Partido Comunista de Cuba saúda participação popular 

Reunião Plenária do Comitê Central do Partido examina projeto de Constituição da República de Cuba.

Cuba

A Plenária reconheceu o árduo trabalho realizado para recolher as opiniões da população e enviou uma congratulação àqueles que participaram da organização e garantia do processo. Presidido por seu primeiro secretário, o general-de-exército Raúl Castro Ruz, teve lugar a 8ª Reunião Plenária do Comité Central do Partido Comunista, cujas duas sessões de trabalho foram dedicadas à análise do Projeto de Constituição da República de Cuba, resultante do processo de consulta popular, o qual será apresentado aos deputados na próxima sessão da Assembleia Nacional do Poder Popular, momento em que serão oferecidos todos os detalhes ao nosso povo.

A Plenária reconheceu o árduo trabalho realizado para recolher as opiniões da população e enviou uma congratulação àqueles que participaram da organização e garantia do processo, entre eles os duetos que guiaram as mais de 133 mil assembleias desenvolvidas no país todo; os companheiros responsabilizados com a recopilação e análise das colocações; e no particular a Comissão encarregada pela Assembleia Nacional do Poder Popular para a redação do Projeto de Constituição.

O general-de-exército valorizou que os dados recolhidos com critérios de todos os setores de nossa sociedade constituem um valioso documento de trabalho que devemos conservar e utilizar. Foi magnífica a posição de nossa população, que se preparou e contribuiu com muitas ideias para enriquecer o debate e o projeto, considerou.

Homero Acosta Álvarez, secretário do Conselho de Estado, explicou com detalhes os aspectos fundamentais da consulta popular e do projeto de Constituição que dela deveio.

Comentou que durante todo esse processo se reiteraram expressões de louvor, devido ao caráter democrático da consulta, bem como satisfação pela importância que deu o Estado aos critérios da população. Destaque para a participação ativa de nosso povo, que se converteu em um verdadeiro constituinte.

Um número superior a 8,9 milhões de pessoas participou das reuniões, onde foram feitas mais de 1,7 milhão de intervenções. Precisou-se que todas as opiniões foram analisadas minuciosamente e tiveram um alto significado na elaboração do novo documento. Na reunião participaram como convidados membros dos conselhos de Estado e de Ministros.

Fonte: jornal Granma