Vermelho

www.vermelho.org.br

18/05/2018

Encontro de Estudantes Negros e Negras debate a crise e o racismo

Entre os dias 18 e 20 deste mês (de sexta-feira a domingo), o Sítio Quilombo Anastácia, em Araras (180 km da capital), receberá o 2º Encontro de Estudantes Negros e Negras da UEE-SP ( União Estadual dos Estudantes de São Paulo), que debate o racismo na universidade e na sociedade.

De acordo com a organização do Encontro, a segunda edição do evento foi pensada e motivada para que a juventude negra debata e apresente contribuições para a saídas da crise política e econômica que o Brasil enfrenta.Sob o tema "Nosso passos vêm de longe", as diversas atividades trarão à tona a urgência em elevar a voz da população negra frente aos desafios da atual conjuntura.

"São os negros e negras que mais sentem os retrocessos impostos pelo atual governo. Os cortes e congelamento de investimentos públicos em educação e saúde, a destruição da política de aumento real do salário mínimo, o aumento do desemprego e a precarização das relações de trabalho, entre outras medidas impactam diretamente no aumento da desigualdade racial e social", observa Marcos Paulo Silva, diretor de combate ao racismo da UEE-SP.

Entendendo que a Universidade ocupa um lugar central na formulação teórica do modelo e das ações do Estado, reunir os estudantes negros e negras, a UEE-SP objetiva organizar uma rede de estudantes e coletivos negros universitários para combater o racismo nas instituições de ensino, na sociedade e organizar um movimento para um projeto de nação soberana e democrática.

Dentre as atividades que estão sendo preparadas para o 2° Encontro, destacam-se o debates sobre o lugar do negro no projeto nacional brasileiro e os novos desafios para o acesso e permanência de estudantes negros na Universidade, além de oficinas e um Festival Cultural de Encerramento.

Mais informações: www.ueesp.org.br/enueesp.

EVENTO: 2º Encontro de Estudantes Negras e Negros da UEE-SP - "Nossos passos vêm de longe"

DATA:
18, 19 e 20 de maio de 2018

LOCAL:
Sítio Quilombo Anastácia, Araras