CIA envolvida em invasão à embaixada da Coreia Popular na Espanha

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol, que investiga a invasão à embaixada norte-coreana em Madrid, no dia 22 de fevereiro, implicou a Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA no caso. O crime foi investigado e noticiado por jornais espanhóis, como o El País, de Madrid, e o La Vanguardia, de Barcelona, e divulgado também por outros meios de comunicação.

embaixada coreia espanha

Pelo menos dois dos 10 invasores, que agrediram e interrogaram os oito norte-coreanos que se encontravam na representação diplomática, foram identificados e têm vínculos com os serviços secretos dos EUA. As autoridades espanholas questionaram a CIA sobre o seu envolvimento no caso e a resposta foi negativa, mas “pouco convincente”.

O assalto à embaixada norte-coreana pode provocar fricções diplomáticas entre Madrid e Washington. Fontes governamentais admitiram que, se a autoria da CIA se confirmar, seria um ato “inadmissível” por parte de um país aliado. Não só os serviços de inteligência estadunidenses teriam operado em solo espanhol sem autorização e sem informar as autoridades, como teriam violado convenções internacionais que protegem as representações diplomáticas.

“Operação militar”

O assalto à embaixada da RPDC foi “especialmente violento”. Dez homens, com as armas supostamente dissimuladas, irromperam ao princípio da tarde nas instalações diplomáticas, situadas no bairro madrileno de Aravaca. Os oito norte-coreanos que se encontravam no interior da embaixada foram vendados, amarrados, agredidos e interrogados. Os gritos de uma mulher, que conseguiu escapar por uma janela do segundo piso, alertaram um vizinho, que avisou a polícia.

Um carro-patrulha aproximou-se da embaixada. Um homem “de aspecto oriental”, escreve o El País, abriu a porta aos agentes e disse-lhes que tudo estava em ordem. Quando a polícia ainda estava nas imediações, duas viaturas saíram a toda a velocidade da embaixada – eram carros diplomáticos que os assaltantes usaram para fugir e abandonaram depois numa rua próxima.

No interior da embaixada da RPDC, a polícia encontrou os oito norte-coreanos amarrados, sequestrados durante horas. Dois deles tiveram que receber cuidados médicos.

O CNI descartou que o assalto tenha sido obra de um bando de delinquentes comuns. A ação foi planificada como uma operação militar e os assaltantes sabiam o que procurar: nada de dinheiro ou joias, apenas ficheiros informáticos e celulares, que roubaram.

De acordo com o El País, os serviços de informação espanhóis atribuem a autoria do assalto e sequestro de diplomatas norte-coreanos à CIA, em “provável cooperação” com a sua congênere da Coreia do Sul. Dão como certo que o objetivo da operação criminosa foi obter informações sobre Kim Hyok Chol, antigo embaixador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) em Madrid, que chefiou a delegação do seu país nas conversações com os EUA que antecederam a cimeira em Hanói, a 27 e 28 de fevereiro, entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump.