TSE confirma diplomação de Bolsonaro para 10 de dezembro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que a diplomação de Jair Bolsonaro como presidente eleito será no dia 10 de dezembro, às 11 horas. A cerimônia será realizada 9 dias antes do prazo final definido no calendário eleitoral, mas foi antecipada por conta de uma nova cirúrgia que Bolsonaro será submetido.

Bolsonaro - EFE

A data foi definida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que entrou em contato com o ministro extraordinário de transição, Onyx Lorenzoni, para discutir a realização da solenidade antes de 19 de dezembro, data limite para o ato.

Bolsonaro será submetido a uma nova cirúrgia no dia 12 de dezembro, para a retirada da bolsa de colostomia — usada desde que ele levou uma facada, em 6 de setembro. A diplomação é ato previsto em lei que oficializa o resultado da eleição e permite que o candidato assuma o cargo.

O TSE também recomendou que a campanha de Bolsonaro antecipe em 5 dias sua prestação de contas final, sendo que o prazo é 17 de novembro. Desse modo, a Corte poderá adiantar o julgamento das contas, que deve ser feito antes da diplomação.