Cuba e Google assinam acordo sobre internet

Ilha vítima de criminoso bloqueio econômico avança na propagação da internet.

Cuba

O Google assinou nesta quinta-feira (28) um acordo com a empresa que tem o monopólio de telecomunicações em Cuba, a ETECSA, para trabalhar na conectividade da ilha socialista, informa a agência de notícias Reuters.

O país, vítima de um criminoso bloqueio imposto pelo regime norte-americano, tem buscado aumentar o acesso na internet nos últimos anos, introduzindo cybercafés, pontos de Wi-Fi e internet móvel, mas há ainda uma grande defasagem tecnológica.

As empresas assinaram um memorando de entendimento para iniciar a negociação de um chamado "acordo de troca" que criaria uma conexão direta e sem custo entre suas duas redes. Isso permitiria um acesso mais rápido ao conteúdo hospedado nos servidores da gigante de tecnologia, reduzindo os custos para Cuba, que não teria mais que pagar por um intermediário.

"A implementação desse serviço de troca de tráfego na internet é parte da estratégia da ETECSA para o desenvolvimento e informatização do país", disseram o Google e a ETECSA em comunicado conjunto, lido em coletiva de imprensa em Havana.