Geral
14/01/2017 9h46

Más condições das prisões facilitam crescimento de facções

O ano de 2017 começou com o novo capítulo de uma história velha. A morte de 60 detentos em presídios do Amazonas chamou atenção do país e chocou o mundo. Mais uma vez, a guerra de facções criminosas dentro de presídios brasileiros expôs a fragilidade do sistema penitenciário do país. Especialistas e profissionais que vivem de perto a rotina dos presídios mostram que o sistema é falho e contribui para episódios como de Manaus.


Geral
12/01/2017 18h19

Guadalupe Carniel: El potrero y la pelota (no) se manchan?

Maradona já nos alertou há tempos: lá nos idos dos anos 90 ele criticou ferozmente a FIFA e muitos diziam: "ah, é opinião de um jogador em franca decadência". O tempo passou e nos mostrou que algumas coisas ditas naquela época estavam certas, como a questão do "El potrero y la pelota no se manchan".



Geral
12/01/2017 10h57

Esse protofascismo que defende a morte dos presos no Brasil

As matanças em prisões brasileiras revelaram o subconsciente fascista de uma boa parte da população.

Por Juan Arias, do El Pais


Geral
12/01/2017 10h56

Dez anos depois, ninguém foi condenado por tragédia do metrô de SP

Dez anos depois do desabamento das obras da linha 4-amarela do Metrô de São Paulo, a serem completados nesta quinta-feira (12), ninguém foi responsabilizado pelo acidente que vitimou sete pessoas no local onde hoje está instalada a Estação Pinheiros.  


Geral
12/01/2017 7h43

FC Lampedusa, a história do time de refugiados apoiado pelo St. Pauli

Na segunda parte da reportagem no bairro de Sankt Pauli, em Hamburgo, a equipe amadora que revoluciona o que se entende por futebol — mais até que o próprio irmão famoso

Por Thales Machado, do Puntero Izquierdo


Geral
11/01/2017 16h34

“Sistema prisional não ressocializa e encarcerar não é solução”

Ex-secretário de Justiça do Ceará, o advogado Hélio Leitão aponta que os problemas do sistema penitenciário de seu estado são os mesmos do restante do país: excedente de presos, estruturas prisionais antigas, deficiência de pessoal. Para ele, são fruto de equivocada lógica punitiva e de encarceramento em massa. Com o Brasil em quatro lugar no ranking das maiores populações carcerárias, ele avalia que, além de o Estado não conseguir dar conta desse contingente, “o sistema não ressocializa”.


Geral
11/01/2017 15h18

St Pauli - O clube de futebol que vai além

Fomos até Hamburgo, na Alemanha, conferir os mitos, as verdades as histórias e as lições do bairro que abriga o time mais revolucionário do futebol mundial.

Por Thales Machado, do Puntero Izquierdo


Geral
10/01/2017 9h41

Brasil é alvo de capital estrangeiro na busca por aquisição de terras

Pelo mundo, mais de 30 milhões de hectares foram adquiridos por apenas 490 proprietários. Os dados da organização Grain referem-se ao ano de 2016 e contam – ainda que de maneira incompleta – a história recente do land grabbing, um fenômeno mundial que pode ser definido como a mega-aquisição de terras por investidores estrangeiros. Grandes corporações, fundos. A Grain avisa: essa tendência continua crescendo.


Geral
09/01/2017 14h31

Estão me proibindo de torcer pelo meu clube do coração

Antigamente eu era parte da festa. A arquibancada era uma extensão do campo e eu jogava junto com o meu time. E promovia um espetáculo lindo de cores, luzes e sons. Bandeiras tremulando, coreografias, cantos de incentivo durante os 90 minutos. Era gostoso, ajudava o meu clube e era bonito de arrepiar.

Por Penélope Toledo


Geral
06/01/2017 15h17

Governo Temer já acumula quase quatro carandirus

Com o massacre ocorrido na noite desta sexta-feira (06), na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), onde morreram ao menos 33 presos, já são mais de 400 mortes em presídio ocorridas sob o governo Temer. Apenas de outubro para cá, quando ocorreu o primeiro massacre na penitenciária de Monte Cristo onde morreram 25 presos, já são 118 mortos em massacres ocorridos em presídios no Brasil.

Por Julinho Bittencourt