Brasil
24/05/2016 19h57

Temer pode excluir 10,5 mi de famílias do Bolsa Família, diz estudo

Caso o programa do PMDB intitulado "Travessia Social - Uma ponte para o futuro" seja levado adiante pelo presidente interino Michel Temer, 10,5 milhões de famílias serão cortadas do programa Bolsa Família, o que significa que 39,3 milhões de pessoas deixariam de receber o benefício. A conta é da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, que divulgou nesta terça (24) um estudo que aponta o risco de regressão nas políticas sociais no país. 


Brasil
24/05/2016 19h15

Lula pede que STF reconheça legalidade de sua posse como ministro

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do ministro Gilmar Mendes que arquivou duas ações que questionavam sua nomeação como ministro da Casa Civil. 


Brasil
24/05/2016 19h04

Ministério Público desmente matéria da Veja contra Lula

 A revista Veja foi objeto de mais um desmentido envolvendo reportagens contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota oficial, o Ministério Público Federal negou ter feito ligação entre participação de Lula em negócios que favoreceram a construtora Odebrecht.


Brasil
24/05/2016 18h08

Frear Lava Jato é uma das causas do golpe; cortar direitos é a central

Para o economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, a tentativa de barrar as investigações da Operação Lava Jato - explicitada no áudio do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá - é uma das causas por trás do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A principal, contudo, seria reduzir direitos sociais e dos trabalhadores, avaliou.


Brasil
24/05/2016 18h00

Com anúncio de medidas neoliberais, Temer quer desviar foco de Jucá

O economista e professor da UFRJ, João Sicsú, avaliou que as medidas anunciadas nesta terça (24) pelo presidente interino Michel Temer (PMDB-SP) são “antipopulares”, “neoliberais” e inacabadas. Para ele, as ações foram anunciadas de forma “atabalhoada” pelo governo como uma forma de desviar o foco das declarações do ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, que revelam as intenções por trás do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.

Por Joana Rozowykwiat


Brasil
24/05/2016 17h23

Gilmar Mendes diz não ver tentativa de Jucá de obstruir Lava Jato

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (24), saiu em defesa do ex-ministro do Planejamento de Temer, Romero Jucá, e disse que não viu tentativa em obstruir a Operação Lava Jato nas declarações reveladas na conversa com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.


Brasil
24/05/2016 16h37

Pedro Parente e a cereja do bolo privatista que afunda o Brasil

Fica um bocado óbvio que o ex-chefe da Casa Civil de FHC foi escalado para a Petrobras no intuito de cumprir a agenda liberal e privatista dos golpistas e é mais óbvio ainda que os petroleiros e petroleiras vão lutar bravamente contra tal feito. Não só por razões ideológicas, mas também para evitar a má política da década de 1990.

Por Tadeu Porto*, no Brasil Debate


Brasil
24/05/2016 15h38

Extinção de ministérios provoca debates e críticas no Congresso 

As medidas do presidente ilegítimo de Michel Temer extinguindo ministérios repercutiram na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (24). Na Câmara, houve debate sobre a necessidade de resistência aos atrasos nas políticas culturais mesmo com a recriação do Ministério e a importância do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na valorização da agricultura familiar. Na audiência no Senado sobre o fim o Ministério da Ciência e Tecnologia houve unanimidade contrária à medida.


Brasil
24/05/2016 13h42

Serra defende Jucá e diz que espera que ele volte a ser ministro

Em Buenos Aires para reuniões com a chanceler Susana Malcorra, o ministro da Fazenda Alfonso Prat-Gay e o presidente Mauricio Macri, o tucano José Serra, que ocupação o Ministério das Realções Exteriores, saiu em defesa de Romero Jucá, que teve sua conversa com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado divulgada pela Folha de S. Paulo. Ele elogiou a atuação de Jucá apontado como um dos homens fortes de Michel Temer.


Brasil
24/05/2016 13h34

Temer quer abertura do pré-sal, fim do Fundo Soberano e teto de gastos

O presidente interino, Michel Temer, anunciou nesta terça-feira (24) medidas econômicas antipopulares e neoliberais, que incluem  limitar os gastos públicos – inclusive com Saúde e Educação - e acabar com o Fundo Soberano, espécie de poupança criada em 2008 para ser usada em períodos de crise. O governo também irá priorizar o projeto que acaba com a exigência de a Petrobras ser a operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração do pré-sal.