Geral
28/06/2017 13h35

Thiago Cassis : O título que “mudou a história”

No ano de 1976, o então chamado Club Atlético Defensor* surpreendeu a todos e conquistou o Campeonato Uruguaio. Deixou para trás os gigantes Nacional e Peñarol, e garantiu o título com uma vitória em casa por 2 a 1 frente ao Rentistas, na última rodada. Com gols de Alberto Santelli e Luis Cubilla. Até ai, além da novidade de um campeão diferente no certame uruguaio, nada demais.  


Geral
27/06/2017 18h05

Lu Castro:  São Paulo - breve dissecação da incompetência

Trago um assunto indigesto. Não trata, como de costume, do futebol das mulheres e suas nuances tão peculiares. Falo hoje com o coração de uma torcedora desalentada e com a razão com a qual procuro permear os rompimentos, as dificuldades e as feridas da vida.


Geral
27/06/2017 13h03

Especialistas promovem abaixo-assinado contra Lei da Queima de Arquivo

Entidades de especialistas em arquivologia e ciências da informação promovem um abaixo-assinado para pressionar a Câmara dos Deputados a barrar o avanço do Projeto de Lei 7.920/2027, de autoria do senador Magno Malta (PR-BA). A proposta autoriza a destruição de documentos públicos após sua digitalização. “Ao legalizar a destruição dos originais, a garantia de autenticidade dos documentos públicos poderá ser duvidosa e discutível, impossibilitando futura verificação”, afirmam.


Geral
27/06/2017 12h01

Cesar Locatelli: A “crise” da Previdência é mais uma balela

A maioria de nós, quando imagina o que é a Previdência Social, pensa em uma caixa ou em um fundo de investimentos, onde é guardado nosso dinheiro, que recolhemos enquanto estamos na ativa como trabalhadores, para quando estivermos mais velhos podermos recebê-lo de volta na forma de aposentadoria.

Por Cesar Locatelli




Geral
27/06/2017 8h07

Guadalupe Carniel: A (não) morte da Portuguesa

O desafio das nossas vidas é sempre conseguir subir. Aprendemos desde cedo que devemos tentar uma ascensão social; seja nos estudos, financeiramente, enfim. Buscamos sempre uma estabilidade que é idealizada; tentamos escalar um cume para isso (mesmo que o desafio de escalar seja só para tirar uma foto bonita e depois retornar). Mas, e descer? Cair mesmo ao ponto de chegar ao fundo do poço?


Geral
26/06/2017 13h52

Violação dos Direitos Humanos é prática no Brasil, dizem especialistas

Em maio deste ano o Brasil foi condenado pela Convenção Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por violar o direito às garantias judiciais de diligências em prazos razoáveis das 26 mortes resultantes de operações policiais nas chacinas de Nova Brasília, que aconteceram em 1994 e 1995 no Rio de Janeiro. No Dia Internacional de Apoio às vítimas de tortura, procuradores e entidades de direitos humanos afirmam que a impunidade permanece no país.


Geral
26/06/2017 10h38

Mercado procura formar crianças como adultos consumistas 

Erotização da infância, promoção dos valores e da cultura do consumismo, exclusão social, coleta clandestina de dados, exposição a vários tipos de práticas abusivas: essas são algumas das ameaças que habitam o reino da publicidade voltada para o público infantil hoje, é o que conta a diretora de Advocacy do Instituto Alana, organização da sociedade civil criada em 1994 e que desenvolve programas que buscam a garantia de direitos das crianças e de uma vivência plena da infância.


Geral
26/06/2017 10h09

O analfabetismo prospera com o declínio da escola, afirma especialista

A crise econômica e política no Brasil, que não parece ter data para acabar, vem afetando não apenas as taxas de emprego, a saúde e a segurança. A qualidade do ensino no país também vem sofrendo consequências. Especialistas na área de educação apontam que o quadro de anomia que vive o país pode ter impacto inclusive nos índices de analfabetismo. 


Geral
26/06/2017 8h17

Penélope Toledo: Por que o feminismo te incomoda tanto? 

“O machismo é o medo dos homens das mulheres sem medo.”
(Eduardo Galeano)

“Feminazis”, “mal-amadas”, “vitimistas”, “suvaco cabeludo”, “cheias de mimimi”, “vão lavar louça” etc etc etc. Por que será que mulheres lutarem por direitos e pela equidade de gênero, na arquibancada e fora dela, incomoda tanto???


Geral
25/06/2017 11h55

A esquerda e o debate sobre a desmilitarização das polícias

Há uma dificuldade da esquerda em lidar com o tema da segurança pública em função de uma série de conceitos que foram elaborados ao longo do tempo sobre as origens e causas da violência social, em sua maioria atribuída à pobreza. Há que se pesquisar mais.

Por Marco Rocha*, para o Portal Vermelho