Brasil
26/04/2017 13h55

Parecer da reforma trabalhista afronta o direito ao trabalho no Brasil

O Brasil acompanhou na última semana o desespero da base parlamentar governista para aprovar a urgência na tramitação da Reforma Trabalhista (PL 6787/16) no âmbito da Câmara dos Deputados. A pressa por si só já diz muito sobre a proposta que se pretende aprovar ao longo da atual semana que antecede o 1º de maio.

Por Ana Prestes*


Brasil
26/04/2017 13h12

PCdoB entra no STF com mandado para suspender a Reforma Trabalhista

A bancada do PCdoB está entrando no Supremo Tribunal Federal (STF) com mandado de segurança para suspender a tramitação da Reforma Trabalhista na Câmara dos Deputados. A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA) e Rubens Pereira Jr (MA) explicam à imprensa os fundamentos jurídicos da iniciativa. Assista a transmissão da coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira em que o PCdoB faz o anúncio desta iniciativa.


Brasil
26/04/2017 12h18

Aprovação do governo Temer despenca e chega a 4% 

Pesquisa realizada pela consultoria Ipsos, mostra mais uma queda da aprovação do governo ilegítimo de Temer. Em março a aprovação era de 6% e agora é apenas 4%. Já a rejeição saltou de 62% para 75%. A razão principal é o temor da população com as consequências negativas das reformas trabalhista e previdenciária.


Brasil
25/04/2017 15h12

Comissão aprova reforma trabalhista, que pode ir a Plenário nesta 4ª

A comissão especial da Câmara destinada a analisar a reforma trabalhista aprovou, por 27 votos a favor e 10 contra, o parecer do relator Rogério Marinho (PSDB-RN) nesta terça-feira (25). O texto foi encaminhado ao Legislativo pelo governo Michel Temer e retira direitos dos trabalhadores, impondo o negociado pelo legislado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pretende votar a reforma em Plenário nesta quarta-feira (26).


Brasil
25/04/2017 12h56

Lula chama 87 testemunhas, Moro diz que é “excessivo”: Quem tem razão?

Ao responder aos embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-presidente Lula, o juiz Sergio Moro admitiu a possibilidade de rever a decisão de obrigar o ex-presidente a comparecer à oitiva de 87 testemunhas arroladas por seus advogados. No entanto, Moro condiciona a sua decisão impondo que a defesa aceite reduzir o número de testemunhas por ele considerar “excessivo”.

Por Dayane Santos


Brasil
25/04/2017 12h28

Comissão discute pedido para retirar reforma trabalhista da pauta

Os deputados da comissão especial da reforma trabalhista (PL 6787/16) discutem neste momento requerimento de retirada de pauta do projeto, apresentado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Benedita da Silva argumenta que não houve tempo para análise do novo substitutivo apresentado nesta terça-feira pelo relator, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).


Brasil
25/04/2017 11h57

Intelectuais, artistas e políticos lançam o Projeto Brasil Nação

Intelectuais, artistas, profissionais liberais, estudantes, lideranças políticas e sociais lançam na quinta-feira, dia 27 de abril, o manifesto do Projeto Brasil Nação, que já colheu mais de 7 mil assinaturas. O ato será às 18h, na faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo.


Brasil
25/04/2017 11h52

Dilma: Com Temer, Brasil vive um processo de retorno do neoliberalismo

Durante palestra que deu no seminário "América Latina: política, futuro, igualdade", promovido pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, na Cidade do México, nesta segunda-feira (24), a presidenta Dilma Rousseff criticou as políticas “neoliberais” adotadas pelo "governo ilegítimo de Michel Temer". “Não é uma questão única do Brasil: toda a América Latina está num processo de retorno ao neoliberalismo”, afirmou.


Brasil
25/04/2017 11h20

Lula sobre Lava Jato: Mentem e agora estão com dificuldade de provar

Em entrevista concedida à Rádio Cidade, do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre os desdobramentos da Operação Lava Jato. Ele disse que “quem está mais preocupado são as pessoas da Lava Jato que mentiram e agora estão com dificuldade de provar” as denúncias contra ele.


Brasil
25/04/2017 11h03

Centrais apostam em greve “contundente” na sexta contra reformas

As centrais sindicais apostam em uma paralisação “contundente” na próxima sexta-feira (28) contra as reformas trabalhista e da Previdência, a terceirização e “por nenhum direito a menos”. As entidades avaliam que o governo Temer enfrenta dificuldades para levar sua agenda adiante, enfraquecido e com baixa popularidade. Em reunião realizada na segunda-feira (24), na sede da Força Sindical, em São Paulo, dirigentes das centrais falaram, inclusive, na possibilidade de nova manifestação nacional.