A mentira com roupas da verdade

Por Aluísio Arruda*

Tio Sam Estados Unidos

Um dia a mentira encontrou a verdade e disse; que dia lindo! A verdade observou o tempo e respondeu, realmente, o dia está lindo. A mentira então convidou a verdade para tomar banho no riacho. Lá chegando ambas se despiram e foram se banhar. A mentira aproveitando a distração da verdade pegou suas roupas e saiu correndo. Desde então a mentira viaja pelo mundo vestida como verdade, que agora à vendo nua, muitos à odeiam e poucos lhe dão credibilidade.

Se pararmos um momento para refletir podemos perceber que a mentira vestida de verdade, está em todo lugar, mas sua morada predileta, como para muitos são os Estados Unidos da América, e lá hoje “moderninha”, atende pelo nome de fake news.

Em recente estada no Brasil, em parceria com a clã Bolsonaro e assessorada pelo amigo Steve Bannon, responsável pela vitória de Trump e pelo Brexit na Inglaterra, viralizou milhões de fakes bancadas por grandes empresas. Funcionou, como afirmava Goebles, Ministro da Propaganda de Hitler; uma mentira contada mil vezes se transforma em verdade.

A mentira com roupas da verdade, após grande vitória no país verde e amarelo, aproveitando a proximidade faz um tour na Venezuela, e está de braços dados com Juan Guaidó, que se autoproclama presidente do país.

Sob o comando do seu país predileto, os Estados Unidos da América, que já operou cerca de 134 intervenções militares no mundo, a mentira com roupas da verdade continua aplicando sua eficaz estratégia, sempre sob o manto de “ajuda humanitária”, e “defesa da democracia”, como aplicado no Iraque, “para eliminar armas químicas”, que nunca existiram.

Se a verdade recuperasse suas roupas e desmascarasse a mentira, ficaria esclarecido que tanto o Brasil, a Venezuela, o Iraque, a Líbia, o Afeganistão, a Síria, e tantos outros países são vítimas da sanha do Tio Sam pelo domínio político e assim facilitar o assalto voraz de suas riquezas, principalmente o petróleo de que tanto necessitam.