dizer que a ideia de pós-modernidade é caracterizada pelo pessimismo político. Também chamada de mal estar da modernidade, pode ser entendida como uma espécie de “ressaca” diante de todos os limites que a modernidade apresenta, como a crise do socialismo real, a possibilidade do colapso nuclear ou ambiental do planeta, a emergência de fanatismos e nacionalismos, as guerras, a barbárie, a miséria humana.

Por Igor Correa Pereira*


Geral
05/03/2017 8h57

Pedro, da maior ocupação da América Latina à universidade

 Pedro, de 20 anos, sobreviveu ao drama da desocupação do Pinheirinho e chegou a pedir dinheiro no semáforo para estudar. Acaba de ser aprovado em quatro universidades públicas.