Brasil
23/04/2017 15h27

No Ministério da Cultura, Roberto Freire se isola dos artistas

Desde 23 de novembro, quando tomou posse, o ministro da Cultura do governo Temer, Roberto Freire, recebeu muitos prefeitos do interior, a primeira-dama de Goiânia, dezenas de deputados e prefeitos do seu próprio partido (duas vezes recebeu a visita de Joãozinho, prefeito de Limoeiro, em Pernambuco). Artistas, quase nenhum, com as exceções do palhaço Véio Mangaba e do folião Adão da Burra.

Por Jatobê Medeiros


Brasil
23/04/2017 13h41

“O Brazil não conhece o Brasil”

O cotidiano dos batalhadores da periferia de São Paulo

O pensamento social moderno tem como ponto de partida uma premissa fundamental: enquanto, por assim dizer, os intelectuais buscam a verdade dos fatos, os indivíduos em geral se ocupam de perseguir o sentido das coisas.

Por Jessé Souza e William Nozaki


Brasil
23/04/2017 13h13

Maranhão Digno

 Estive esta semana em 3 municípios que recebem ações do Plano Mais IDH, nosso programa voltado para as 30 cidades maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Pude ver com meus próprios olhos e no olhar de cada pessoa a mudança que está ocorrendo em Arame, Jenipapo dos Vieiras e Itaipava do Grajaú. E como é recompensador ver que o esforço diário de nossa equipe está se convertendo em condições melhores para quem mais precisa.

Por Flávio Dino*


Brasil
23/04/2017 13h04

J.P. Cuenca: Todos estão surdos, de uma orelha

Nas peças de Shakespeare, o vilão costuma quebrar a quarta-parede e dirigir-se ao público, revelando seus reais planos e motivações por trás das mentiras. Por convenção, assumimos duas coisas: esses solilóquios são naturalmente sinceros e jamais são percebidos pelos personagens em cena.

Por J.P. Cuenca*, no The Intercept


Brasil
23/04/2017 11h41

Hora de defender conquistas fundamentais da democracia

A noção dos direitos relativos à liberdade, à igualdade e à solidariedade, no Brasil, está cada vez mais viva no plano do discurso e da retórica, mas não corresponde à realidade prática.

Por Rubens Naves*, no Le Monde Diplomatique Brasil


Brasil
23/04/2017 8h34

Em Belo Horizonte, manifestação defende o fortalecimento da ciência

Neste sábado (22), quando se comemora o dia de Mobilização Mundial em Defesa da Ciência, professores, pesquisadores, cientistas, pós-graduandos e alunos de universidades mineiras caminharam pela Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Com cartazes portando denúncias e demandas, os participantes da marcha quiseram alertar a população que sem ciência não há desenvolvimento.


Brasil
23/04/2017 7h00

Samuel Pinheiro Guimarães: Michel Temer, o traidor 

O tema do momento no Brasil é a confissão de Michel Temer. Michel Temer confessou que sabia da conspiração para destituir a presidenta Dilma Rousseff. E como seu vice-presidente nada fez para impedir que isso ocorresse. Esta confissão está gravada para quem quiser ver, já foi exibida nos canais de televisão.


Brasil
22/04/2017 14h28

Miguel Rossetto: A Destruição Trabalhista 

O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), não propõe apenas ajustes ao projeto original do governo golpista. Ele apresenta um novo projeto. O que era ruim ficou pior, com dezenas de artigos que produzem graves mudanças na legislação trabalhista, no Direito do Trabalho, na organização sindical e na Justiça do Trabalho. Não se trata de uma reforma, mas de uma destruição de direitos trabalhistas conquistados em décadas de luta social e democrática.

Por Miguel Rossetto*


Brasil
22/04/2017 13h28

Fim das Farmácias Populares preocupa famílias de baixa renda

A partir de maio, o Ministério da Saúde fechará as portas das 393 farmácias próprias em todo Brasil. A decisão do governo de Michel Temer, anunciada no início de abril, preocupou as famílias que dependem desses medicamentos fornecidos de forma gratuita ou com até 90% de desconto.


Brasil
21/04/2017 19h11

Renan Alencar - Antonio Levino, um sujeito sempre presente

Recebi na madrugada de hoje a triste notícia de falecimento do nosso camarada Antonio Levino. Escrevo esse texto em Ouro Preto por ocasião do ato de 21 de abril, da Inconfidência Mineira, motivo pelo qual não conseguirei despedir-me pessoalmente dele. Em um dia histórico e tão importante para o nosso povo, nos despedimos de uma pessoa tão valorosa.