Brasil
20/06/2017 17h58

Impunidade e lentidão da justiça marcam 12 anos do mensalão tucano

Ao que tudo indica, pelo menos até aqui, tucanos envolvidos em corrupção continuam a contar com uma "ajudinha", para continuar impunes. 

Por Helena Sthephanowitz


Brasil
20/06/2017 17h08

STF adia decisão sobre Aécio e concede prisão domiciliar a irmã

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu converter a prisão preventiva de Andrea Neves e Frederico Pacheco, respectivamente irmã e primo do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), em prisão domiciliar, com monitoramento com tornozeleira eletrônica. A decisão sobre a prisão do senador Aécio Neves foi adiada, sem prazo definido para retomar o debate, que depende do relator, o ministro Marco Aurélio.



Brasil
20/06/2017 16h54

Vitória dos trabalhadores, diz Vanessa sobre rejeição da reforma

Ao comentar a rejeição do projeto de reforma trabalhista, por 10 a 9, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta terça-feira (20), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) resumiu: “A vitória foi dos trabalhadores". A voz dos trabalhadores ecoou mais alto no Senado nesta terça-feira (20).


Brasil
20/06/2017 16h36

Reforma trabalhista desmente crise no sistema previdenciário

 A Constituição estabeleceu a dignidade humana e os valores sociais do trabalho como fundamentos da nossa República. Para efetivá-los, previu diversos direitos sociais, entre os quais o trabalho e a Previdência Social, mas também a educação, a saúde e a segurança.

Por Cirlene Luíza Zimmermann*, no Justificando


Brasil
20/06/2017 16h15

Saiba como votaram os senadores na derrota do governo

Nesta terça-feira (20), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou por dez votos a nove o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista. Apesar da votação apertada, o resultado representou uma derrota que fragiliza o governo num momento em que tentava demonstrar uma contraofensiva, diante da crise instaurada pela delação do empresário Joesley Batista.


Brasil
20/06/2017 15h59

“Governo tenta reduzir direitos indígenas”, diz comissária da ONU

Victoria Tauli-Corpuz, alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Indígenas, afirmou em entrevista à DW Brasil que a Fundação Nacional do Índio (Funai) está em risco, “enfraquecido de tal maneira que não há mais proteção” aos indígenas.


Brasil
20/06/2017 15h52

“Temer retira da massa as condições que lhe dão respeito como cidadão”

A democracia brasileira foi fortemente abalada por um golpe parlamentar, midiático e judicial. O contexto aponta a dificuldade de conciliar o interesse da ampla maioria do empresariado com a incorporação das massas assalariadas ao mercado. Nessas condições, as camadas dominantes passam a atuar, explicitamente, contra os direitos reconhecidos na Constituição. Grande papel, nesse cenário, é exercido pelo monopólio da mídia.


Brasil
20/06/2017 15h28

Temer minimiza derrota no Senado: “O que importa é o plenário”

A base aliada e o próprio governo davam como certa a aprovação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Para acelerar o trâmite da proposta, o relator do texto, o tucano Ricardo Ferraço (PSDB-PR), decidiu não alterar a proposta, já que alteração levaria o texto de volta para análise da Câmara dos Deputados.


Brasil
20/06/2017 14h20

Orlando Silva propõe anistiar imigrantes que vivem no Brasil

O deputado federal (PCdoB/SP) Orlando Silva protocolou nesta semana o Projeto de Lei (PL) 7876/2017, que institui a anistia aos imigrantes que buscam residência permanente no Brasil.


Brasil
20/06/2017 13h53

Relator conclui leitura de parecer da PEC das Diretas

O relator da Proposta de Emenda à Constituição 227/2016, a PEC das eleições diretas, deputado Espiridião Amin (PP-SC), concluiu nesta terça-feira (20) a leitura de seu parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. Em seu voto, Amim argumenta que a PEC que prevê a convocação de eleições diretas em caso de vacância da Presidência da República, não ofende nenhuma cláusula pétrea da Constituição Federal.