Geral
23/07/2016 16h51

Lembrar Aloísio Teixeira em tempos de retrocesso na Educação

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Hélio de Mattos Alves escreveu artigo recuperando a trajetória do educador Aloísio Teixeira à luz do retrocesso iminente na área estimulado pelas ações do governo golpista de Michel Temer. Falecido há quatro anos, completados neste sábado (23), Aloísio atuou incansavelmente pela democratização do acesso da juventude brasileira ao ensino universitário.


Geral
23/07/2016 16h21

Convenção do PCdoB paulistano aprova apoio a Haddad nas eleições 

Aconteceu neste sábado (23), no centro de São Paulo, a convenção municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que aprovou o apoio ao atual prefeito Fernando Haddad (PT) nas eleições de outubro. O partido também deliberou pela chapa própria, que terá no total 72 concorrentes,entre candidatos e candidatas. O tema da convenção foi somos todos PcdoB.   


Geral
23/07/2016 14h58

Eleição: Carina Vitral tem pré-candidatura lançada no litoral paulista

O PCdoB de São Paulo lançou pré-candidaturas à prefeitura de Santos e Guarujá, primeira e terceira cidades mais populosas da região metropolitana da baixada santista, no estado de São Paulo. Os candidatos são Carina Vitral, estudante de economia da PUC e presidente licenciada da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Sidney Aranha, advogado e professor universitário, são os nomes que iniciam a onda vermelha e reforçam as ideias progressistas na disputa eleitoral em São Paulo.


Geral
22/07/2016 19h38

Para AGU e MEC, Escola sem Partido é inconstitucional

 O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, defendeu que a Lei estadual 7.800/2016, que institui o programa Escola Livre – baseado na proposta Escola sem Partido – em Alagoas, é inconstitucional.


Geral
22/07/2016 19h22

Página no facebook denuncia preconceito contra domésticas

Viraliza na internet a página do Facebook Eu Empregada Doméstica, que em poucas horas atingiu quase 20 mil curtidas. A rapper Preta Rara (Joyce Fernandes), criadora da página, conta que a ideia surgiu quando ela decidiu contar um episódio de sua vida como trabalhadora doméstica. A postagem gerou novos depoimentos enviados para Joyce compartilhando histórias de preconceitos vivenciadas por empregadas domésticas.  


Geral
22/07/2016 11h54

Ministro da Saúde sinaliza com o fim do programa Mais Médicos

Sem estipular prazos, Ricardo Barros afirmou que a contratação de médicos é prerrogativa dos municípios e que a carreira de Estado para esses profissionais feriria o pacto federativo.


Geral
21/07/2016 12h49

Guerra civil espanhola: Miguel Hernández e Rosario Dinamitera

Lorca não foi o único grande poeta assassinado pela contra-revolução fascista na Espanha. Neruda evoca com igual emoção a memória do jovem Miguel Hernández, que “de pastor de cabras se havia transformado em verbo militante” e recitava seus versos na primeira linha de fogo.

Por João Quantim de Moraes*, especial Grabois


Geral
21/07/2016 12h40

Patentes impedem redução de preço de tratamento da aids, diz relatório

Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra que patentes farmacêuticas impedem a redução de preços dos tratamentos modernos de HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico.


Geral
21/07/2016 10h27

O golpe, o doping, o terror e o baixo astral olímpico

No início tudo foi festa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia vencido o mensalão (a vanguarda do golpe, pra sondar o terreno) e pairava sobre altos índices de popularidade enquanto vibrava na Dinamarca ao lado de Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Carlos Arthur Nuzman e outros próceres da candidatura olímpica do Rio.

Por Luis Edmundo Araujo*, no blog Cafezinho


Geral
20/07/2016 9h09

80 anos da guerra civil: Fomos para lutar junto com o povo espanhol

Dando continuidade ao Especial realizado pelo Portal da Fundação Maurício Grabois sobre os 80 anos do início da guerra civil espanhola (1936-1938), o Portal Vermelho reproduz uma entrevista com o sindicalista Roberto Morena (1902-1978), membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro e ex-deputado federal. A entrevista foi editada pela revista italiana Realidade Brasileira em julho de 1976.