Delegado quer investigação contra vereador que criticou PF

A Associação dos Delegados da Polícia Federal pediu abertura de investigação contra o vereador de Niterói (RJ) Sandro Mauro Lima de Araújo (PPS) após este criticar a Operação Ouvidos Moucos, que investiga supostos desvios de verbas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que resultou no suicídio do ex-reitor da instituição Luis Carlos Cancellier de Olivo.

UFSC

O pedido de investigação, enviado por ofício à Câmara Municipal de Niterói, foi assinado pelo presidente da ADPF, Evandir Felix de Paiva, alega que o parlamentar teria faltado com o decoro.

O vereador, que também é policial federal, costuma criticar com frequência as ações de vários delegados federais. No caso específico, Sandro Mauro usou as redes sociais para criticar a Operação Ouvidos Moucos. A ADPF também ingressou com uma ação na corregedoria da PF pedindo providências sobre o comportamento do vereador que disputará o cargo de deputado federal nas eleições deste ano.

No documento, a ADPF alega que o vereador publicou "críticas levianas, ofensivas e desarrazoadas feitas contra os gestores da Polícia Federal em rede social aberta ao público, fora dos limites de atuação como parlamentar municipal".

A Operação Ouvidos Moucos foi deflagrada pela PF no ano passado para investigar um suposto desvio de verbas de bolsas de estudo na UFSC. Em setembro, o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e outros seis professores foram presos. Em outubro, ele se matou ao se atirar do vão do sétimo andar de um shopping de Florianópolis. Até o momento a PF não conseguiu provar que Cancellier tivesse se beneficiado do esquema e do sétimo andar de um shopping de Florianópolis.