Brasil
01/04/2015 9h03

Entrevista: Renato Janine fala sobre escassez da cultura política hoje

Em sua primeira entrevista depois da indicação de seu nome pela presidenta Dilma Rousseff para a pasta da Educação, o filósofo Renato Janine, falou da sua visão da educação brasileira e  da cultura polítca. “A tendência para escassez de cultura política é achar que a origem de todos os males está sempre na corrupção. E sempre o corrupto é o partido que nós não gostamos. É o outro. Quando vejo esse tipo de discurso, a recusa de diálogo, me parece coisa infantil”, explicou.


Brasil
01/04/2015 0h00

Mídia burguesa mina qualquer possibilidade de avanço da democracia

Em seu comentário semanal, o jornalista Paulo Henrique Amorim mostra como a mídia burguesa interfere no avanço político e social do país e mina qualquer possibilidade de progresso em questões centrais como a taxação de grandes fortunas e a regulamentação da comunicação.


Brasil
31/03/2015 18h09

Redução da maioridade penal, entidades seguirão lutando para impedir

Entidades lamentam a aprovação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Os grupos dizem que seguirão atuando junto aos parlamentares e sociedade para tentar impedir a tramitação da PEC, que consideram retrocesso histórico.


Brasil
31/03/2015 16h37

Maranhão: Escolas que homenageavam ditadores têm nomes substituídos

No dia em que o golpe militar no Brasil completa 51 anos, o governo do Maranhão modifica a nomenclatura de todas as escolas que homenageavam personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial. As escolas que tiveram nome modificado passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes.


Brasil
31/03/2015 16h04

Extrema direita cresce e coloca em xeque avanços democráticos

Depois do dia 15 de março, há uma nova manifestação de direita convocada para o dia 12 de abril. Há quem argumente que tais protestos devem ser encarados como normais, pois o golpismo e o extremismo são minoritários. A maioria dos que foram às ruas no dia 15 está apenas farta de "tudo isso".

Por Antonio Lassance*, na Carta Maior


Brasil
31/03/2015 15h45

Deputados discutem mudanças em decreto de FHC sobre Petrobras

Os líderes da base aliada do governo pretendem criar uma comissão especial para debater o Decreto 2745 de 1998, herança do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que simplifica o sistema de compras da Petrobras. A regra é apontada como responsável por facilitar os atos de corrupção na estatal.


Brasil
31/03/2015 15h27

Ministro discute na Câmara mudanças em benefícios da Previdência 

O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, participou, nesta terça-feira (31), de audiência pública da Câmara para falar sobre as ações em desenvolvimento e metas a serem cumpridas este ano. O ministro também abordou os impactos sociais das novas disposições estabelecidas pela Medida Provisória 664 que altera critérios para obtenção de benefícios previdenciários. A audiência pública foi realizada em conjunto pelas comissões de Seguridade Social e de Trabalho. 


Brasil
31/03/2015 15h12

Momento é de articulação e rearticulação, diz Vannuchi

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Paulo Vannuchi, afirma que o momento atual é de "articulação e rearticulação" das forças políticas que apoiam o projeto liderado por Lula, e continuado por Dilma, que garantiu "grandes avanços", apesar dos problemas conjunturais.


Brasil
31/03/2015 14h47

Edinho: Um governo que já fez, tem condições de continuar fazendo

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, que tomou posse nesta terça-feira (31), disse que o governo passa por um momento de “turbulência e ajuste”, e salientou que o diálogo com a imprensa e a sociedade será ampliado.


Brasil
31/03/2015 13h56

Redução da maioridade penal é aprovada em comissão da Câmara 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou – sob protesto de movimentos sociais e parlamentares do PCdoB, PT, PSol, PPS e PSB - à admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra.