Brasil
28/04/2016 11h52

Câmara cria novas comissões para abrir cargos a aliados de Cunha 

Após embate entre a bancada feminina e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o plenário da Câmara votou e aprovou, na noite desta quarta-feira (27), o projeto que cria duas novas comissões permanentes na Câmara – a de Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.  


Brasil
28/04/2016 10h36

Bancada feminina se insurge contra manobra de Cunha em votação 

A bancada feminina na Câmara deu o primeiro passo para afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, na sessão plenária na noite desta quarta-feira (27), quando ocupou a Mesa Diretora e obrigou a suspensão da votação. Em mais uma de suas manobras, Cunha queria votar a criação da Comissão da Mulher, com alterações no projeto original, comprometendo as conquistas das mulheres. 


Brasil
28/04/2016 7h08

Flávio Dino: É ilusão acreditar na consciência democrática da elite

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), concedeu entrevista à jornalista Cynara Menezes, do blog Socialista Morena, na qual fala de impeachment, do viés de baixa que vive a esquerda brasileira hoje, do neomacartismo crescente e de socialismo. Dino considera que algumas medidas de ajuste fiscal afastaram a base social do governo, que teria confiado na consciência democrática da elite brasileira, o que acabou se revelando uma ilusão.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:


Brasil
27/04/2016 19h28

STF suspende julgamento sobre dívidas dos estados com União

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta (27) suspender por 60 dias o julgamento das ações que tratam sobre o cálculo das dívidas dos estados com a União. A Corte atendeu a uma proposta do ministro Luís Roberto Barroso. Segundo o ministro, a questão não deveria ser judicializada e, durante o período de suspensão, deve ser decidida pelas partes e o Congresso Nacional.


Brasil
27/04/2016 19h21

Dilma: “Cunha é pecado original do impeachment”

A uma plateia formada por ativistas dos direitos humanos, a presidenta Dilma Rousseff disse, nesta quinta (27), que o processo de impeachment em curso no Senado coloca em xeque não só o seu mandato, mas a própria democracia e uma série de direitos. Ao reiterar que o pedido de impedimento tem problemas desde sua origem, ela disse que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o “pecado original” do impeachment.


Brasil
27/04/2016 18h05

Ministro reage a Temer: Desvincular benefícios do mínimo é um crime

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, reagiu com indignação à notícia de aliados do vice-presidente Michel Temer na investida golpista vão insistir na proposta de desvincular benefícios – incluindo os da Previdência – dos reajustes concedidos ao salário mínimo. Para Rossetto, tal desvinculação, que está na plataforma de um eventual governo Temer/Cunha, é "um crime".


Brasil
27/04/2016 17h42

Data Popular: brasileiro médio não compreende crise política

Enquanto aumenta o número de matérias no exterior com denúncias sobre o golpe em curso no Brasil, parcela significativa do brasileiro médio não compreende a crise política e, menos ainda, a narrativa do golpe. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Data Popular, para 75% da população – sobretudo das camadas C e D – o atual embate é fruto de uma briga de poderes das elites.


Brasil
27/04/2016 17h08

Dilma explica a garoto choro de alegria da mãe que recebeu casa

"Às vezes, as mães choram de alegria", disse a presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (26), ao pequeno Mateus. Ele havia reparado nas lágrimas no rosto da sua mãe Elisa, que recebeu, em Salvador, as chaves da sua nova casa, onde vai morar com os 4 filhos. "Bota tudo pra estudar", recomendou a presidenta, à beneficiária do Minha Casa, Minha Vida. 


Brasil
27/04/2016 16h52

Ministro da Saúde deixa cargo nesta quarta

Até o final do dia, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, deve entregar a carta de demissão para a presidenta Dilma Rousseff. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ministério, antes da coletiva de lançamento da campanha de vacinação contra a gripe. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Alvares, assumirá a pasta.


Brasil
27/04/2016 16h47

Debate no Senado revela que impeachment é golpe contra os pobres 

Uma audiência pública reuniu, nesta quarta-feira (27), professores e advogados contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. A audiência, requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), faz parte de um ciclo de debates sobre democracia e direitos humanos.