Brasil
23/02/2017 18h46

Efeito Temer: Negros e mulheres são mais vitimados pelo desemprego

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que mulheres e negros são os mais atingidos pelo aumento da taxa de desocupação (desempregados, subempregados e dos que querem trabalhar e não conseguem). Entre os que se autodeclaram negros o percentual é de 14,4% (entre os autodeclarados brancos é de 9,5%) e entre as mulheres é de 13,8% enquanto a dos homens é de 10,7%.

Por Railídia Carvalho


Brasil
23/02/2017 17h37

Racha no PMDB: Vice-presidente da Câmara rompe com Temer

A escolha Osmar Serraglio (PMDB-PR) para o Ministério da Justiça parece que não foi uma escolha da bancada como disse o próprio Serraglio à imprensa. O vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), anunciou nesta quinta-feira (23) seu rompimento pessoal com Michel Temer depois da escolha, pelo presidente, de Serraglio para substituir Alexandre de Moraes, nomeado ministro na vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).


Brasil
23/02/2017 16h30

Brasil pós-Serra: sem atenção dos EUA e enfraquecido na América Latina

Durante a rápida passagem pelo ministério das Relações Exteriores – apenas nove meses – a atuação de José Serra foi um fracasso completo. Tentou usar a chancelaria brasileira para fazer palanque ideologizado, discurso que além de não sustentá-lo muito tempo sob os holofotes, estagnou a política externa nacional. Sem a atenção dos Estados Unidos que tanto desejava e enfraquecido na América Latina, o ex-ministro deixa um dos piores legados dos últimos anos na pasta.

Por Mariana Serafini


Brasil
23/02/2017 16h09

Articulador da reforma da Previdência é conselheiro da Brasilprev

A Pública Central do Servidor, entidade que representa servidores públicos da ativa e aposentados dos três Poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), denunciou o secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, por conflito de interesses. Segundo a Pública, Caetano, que é um dos articuladores da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo, ocupa também cargo de conselheiro na Brasilprev, uma das maiores empresas de previdência privada do país.


Brasil
23/02/2017 15h44

Centrais reafirmam unidade contra o desmonte da Previdência

O auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo ficou lotado na manhã desta quinta-feira (23), quando sindicalistas e acadêmicos se reuníram para inaugurar a 13ª Jornada Nacional de Debates do DIEESE. A mesa de abertura, com representantes de nove centrais sindicais, serviu de palco para a reafirmação da unidade sindical contra a Reforma da Previdência do governo Temer (PEC 287).


Brasil
23/02/2017 15h39

Requião compara Reforma da Previdência com Lei dos Sexagenários

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) conclamou a população a resistir e reagir contra a “ditadura do capital financeiro global” imposta pelas medidas do governo de Michel Temer (PNDB) que, segundo ele, está comprometido com ideais neoliberais que estariam saturados e em desuso mundo afora.


Brasil
23/02/2017 14h28

Temer atende pressão do PMDB e escolhe Serraglio para a Justiça

Segundo fontes do Planalto citadas pela agência Reuters, Michel Temer escolheu o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) como novo ministro da Justiça, para substituir Alexandre de Moraes, nomeado ministro na vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).


Brasil
23/02/2017 14h04

Tijolaço: Caminho para retomada do crescimento é inclusão

O jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço, repercutiu nesta quinta-feira (23) pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que subiu de 21,2% para 22,2% a taxa de desempregados, subempregados ou dos que querem trabalhar e não conseguem. “Os números do IBGE mostram que da ponta do consumo também não virá [a retomada do crescimento]: como expandir consumo com um quarto dos ‘empregáveis’ desempregado ou subempregado?”, questionou. 


Brasil
23/02/2017 12h20

Governo fecha unidades do Farmácia Popular e já planeja extinção

O programa símbolo na área de saúde, o Farmácia Popular, entrou no pacote de extinções do governo de Michel Temer (PMDB), que anunciou que pretende extinguir as unidades próprias, mantidas com recursos do Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, para manter apenas a rede de farmácias particulares credenciadas.


Brasil
23/02/2017 12h08

Previdência: CUT lança ''Aposentômetro'' em parceria com o Dieese

Na terça-feira (21), a CUT lançou o “Aposentômetro”, uma calculadora que ajudará trabalhadores e trabalhadoras a descobrir com qual idade se aposentarão, caso seja aprovada a Reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. O projeto de Temer aumenta a idade mínima para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, do campo e da cidade; e aumenta o tempo de contribuição de 15 anos para 25 anos.