Geral
11/12/2017 18h46

Relatório sobre universidades: "há elefantes no céu"

Relatório sobre universidades do país parece dizer que há elefantes no céu. “Se você diz que há elefantes voando no céu, as pessoas não vão acreditar”, observava Gabriel García Márquez. “Mas se você disser que há 425 elefantes alados, as pessoas provavelmente acreditarão.”

Por Lira Neto*


Geral
11/12/2017 16h13

Tempos tenebrosos para a universidade brasileira

Na história da luta do povo brasileiro, a universidade sempre fora um foco de resistência contra os ataques das elites que por tantas vezes já atacaram nossos direitos e liberdades ou tentaram vender nossos patrimônios e acabar com a soberania de nosso país.

Por Iago Montalvão*


Geral
11/12/2017 15h39

O calvário da inovação científica do Brasil que teme dar marcha ré

Centro em Recife, que busca aumentar produtividade da agricultura, sofre com cortes. "A pesquisa não é algo que você para e retoma", lamenta coordenador-geral do CETENE.

Por Felipe Betim*


Geral
11/12/2017 14h51

Choque usa bomba e gás lacrimogêneo para impedir ciclistas de pedalar

A “Tradicional Descida Para Santos”, evento que todos os anos reúne milhares de pessoas em um passeio para reivindicar o direito de pedalar e a oficialização de uma ciclorrota entre a capital e o litoral, foi brutalmente reprimido pela Polícia Militar, que usou a Tropa de Choque, bombas e jatos d’água até mesmo contra crianças e idosos que estavam na descida.

Por Ivan Longo*


Geral
11/12/2017 14h04

Desmonte da rede pública do Rio já conta com 231 escolas fechadas

Sob ataque do governador Pezão, rede estadual de ensino deixa de ofertar 95 mil matrículas, justamente nas regiões mais pobres, onde a presença do estado é mais importante.

Por Maurício Thuswohl*


Geral
11/12/2017 13h10

Lira Neto mostra manipulação do Banco Mundial para privatizar o ensino

O escritor Lira Neto escreveu artigo em que contesta de forma contundente os argumentos utilizados pelo Banco Mundial para defender o fim da gratuidade das universidades públicas brasileiras.


Geral
11/12/2017 12h22

Jovem negra tem o dobro do risco de morte de uma branca no Brasil

Uma jovem negra no Brasil corre risco 2,2 vezes maior de ser morta do que uma jovem branca, segundo o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, divulgado hoje. Em 26 unidades da Federação – apenas o Paraná fica de fora –, a taxa de homicídios entre mulheres de 15 a 29 anos é maior entre as negras. Elas são ainda mais vulneráveis à violência em Estados como o Rio Grande do Norte, onde morrem 8,11 vezes mais do que as jovens brancas.


Geral
11/12/2017 11h04

Os Direitos Humanos para a gente do Recife

Em 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas gravou para o mundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos Já no seu preâmbulo, anunciava: “Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade...”. Os seus artigos entre outros gritavam e continuam a gritar:

Por Urariano Mota*


Geral
10/12/2017 16h08

Agrotóxicos como arma química: a permanente guerra agrária no Brasil

Os conflitos no campo brasileiro se assemelham à guerra. Guerra agrária que sempre foi latente e cuja base é calcada na formação socioeconômica dependente brasileira e na expropriação de terras de campesinos, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais para dar espaço ao latifúndio exportador de commodities, além de facilitar a acumulação primitiva do capitalismo para os países centrais.

Por Naiara Bittencourt e Alessandra Jacobovski*, da Terra de Direitos


Geral
10/12/2017 14h45

O Natal do ano passado foi duro, mas esse ano vai ser pior

O trabalhador de carteira assinada, a esta altura, já deve ter recebido, ou tem até o dia 20 deste mês para receber, o 13º salário de 2017. Já os 227 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro não receberam nem o 13º do ano passado. São mais 350 dias sem o benefício e quase dois anos vivendo de atrasos no pagamento. Além disso, muitos ainda estão sem receber os salários de outubro e novembro.