Brasil
23/09/2016 19h14

Haroldo Lima: Debater mais, para esclarecer

Na reta final, a campanha eleitoral em Salvador precisa suprir deficiências da sua etapa inicial. Distinguir com nitidez as características das propostas em confronto é um dos objetivos a serem atingidos.


Brasil
23/09/2016 18h41

Sindicalistas repudiam postura do STF que “antecipa” reforma de Temer

Em sintonia com o Legislativo, o governo Temer ataca a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e tem como prioridade impor decisões de acordos coletivos sobre a lei trabalhista em prejurízo aos trabalhadores. Nessa disputa, decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favoreceu a agenda patronal, incorporada pelo atual governo. Sindicalistas repudiam recentes decisões daquele tribunal e mostram disposição para a resistência.

Por Railídia Carvalho


Brasil
23/09/2016 18h13

Estão passando de todos os limites, diz governador da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou nesta quinta-feira( 22) a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na 34ª fase da Operação Lava Jato, e criticou a atuação de alguns juízes e promotores.


Brasil
23/09/2016 18h00

Mercadante: Reforma do ensino médio é golpe e camisa de força

O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante voltou a criticar, nesta sexta-feira (23), a proposta de reforma do Ensino Médio encaminhada pelo governo Temer por meio de média provisória ao Congresso Nacional. Para Mercadante, a flexibilização da grade curricular, sem a fixação do que deve ser oferecido a todos como dever do Estado, vai legalizar a desigualdade de oportunidades de aprender.


Brasil
23/09/2016 17h58

Paulinho da Força quer repatriar recursos

Na semana retrasada, a sigla Solidariedade, chefiada com mãos-de-ferro pelo deputado Paulinho da Força, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando que os políticos também possam repatriar a grana que têm escondida em contas secretas no exterior.

Por Altamiro Borges*, em seu blog


Brasil
23/09/2016 16h15

ONU Mulheres pede compromisso de candidatos com igualdade de gênero 

Para garantir o compromisso de candidatas e candidatos nas eleições deste ano com a igualdade de gênero, a ONU Mulheres lançou, nesta sexta-feira (23), em Brasília, a plataforma digital “Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade”. A plataforma, que surge do entendimento de que uma sociedade só pode ser chamada de democrática com participação igualitária entre homens e mulheres,  quer incentivar o debate sobre a igualdade de direitos entre mulheres e homens nas eleições municipais deste ano.


Brasil
23/09/2016 16h02

GGN: O império do Grupo Globo em paraísos fiscais

Novas revelações de paraísos fiscais foram divulgadas em mais uma série do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). O jornal alemão Süddeutsche Zeitung teve acesso a 1,3 milhão de documentos sobre mais de 175 mil offshores entre 1990 a 2016. Apesar de receberem destaques casos relacionados a políticos de diversos países, o GGN revela, agora, que no Brasil os dados do Grupo Globo também integram os mais de 38 gigabytes de empresas.


Brasil
23/09/2016 15h36

Chico Lopes: "Reforma do Ensino Médio é desastrosa"

A Medida Provisória enviada pelo Governo Federal impondo uma reforma do Ensino Médio de forma apressada e atrapalhada é desastrosa para a educação brasileira e precisa ser retirada. A avaliação é do deputado federal e professor Chico Lopes (PCdoB-CE), para quem os prejuízos para estudantes, professores e pais serão extremamente graves, caso a medida não seja contornada, após forte reação negativa das entidades atuantes na educação e de inúmeros setores da sociedade.


Brasil
23/09/2016 15h21

Anistia ao caixa 2? Então abram as cadeias e soltem os presos

Na última segunda-feira (19), mais uma tentativa de manobra contra a democracia e a honestidade se fez presente na Câmara dos Deputados. Ocorre que alguns deputados tentaram votar, às escondidas, uma proposta que tiraria a responsabilidade de quem cometesse a prática do caixa dois - uso de dinheiro não declarado à Justiça em campanhas eleitorais - até a sanção da lei.

Por Davison Coutinho*, no Jornal do Brasil


Brasil
23/09/2016 14h47

Mudança no ensino médio tem apenas efeito midiático, diz Castioni

O anúncio de mudança do ensino médio feito pelo governo ilegítimo de Michel Temer tem apenas efeito midiático. E a apresentação da proposta por meio de Medida Provisória enviada ao Congresso demonstra o caráter autoritário do governo golpista. O professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Remi Castioni, explica a avaliação que é feita por especialistas como ele e compartilhada por parlamentares da oposição.