Brasil
22/04/2014 20h25

Senado aprova Marco Civil da Internet que segue à sanção

O Senado aprovou por unanimidade o marco civil da internet. Uma manobra regimental do governo possibilitou a inversão de pauta e colocou o projeto como primeiro item da Ordem do Dia desta terça-feira (22). O interesse da base foi a aprovação rápida e sem emendas para que o projeto vire lei durante o seminário Netmundial, que ocorrerá em São Paulo a partir desta quarta-feira (23).

Brasil
22/04/2014 17h42

Parlamentares anunciam apoio a reforma política popular 

Pesquisa feita a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indica que 85% dos brasileiros entrevistados são a favor de uma reforma política e 78% contra o financiamento das campanhas eleitorais por empresas. Esses números foram destacados na entrevista coletiva e no ato político, realizado nesta terça-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando foi lançada a Coalizão Parlamentar pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. 

Brasil
22/04/2014 16h07

Aliados planejam recorrer contra CPI exclusiva

Os senadores aliados ao governo da presidenta Dilma Rousseff já articulam uma estratégia para evitar a instalação imediata de uma CPI que investigue exclusivamente a Petrobras, como quer a oposição. Caso a decisão da ministra Rosa Weber, que pode sair nesta terça-feira (22), seja favorável a uma comissão restritiva à estatal, o plano é levar o caso ao plenário do Supremo Tribunal Federal.

Brasil
22/04/2014 16h01

"Sabemos que ele não volta", diz filho de Lula sobre eleições

Vereador por São Bernardo, no ABC Paulista, o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcos Lula (PT), diz que a família vê como "brincadeira" o movimento para que o ex-presidente volte para a política como candidato a presidente da República. "Eu conversei com meu pai, em ritmo de brincadeira até. Sabemos que ele não volta, que a candidata dele é a Dilma. Por isso tratamos como brincadeira", declarou.

Brasil
22/04/2014 15h44

Forças Armadas devem um mea culpa ao país, afirma Dallari

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, diz que as Forças Armadas são a únicas instituições do estado brasileiro que ainda não assumiram responsabilidades pelos crimes contra os direitos humanos praticados durante a ditadura. Em entrevista a Oswaldo Colibri Vitta, na Rádio Brasil Atual, ele observa que a estrutura atual das Forças Armadas não tem nada a ver com a que participou desse processo.

Ramon de Castro, para
Rádio Vermelho, com informações da Rede Brasil Atual


Brasil
22/04/2014 14h17

Marco Civil da Internet está pronto para votação no Senado

Está pronta para votação no plenário do Senado a proposta do Marco Civil da Internet (PLC 21/2014). Com alguns ajustes de redação, o texto votado pela Câmara dos Deputados foi aprovado nesta terça-feira (22) pelos senadores das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Ciência e Tecnologia (CCT).

Brasil
22/04/2014 13h33

Reforma política democrática para aumentar protagonismo do povo

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, movimento que reúne o apoio de 95 das mais importantes entidades e movimentos da sociedade civil brasileira, lança a Cartilha do Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, com o objetivo de difundir amplamente e popularizar as propostas que fazem parte do Projeto de Lei nº 6.316, de 2013.

Por José Carlos Ruy*

Brasil
22/04/2014 12h26

Eleições presidenciais, alianças estaduais e programa da disputa

O quadro das pesquisas da disputa presidencial está relativamente congelado. Dilma tem vantagem, oscila mas a oposição não cresce. É pouco provável que isso se altere significativamente até junho-julho. Haverá a Copa Mundial, cujo efeito eleitoral é imponderável. A oposição está concentrada em desconstruir a imagem de Dilma no plano político, e a situação econômica tem, rigorosamente, pouca probabilidade de atingir os índices de Dilma.

Por Walter Sorrentino*

Brasil
22/04/2014 12h11

Oposição usa ato solene para atacar governo

José Reinaldo, editor do Portal Vermelho, em sua coluna “Ponto de Vista”, rebate os ataques feitos por Aécio Neves (PSDB) durante a 63ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, nesta segunda-feira (21). “O tucano atacou duramente o governo da presidenta Dilma e tripudiou sobre a etapa progressista que o Brasil vive desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, em 2002”, disse.

Ramon de Castro, para 
Rádio Vermelho

Brasil
22/04/2014 11h59

Conselho Nacional de Direitos Humanos deve ser votado na Câmara 

Os deputados federais aprovaram, na semana passada, um requerimento de urgência para votação definitiva do projeto de lei que cria o Conselho Nacional de Direitos Humanos. O projeto tramita há 20 anos no Congresso Nacional e é responsável pela reestruturação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Com o pedido de urgência, o projeto deverá ser votado nos próximos dias.