Grupo faz protesto contra Bolsonaro na embaixada do Brasil em Berlim

Um grupo não identificado divulgou neste sábado (2) um texto em alemão para reivindicar a autoria do ataque de sexta-feira (01/02) à embaixada brasileira em Berlim. Conforme o texto, a ação foi um ato de solidariedade “à resistência feminista, transgênero e antifascista no Brasil”, bem como ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e para marcar a data em que “o fascista Jair Bolsonaro” completou um mês no poder. As informações são da agência alemã Deutsche Welle.

Protesto na embaixada do Brasil em Berlim

Parte da fachada da embaixada do Brasil em Berlim amanheceu na sexta-feira coberta de tinta rosa e com janelas e portas de vidro quebradas. Tinta preta também foi lançada contra uma das laterais do prédio. Os danos materiais podem chegar a 100 mil euros, afirmou o jornal local Berliner Zeitung.

O artigo, anônimo, foi publicado no portal alemão “de.indymedia.org”, plataforma filiada à rede internacional Indymedia. O site é conhecido na Alemanha por veicular notícias, convocações para manifestações e artigos de grupos de esquerda e de extrema esquerda. A plataforma divulga também, de forma anônima, manifestos de radicais de esquerda reivindicando atos de depredação, muitas vezes realizados por membros dos chamados black blocs.

O texto – cuja autenticidade não pode ser comprovada – chama Bolsonaro de “racista, homofóbico e misógino”. Além disso, acusa seu ministério de ser um “gabinete dos horrores”, formado “pelo que o Brasil tem de mais reacionário: fascistas fanáticos religiosos evangélicos, ultraneoliberais, torturadores e latifundiários”.

Sem mencionar o nome do suposto grupo, o comunicado rechaça a violência durante a campanha presidencial contra negros, ativistas LGBT e mulheres, acusando os adeptos de Bolsonaro de responsabilidade pelas agressões. Aborda também o assassinato da vereadora Marielle Franco e a saída do Brasil do deputado federal Jean Wyllys.

O protesto

A polícia afirmou que, por volta de 1 hora de sexta-feira, foi alertada por guardas de segurança. Segundo estes, ao menos quatro indivíduos encapuzados participaram da depredação à embaixada brasileira. Eles golpearam os vidros com objetos de ferro e pintaram a fachada com tinta rosa. Conforme a polícia, 16 vidraças foram quebradas.

Foi a segunda vez em menos de um mês em que a representação brasileira é alvo de ataques do tipo. Em 5 de janeiro, as vidraças do andar térreo do prédio amanheceram pichadas com os dizeres “Lutaremos contra o fascismo no Brasil” em letras brancas. A fachada, o piso externo e colunas externas do edifício também foram pintadas com tinta vermelha.

Com informações da Deutsche Welle