Livro sobre a trajetória de Aurélio Peres é lançado em São Paulo

A biografia de Aurélio Peres, escrita pelo jornalista Osvaldo Bertolino”, traça o perfil desse combativo líder popular no contexto dos grandes enfrentamentos com a ditadura militar nas décadas de 1970 e 1980. O livro será lançado nesta quinta-feira (6), na sede do PCdoB, em São Paulo. 

Aurélio Peres - Foto: Arquivo

Primeiro ele liderou a criação dos Clubes de Mães na zona Sul de São Paulo e depois o Movimento do Custo de Vida, que se espalhou pela cidade e chegou em outros estados. Foram ações que visaram basicamente o combate à alta dos preços dos chamados gêneros de primeira necessidade, que castigava principalmente os lares das periferias.

Nesse processo, Aurélio Peres, como militante da Ação Popular Marxista-Leninista (APML) e depois do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), se incorporou também à luta sindical, transformando-se em importante liderança dos metalúrgicos de São Paulo, ao lado de personagens como Santo Dias e Joaquim dos Santos Andrade, o Joaquinzão. Acabou preso e brutalmente torturado do DOI-Codi e no Dops. Foi salvo por sua ligação com lideranças progressistas da Igreja Católica — sobretudo o cardeal-arcebispo dom Paulo Evaristo Arns —, que acionaram o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh e que, numa atitude corajosa, enfrentou os assassinos dos porões da ditadura militar para livrar Aurélio Peres da morte.

Em 1978, Aurélio Peres se elegeu deputado federal pelo então MDB, com uma surpreendente votação para quem fez a campanha praticamente sem recursos. Na Câmara dos Deputados, ele se destacou como umas das vozes atuantes na defesa dos trabalhadores e no combate à ditadura militar. Na campanha pela anistia, Aurélio Percorreu o país junto com o senador Teotônio Vilela, defendendo a volta da democracia e denunciando os crimes do regime. Em 1982, se reelegeu deputado federal, com uma votação ainda mais expressiva, e participou com destaque das “Diretas já!” e do movimento que elegeu Tancredo Neves presidente da República.

O livro tem 558 páginas e descreve a vida de Aurélio Peres desde a sua infância nas lavouras de café no interior paulista, passando pela sua vida de seminarista e se estendendo por sua profícua atuação nos movimentos populares e sindical, ativismo que não abandonou quando exerceu seus dois mandatos de deputado federal. Osvaldo Bertolino, com a experiência da produção de outras biografias, faz um retrato minucioso desse importante personagem da vida democrática brasileira, num período que pode ser considerado decisivo para os avanços obtidos com a Constituição de 1988, agora sob forte ameaça.

Serviço:

Lançamento do livro "Aurélio Peres – Vida, Fé e Luta", de Osavaldo Bertolino
Data – Quinta-feira (6),  às 19h
Local: Sede nacional do PCdoB – Rua Rego Freitas, 192 (próximo ao metrô República)

Aquira seu livro pela Editora Anita Garibaldi