Conselho Nacional de Saúde debaterá violência contra as mulheres

A 315ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) será realizada na próxima quinta-feira (14) e sexta-feira (15), a partir de 9h, em Brasília. No primeiro dia, o destaque da reunião será a discussão sobre a violência contra as mulheres e a necessidade de se fortalecer as políticas públicas específicas para este público.

Marielle Franco

Na ocasião, será realizada uma homenagem à Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro e ativista em defesa dos direitos humanos, e Anderson Gomes, motorista de Marielle. Ambos foram assassinados em um atentado no dia 14 de março de 2018.

Na quinta (14), às 10h30, representantes do Ministério da Saúde vão apresentar um panorama da tuberculose no Brasil. Na ocasião, também será ampliado o debate com os conselheiros e conselheiras nacionais de saúde sobre a Medida Provisória nº 868/2018, que altera o marco legal sobre o saneamento básico. Às 12h, a discussão sobre a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) entra na pauta. No mesmo dia, às 16h30, o plenário deverá discutir os efeitos da reforma da previdência na saúde dos brasileiros.

A reunião ordinária do CNS é aberta ao público e conta com transmissão ao vivo no site do CNS. Alguns temas também são transmitidos no facebook.

No segundo dia, às 9h30, o debate será sobre a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. A campanha busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo estado brasileiro.

Na sexta (15/03), a partir das 13h30, as pautas que entram em discussão trazem as temáticas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) e da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI).