CNJ lança campanha contra fake news e sofre ataque de hacker

No mesmo dia em que lançou uma campanha na internet para combater as notícias falsas (fake news), neste 1º de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi alvo de ataques de hacker e dados de milhares de pessoas foram vazados.

Fake news - Foto: CREATIVE COMMONS CC0

Foram divulgados nomes completos, números de contas bancárias, telefones, CPFs e senhas de pessoas que já utilizaram os serviços do CNJ.

Hacker deixou mensagem em indonésio falando sobre a falta de privacidade dos tempos atuais.
Não se sabe se há relação da campanha com o ataque, o fato é que o poder Judiciário tem sido alvo, nos últimos meses, por uma série de críticas incluindo informações falsas disseminadas pelas redes sociais.

Segundo a Agência Brasil, O tema tem suscitado incômodo no presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que, no mês passado, determinou a abertura de um inquérito, a ser conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, para apurar ameaças e a disseminação de informações falsas sobre a Corte.

Manifesto

Enquanto isso, entidades como a CNBB, OAB, UNE, CNI e entidades sindicais vão lançar na quarta (3) vão lançar um manifesto condenando os ataques “autoritários e truculentos” contra o poder Judiciário.

O texto diz que países que admitiram retrocessos “começaram suas fatídicas trajetórias atacando o Judiciário de forma desleal e falsa”.
Movimentos de direita que atuam na rede social também estão convocando manifestações pelo impeachment de ministros do STF.