Lalo Leal lança livro sobre mídia e pensamento único

O jornalista Laurindo Lalo Leal Filho lança nesta semana sua mais recente obra com uma coletânea de textos publicados na Revista do Brasil. Em pauta, a democratização da comunicação no país.

Lalo Leal Ver TV - Reprodução

O jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, especialista em democratização da comunicação, lança na quarta-feira (13) seu mais recente livro. A obra A Mídia Descontrolada – Episódios da Luta Contra o Pensamento Único, com publicação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, reúne artigos seus publicados na Revista do Brasil entre 2010 e 2018. Com foco no tema de sua especialidade, Lalo apresenta a relação da mídia com grandes eventos do período, como as eleições de 2014 e a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

“Fato dos artigos terem sido escritos ao sabor dos acontecimentos nos remetem a momentos de esperança e desilusão”, afirma o autor em sua introdução. Além da análise da imprensa, o jornalista trás o debate sobre formas de garantir pluralidade nos meios através de legislações necessárias. Tal discussão está centrada na importância da efetividade do capítulo da Constituição Federal de 1988 que versa sobre regulamentação da mídia.

Lalo argumenta que sua expectativa é que os textos “sirvam de estímulo para a continuidade da luta nos tempos difíceis em que vivemos”. Para o também jornalista, editor-chefe da RBA e autor da orelha do livro, Paulo Donizetti de Souza, a urgência do tema encontra eco no fato de que “enfrentamos um aparato secular de comunicação que opera diuturnamente para que o mundo permaneça perverso como é, injusto como está, e a sociedade mal informada ou desinformada como sempre”.

Além dos eventos de relevância para a vida política dos cidadãos, a obra ainda faz uma reflexão sobre a natureza do trabalho dos programas jornalísticos “policialescos”, e sua relação com a proteção da criança em relação à TV. Aliás, a mídia televisiva é o ponto central das análises de Lalo. Nas palavras do autor, a obra traz “a palpitação do momento, as incertezas dos desdobramentos dos fatos e a precariedade das conclusões e as emoções da vida”.

A Revista do Brasil foi impressa durante 11 anos, no período de junho de 2006 a janeiro de 2017. Hoje, as matérias especiais são publicadas no portal da RBA, onde também estão hospedadas as edições históricas.

Serviço:

Lançamento do livro A Mídia Descontrolada – Episódios da Luta Contra o Pensamento Único
Data: Quarta-feira (13),  18h30
Local: Livraria da Vila, (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena – São Paulo)