São Luis (MA) sediará encontro regional do Nordeste

Evento criará órgão para otimizar ações dos governadores da região.

Nordeste

São Luis será, na próxima quinta-feira, a capital do Nordeste. A informação é de do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), em seu Twitter, para anunciar o Segundo Fórum dos Governadores do Nordeste no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense, com a presença dos nove governadores da região. Durante o evento será assinado, pelo governo maranhense Flávio Dino (PCdoB) o protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste para firmar parcerias de compras compartilhadas entre os estados. Isso reduz os custos dos produtos e dos serviços.

Este será o segundo encontro; o primeiro aconteceu em Brasília, no início de fevereiro. De acordo com informações do governo do Maranhão, será feita uma reunião específica para a criação do Consórcio. As informações são que também haverá parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente. “Vamos ganhar na escala das aquisições governamentais, podemos formatar e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas e também captar recursos em organismos nacionais e internacionais”, informou Rodrigo Maia, procurador-geral do Estado do Maranhão.

Formato

Na prática, o acordo é uma maneira de os nove estados atuarem em bloco. Uma das principais vantagens é nas compras de determinados itens, que pode ser feita em maior escala, reduzindo custos. Outra possibilidade do consórcio é permitir a atuação conjunta dos estados em áreas estratégicas, como na segurança pública. Assim, os nove estados poderão adquirir um mesmo software de inteligência que unifique a comunicação de todas as suas polícias estaduais, por exemplo, ajudando no combate ao crime organizado.

O formato deve dar ao consórcio um amplo alcance. Também estão previstas nas conversas parcerias em áreas como desenvolvimento econômico, infraestrutura, tecnologia, administração prisional e proteção do meio ambiente, lista o governo maranhense. Os governadores, que já vinham discutindo a criação do consórcio, querem chegar com todos os pontos da proposta definidos ao encontro com todos os governadores do país, ainda este mês.

Com informações da Folha de Pernambuco