Brasil
25/04/2015 15h01

Condenação à xenofobia segue em foco na África do Sul

A condenação aos ataques contra cidadãos estrangeiros na África do Sul e a atuação do governo para tratar de que estes fatos não se repitam são os temas mais destacados da mídia na última semana.


Brasil
25/04/2015 10h38

Temer pode estar por trás do racha entre Renan e Cunha, diz analista

As consequências do embate entre os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda são incertas. Mas o movimento de Renan pode ser interpretado como uma não muito sutil influência de Temer, a quem pode interessar isolar e minar a liderança de Cunha, além de refletir a atuação do vice-presidente da República como articulador político de Dilma Rousseff, tarefa que assumiu no início do mês


Brasil
25/04/2015 10h08

Em vigor, Marco Civil da Internet busca consenso para regulamentação

Com um ano completado nesta semana, o Marco Civil da Internet aguarda regulamentação para detalhar, de forma mais precisa, pontos importantes e polêmicos da lei que também é chamada de Constituição da Internet. Apesar de a regulamentação não ter sido finalizada – sob a justificativa de se buscar um texto o mais consensual possível, de forma a facilitar sua tramitação no Legislativo – governo e provedores têm comemorado os benefícios do Marco Civil para aqueles que usufruem da grande rede.


Brasil
25/04/2015 9h59

Cunha apressa reforma política; para movimentos, é contrarreforma

Eduardo Cunha diz que prazo dos deputados para discutir tema vai até dia 25 de maio ou encaminhará matéria direto para plenário. Parlamentares alertam que agenda proposta não é a cobrada pela sociedade


Brasil
25/04/2015 9h38

CNBB critica terceirização e redução da maioridade penal

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira(24) nota sobre a conjuntura do país, com críticas ao projeto de lei que regulamenta a terceirização de mão de obra nas empresas e à proposta de redução da maioridade penal. A nota foi divulgada no encerramento da 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Na reunião também ocorreu a cerimônia de posse de dom Sérgio da Rocha na presidência da CNBB.


Brasil
25/04/2015 8h32

Entidades reforçam luta pela interatividade na TV digital

A batalha pela democratização e acesso à comunicação no Brasil envolve diversas entidades e agentes sociais, esse mesmo movimento tem encabeçado mais uma luta: a do acesso à TV digital interativa. Em 2016 o Brasil começará o apagão analógico nas cidades de mais de 1 milhão de habitantes, os que não tiverem caixa de conversão para o sistema ou um aparelho mais moderno de TV, não terão acesso à tecnologia.


Brasil
25/04/2015 0h00

Receita Federal já recebeu 14,6 milhões de declarações do IRPF 2015

A Receita Federal recebeu até esta quarta-feira (22) mais de 14,6 milhões declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo para enviar o documento termina no dia 30 de abril e são esperadas 27,5 milhões de declarações.


Brasil
24/04/2015 16h58

Trensalão: MP-SP pede prisão de executivo da Alstom

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pediu à Justiça a prisão preventiva de César Ponce de Leon, executivo da Alstom, acusado dos crimes de fraude a licitação e formação de cartel, em contratos firmados com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


Brasil
24/04/2015 16h46

Unger afirma que terceirização aumenta precarização no trabalho

Em entrevista ao programa Brasilianas.org, de Luís Nassif, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, defendeu a criação de uma legislação que caminhe ao lado do regime CLT e criticou duramente a proposta que agora segue para o Senado, argumentando que se trata de uma forma de “abrir as portas para a insegurança econômica”.


Brasil
24/04/2015 16h38

José Américo: O tropeço de Sérgio Moro

O episódio da prisão e subsequente soltura de Marice Corrêa de Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, é um importante alerta para sociedade brasileira. Na ânsia de levar ao limite o uso da restrição de liberdade como ferramenta de intimidação de suspeitos – logo, presumidamente inocentes –, o juiz Sérgio Moro cometeu, até aqui, o seu erro mais grave.

Por José Américo*, deputado estadual pelo PT