ONU repreende Israel por bloquear a entrada de combustível em Gaza

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nessa quarta-feira (8) ao governo de Israel para permitir a entrada de combustível de emergência na Faixa de Gaza, já que o bloqueio representa uma violação ao direito dos palestinos 

combustível em Gaza

Segundo a ONU, são necessários 60 mil litros de combustível urgente para os hospitais, redes de água e sanemento em Gaza.

A medida de bloqueio tomada por Israel no dia 2 de agosto coloca em perigo a vida de milhões de pessoas, metade delas crianças. 

O coordenador dos Assuntos Humanitários (OCHA), Jaime McGodrick, explicou que o que Israel está fazendo com o povo palestino é inaceitável, já que está constantemente privando inúmeras pessoas de elementos basicos para uma vida digna. 

McGoldrick ressaltou que 1,2 milhões de palestinos podem acabar sendo inundados por esgoto da usina de tratamento de Gaza, enquanto cinco hospitais podem ser fechados nos próximos dias se nenhum combustível chegar a tempo.

As medidas adotadas por Israel para continuar sitiando Gaza também colocam em perigo mais de dois mil pacientes, já que suas vidas dependem do bom funcionamento dos equipamentos elétricos.