Geral
19/10/2017 15h18

Menicucci: 'Minha condenação é a legitimação da cultura do estupro'

Em maio, ex-ministra de Políticas para Mulheres foi condenada por criticar fala do ator Alexandre Frota, por "apologia ao estupro"


Geral
19/10/2017 14h53

Lei Maria da Penha: Alteração ataca combate à violência contra mulher

Mudanças na Lei Maria da Penha são um retrocesso ao acesso das mulheres aos seus direitos e à justiça tanto em sua essência quanto na prática. O Projeto de Lei com as modificações - que aparentam trazer celeridade aos processos de violência contra a mulher - já foi aprovado no Senado e agora aguarda sanção de Michel Temer. 

Por Verônica Lugarini*


Geral
19/10/2017 13h09

Wagner Moura: Portaria do trabalho escravo é cruel e covarde

O ator Wagner Moura publicou um vídeo nas redes sociais declarando que é preciso resistir à portaria 1.129/2017 publicada pelo governo de Michel Temer atacando a legislação que combate o trabalho escravo. “Pessoas que comem com animais, que dormem em lona no mato, que trabalham por uma comida qualquer e trabalham até morrer. Não vai mais ser considerado trabalho escravo”, alertou. Segundo wagner, é preciso trabalhar para revogar a portaria, que ele classificou de "covarde, cruel e absurda”.


Geral
19/10/2017 10h26

'Ração humana' de Doria deverá ser alvo de CPI na Câmara

Feita a partir de alimentos fora do padrão e perto de perder a validade, a "Farinata" será distribuída para crianças na rede escolar. Em coletiva, prefeito hostilizou nutricionista.


Geral
19/10/2017 10h03

Cimi critica repressão a índios durante audiência pública na Câmara

Reunião convocada por deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), na Câmara Federal, discutiu nesta quarta-feira (18) o avanço do agronegócio sobre terras indígenas. Como forma de resistência, os indígenas tentaram acompanhar a discussão, mas foram impedidos; quatro deles foram presos e depois liberados no início da noite desta quarta. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) criticou a repressão aos indígenas na Câmara.


Geral
18/10/2017 15h27

Cortes de Temer ameaçam proposta de ensino dos Institutos Federais 

Até o dia 10 de outubro, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia receberam apenas 60% do investimento previsto para 2017. Do total de R$ 565 milhões foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC) somente R$ 339,4 milhões, de acordo com informações do Estado de S. Paulo.

Por Verônica Lugarini*


Geral
18/10/2017 11h04

Até quando o Brasil achará normal assassinar travestis?

O Brasil não possui dados oficiais sobre a violência contra pessoas trans. No Brasil, a condenação dos envolvidos no caso Dandara pode ser um marco simbólico, uma vez que o crime de homofobia ainda não é tipificado pela justiça brasileira. A ONG Rede Nacional de Pessoas Trans no Brasil contabiliza 115 casos só neste ano. O mais “emblemático” deles é o de Dandara dos Santos, no Ceará. Espancada e morta a tiros em fevereiro.

Por Vitor Valencio


Geral
18/10/2017 9h30

Entenda os 5 pontos de retrocesso da nova PNAB

A Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi publicada pelo Ministério da Saúde (MS) em Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. A política tem recebido críticas por parte do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e dos movimentos sociais, já que flexibiliza pontos que deveriam ser prioritários.


Geral
17/10/2017 15h41

Um em cada quatro jovens abandonará o ensino médio até o final do ano

A cada ano, quase 3 milhões de jovens abandonam a escola no Brasil. É o que apontou o estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, elaborado pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper) e divulgado nesta terça-feira (17).


Geral
17/10/2017 13h23

Ataques à educação acabam com o futuro da nação

No vídeo divulgado nesta segunda-feira (16), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) lista alguns projetos que põem a profissão docente e a educação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com sério riscos de falecimento sumário. “PEC do fim do mundo, terceirização, reformas trabalhista e da previdência, reforma do ensino médio, Lei da Mordaça”. E seguem reticências, porque as ameaças são infindáveis.