Como o Facebook e o Fox Sports abalaram o domínio da Globo no futebol

Pela primeira vez em muitos anos, o domínio da Globo nas transmissões do futebol sofreu um considerável revés. A emissora da família Marinho viu seu poder de decisão sobre a tabela da Copa Libertadores diminuir sensivelmente. O motivo, segundo o UOL Esporte, foi a forte concorrência do Fox Sports e, principalmente, do Facebook.

Globo Libertadores

Nesta temporada, a Globo só terá um jogo para transmitir no horário nobre de quarta-feira. Até o ano passado – , quando havia duas partidas à sua disposição no tradicional horário das 21h45 de quarta – , a emissora poderia escolher qual jogo transmitir para cada praça (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Agora, uma única partida deve ser repassada para todo o País.

Os dois concorrentes da Globo investiram pesado na compra dos direitos da Libertadores. O Facebook desembolsou um valor tão alto quanto o pago pela emissora e garantiu jogos exclusivos nas quintas-feiras, seguindo os novos moldes do contrato. Já a Fox é detentora exclusiva dos jogos às terças. À Globo, sobrou apenas um jogo no meio da semana.

Na tentativa de reverter a situação, a TV Globo enviou uma comitiva para Assunção, no Paraguai, em meados de dezembro, na época do sorteio da Libertadores. Os executivos globais atuaram até nos bastidores para impedir que Palmeiras e Flamengo jogassem na quinta-feira. Houve lobby para que o canal tivesse direito a duas partidas às quartas, para distribuí-las entre as praças. Mas a investida fracassou – o Facebook bateu o pé, e a Conmebol não cedeu.

Na prática, pode acontecer de um jogo decisivo do Grêmio, por exemplo, não aparecer na tela dos torcedores gaúchos. Ou um jogo importante do Flamengo não passar para o Rio de Janeiro.

A Globo já deixou claro que sua prioridade será a transmissão de jogos de Palmeiras e Flamengo. Na visão da emissora, esses times teriam uma relevância maior por gerarem maior engajamento entre os torcedores e garantirem uma maior audiência em nível nacional.

De acordo com a nova configuração, o Atlético-MG não terá um jogo sequer transmitido pela TV Globo caso avance à fase de grupos. Grêmio e Inter-RS, mesmo com jogos agendados para as quartas, às 21h45, têm pequenas chances de serem exibidos. Mesmo o São Paulo não tem garantias de transmissão em TV aberta caso se classifique à fase de grupos.

Sul-Americana

As reviravoltas na relação entre Globo e Conmebol não param por aí. Segundo a Folha de S.Paulo, o DAZN, serviço de transmissão esportiva pela internet, anunciou uma parceria com os clubes brasileiros classificados à Copa Sul-Americana. As partidas desses times serão veiculadas pela empresa no Facebook e no YouTube.

Até março, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos também poderão exibir os jogos em suas páginas no Facebook. As transmissões serão gratuitas até o lançamento oficial da plataforma.

Haverá 12 duelos em fevereiro, sem que o torcedor tenha de pagar qualquer valor para acompanhá-los. Entre eles, estão as duas partidas do Corinthians contra o Racing, da Argentina, nos dias 14 e 27.