Geral
28/06/2016 18h24

Bancada do PCdoB na Câmara destaca comunidade LGBT

Parlamentares comunistas aproveitam a data celebrada nesta terça-feira (28) para reforçar luta contra intolerância no país.

Por Maiana Neves, do PCdoB na Câmara


Geral
28/06/2016 14h37

Em defesa do Direito do Trabalho, manifesto tem mais de 1.500 adesões

Mais de 1.500 magistrados do Trabalho, associados à Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA, em apenas uma semana, manifestaram, formalmente via e-mail à Presidência da entidade, adesão ao “Documento em Defesa do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho no Brasil”, elaborado e assinado por 20 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Geral
28/06/2016 12h42

Sezostrys: Araguaia, a perseguição aos camponeses e o golpe em curso

Centenas de camponeses que habitavam estas terras no início dos anos 1970 foram surpreendidos com a explosão do conflito armado, denominado Guerrilha do Araguaia, onde as forças militares chegaram e impuseram um verdadeiro estado de sítio e perseguiram, torturaram e executaram dezenas de militantes do PCdoB e por consequência, centenas de camponeses foram submetidos a todo tipo de barbárie. Tudo isso, proveniente do golpe dado à democracia brasileira em 1964.

Por Sezostrys Alves da Costa*


Geral
28/06/2016 10h58

Professor é afastado de escola no RS por “pregação ideológica”

No dia 20 de junho, Eduardo Mattos Cardoso, que lecionava História, Sociologia e Filosofia para o ensino médio, na Escola Estadual Maria Angelina Maggi, em Três Cachoeiras (RS), foi afastado de suas funções pela direção da escola, após um pedido de instauração, pelo Ministério Público de Torres, de procedimento para “apurar conduta incompatível com a atividade de docente consistente em apologia política em sala de aula, bem como em ausências em horários em que deveria estar lecionando”.


Geral
27/06/2016 20h03

Pela democracia, historiadores respondem aos ataques da mídia

Cada dia mais, a imprensa conservadora vem tentando censurar às mais diversas categorias de pensadores que denunciam a tentativa de golpe no Brasil. Neste último sábado (25), o colunista da Folha de S.Paulo, Demétrio Magnoli, publicou no referido jornal, um artigo, com esse viés, intitulado “Formação de Quadrilha”.


Geral
26/06/2016 9h57

Espetáculo na UnB homenageia mulheres mortas pela ditadura militar

O Instituto de Artes da UnB apresentará na próxima terça-feira (28) às 19 horas, o espetáculo Eu Chorei o Dia Inteiro Calada, que contará com a atuação dos alunos do IDA. A direção é de Jemima Bracho e a entrada é gratuita. O espetáculo acontecerá durante toda a semana, no mesmo horário e local, até o dia 2 de julho.


Geral
26/06/2016 8h37

Araguaia: 20 anos de luta pela Verdade, Memória e Justiça

Foi num dia perdido de junho de 1996 que encontramos em São Domingos do Araguaia (PA) – eu e o camponês Sinvaldo Costa - a fotografia de Antônio de Pádua Costa, o "Piauí", desaparecido político na guerrilha do Araguaia. A imagem, realizada pela repressão política, ensejou o ineditismo na comprovação de que, de fato, militantes políticos foram mortos e tiveram seus corpos ocultados pelo estado brasileiro.

Por Paulo Fonteles*, em seu blog


Geral
25/06/2016 12h34

Instituto Butantã começa a testar vacina contra dengue em todo o país

Os testes da terceira e última etapa da vacina contra a dengue, que já vinham sendo feitos desde fevereiro com 1,2 mil voluntários recrutados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), começaram a ser realizados também, nessa quinta-feira (23), com 1,2 mil voluntários na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), no interior paulista.


Geral
25/06/2016 9h39

Obras em barragem da Samarco-Vale foi causa de rompimento, diz MP

Relatório final do Ministério Público do Estado de Minas Gerais sobre o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG), aponta que o desastre teria sido motivado por obras na barragem. O rompimento ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 espalhando lama e rejeitos de mineração e deixou 19 pessoas mortas, causou destruição da vegetação nativa e poluiu a bacia do Rio Doce.


Geral
24/06/2016 18h30

Roberto Parentoni: O estupro e o Direito

A ocorrência envolvendo uma jovem menor de idade, que foi estuprada por supostamente 33 homens em uma favela do Rio de Janeiro, chamou a atenção da sociedade para este tipo de crime que, indiscutivelmente, é gravíssimo.

Por Roberto Parentoni*