Eleições na Palestina: pesquisa aponta vantagem de candidato do Hamas

Uma nova pesquisa palestina publicada na quarta-feira (18) pelo Instituto liderado por Khalil Shikaki em Ramallah revelou que se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, o chefe político do grupo militante palestino Hamas, Ismail Haniyeh, seria eleito presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Ismail Haniyeh
De acordo com os resultados, 49% dos eleitores votariam em Haniyeh e 42% no atual presidente, Mahmoud Abbas , também conhecido como Abu Mazen. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada nos últimos dias na Cisjordânia e Faixa de Gaza e ouviu 1.300 pessoas.
Na pesquisa anterior, Abu Mazen conseguiu superar Haniyeh com apenas 2% dos votos. Apenas na Cisjordânia Abu Mazen supera Haniyeh, com 5% dos votos, mas também essa diferença é menor que a vantagem obtida em pesquisa anterior.

Na Faixa de Gaza, a diferença aumentou consideravelmente e Haniyeh obteve quase o dobro dos votos recebidos pelo presidente da Autoridade Palestina.

Quanto às eleições para o Parlamento palestino, a diferença entre o Fatah e o Hamas diminuiu consideravelmente. Enquanto o Fatah recebe 34% dos votos, o Hamas alcançaria 33%, apenas 1% menos. Na pesquisa anterior, há três meses, a diferença entre as duas organizações era de 9% de vantagem para a Fatah.

Além disso, cerca de dois terços dos entrevistados querem que Abu Mazen renuncie, um número relativamente estável por vários anos na opinião pública palestina.

Ainda segundo a pesquisa, aproximadamente metade (48%) dos moradores da Faixa de Gaza querem emigrar devido à situação em que vivem hoje.

A maioria dos residentes de Gaza (cerca de 60%) culpa Abu Mazen pela situação na região e aproximadamente 80% apoiam a ajuda do Qatar. Mais de 60% em Gaza apoiam um acordo de paz com Israel e acreditam que no último confronto o Hamas foi o vencedor.

Além disso, 80% acreditam que o cessar-fogo não durará muito e em breve entrará em colapso, e então uma guerra entre a Faixa de Gaza e Israel se romperá.

88% dos entrevistados acreditam que qualquer palestino que venda terras aos judeus nos territórios e em Jerusalém Oriental é um traidor. Os outros afirmam que ele não é um patriota e é corrupto.

Desde 2005, quando o Abbas foi escolhido para liderar a ANP, não se realizam eleições presidenciais na Palestina; e nenhuma eleição legislativa foi convocada desde 2006, depois que o Hamas elegeu maioria dos membros do Conselho Legislativo palestino.

Da redação, com agências