Panos quentes: Bolsonaro grava vídeo confuso no qual elogia Bebianno

Sem revelar os reais motivos da demissão do agora ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno, Jair Bolsonaro gravou um vídeo em que praticamente só ressalta as qualidades de Bebianno. A gravação mais parece uma tentativa de apaziguar os ânimos do que esclarecer os fatos que o levaram a demitir o ministro que foi o seu braço-direito na campanha eleitoral.  

Por Iram Alfaia

Bolsonaro negativo

O início da fala adota uma linguagem confusa. “Comunico que desde a semana passada diferente pontos de vistas sobre questões relevantes trouxeram a necessidade de uma reavaliação. Avalio que deve ter havido incompreensões e questões mal compreendidas de parte a parte”, começa Bolsonaro.

Disse ele que não é adequado o pré-julgamento de qualquer natureza. A partir daí parte para elogios ao seu ex-ministro. “Tenho de reconhecer a dedicação e comprometimento do senhor Gustavo Bebianno à frente da coordenação da campanha eleitoral em 2018. Seu trabalho foi importante para o nosso êxito”, diz.

Ele agradece Bebianno pelo “esforço e empenho quando exerceu a direção nacional do PSL e continuo acreditando na seriedade e qualidade do seu trabalho, reconheço também a sua dedicação e esforço durante o período que esteve no governo”.

Bolsonaro termina dizendo que tomou a decisão da demissão e deseja ao ex-colega de Planalto os seus “sinceros votos de sucesso em sua nova jornada”.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), quem assiste ao vídeo não entende nada. “É um presidente que demite um ministro que só tem qualidades, sem falhas. E por que o exonerou? O vídeo representa apenas uma coisa: é um cala a boca, um afago público pra comprar o silêncio dele”, reagiu.

O senador chama o presidente de "cara de pau". Isso porque, depois de chamar o ex-ministro de mentiroso e desmoralizá-lo publicamente, deseja boa sorte após demiti-lo. “Estamos diante de um governo de pinóquios ambulantes desfilando por um laranjal podre”, disse no Twitter.