Recuperação de sistema elétrico na Venezuela avança após sabotagem

A recuperação do serviço de eletricidade na Venezuela está progredindo firmemente com esforços redobrados para priorizar serviços como assistência médica e distribuição de água em áreas vulneráveis.

Nicolas Maduro

Neste domingo (10), o presidente Nicolás Maduro ordenou aos governadores e chefes das regiões estratégicas do Desenvolvimento Integral e da Zona Operacional de Defesa Integral que insistissem em se comunicar com os venezuelanos para enfrentar a manobra desestabilizadora que na última quinta-feira deixou 18 estados sem eletricidade.

“A estratégia macabra de nos levar a um confronto fracassará. Continuamos trabalhando para a recuperação total do Sistema Elétrico Nacional. Venceremos!”, escreveu o mandatário.

O governador do estado de Aragua, Rodolfo Marco Torres, disse a esse respeito que 85% dos circuitos do território foram recuperados graças à equipe da Corporação Elétrica e à Força Armada Nacional Bolivariana.

Por seu turno, a mais alta autoridade no estado de Miranda, Héctor Rodríguez, indicou que 80% do serviço funciona, embora instável, enquanto em Monagas chega a 70%, de acordo com a governadora, Yelitza Santaella.

No estado de Barinas, o governo ativou um plano de contingência para atender de maneira aleatória a blocos de serviços elétricos dos principais hospitais e comunidades.

Da capital do estado de Carabobo, o governador Rafael Lacava informou que está trabalhando incansavelmente para devolver o sistema elétrico.

“Já temos energia na subestação La Arenosa, mas temos que ter muito cuidado para colocar a carga de forma a não criar choques adicionais no sistema. Estamos no caminho certo para resolver este cenário “, disse ele ontem através do Twitter.

Relatos de usuários no Twitter nesta manhã alertaram para a restituição, desde domingo, da eletricidade em vários setores da capital. O usuário Richard Delgado (@ogledar) também informou que a paróquia El Paraíso tinha energia durante toda a noite.

Da mesma forma, outros internautas confirmaram nas redes sociais o retorno do serviço em pontos nos estados de Carabobo, Anzoátegui, Monagas e Vargas.