Rússia afirma que conselheiro de Trump insultou a América Latina

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta segunda-feira(4) durante uma visita ao Catar que o conselheiro de Segurança Nacional da Presidência dos Estados Unidos, John Bolton, "insultou toda a América Latina" ao mencionar a Doutrina Monroe em relação à Venezuela.

Sergei Lavrov

Lavrov qualificou de "arrogantes" as declarações de Bolton feitas no domingo (3), nas quais o diplomata americano garantiu que Washington "não tem medo de usar a expressão 'Doutrina Monroe'", que é associada na América Latina com a história imperialista dos Estados Unidos na região.

"Parto do princípio de que essas declarações arrogantes de John Bolton vão provocar reações nos países latino-americanos, porque ele mencionou a aplicação da Doutrina Monroe em relação à Venezuela, mas insultou toda a América Latina", disse Lavrov em entrevista coletiva em Doha.

O ministro russo comentou que, desde a fundação da ONU em 1945, "a teoria e a prática dos 'quintais' (áreas de influência) é insultante".

Em entrevista à emissora "CNN", Bolton afirmou ontem que os EUA querem formar uma coalizão internacional "ampla" para substituir o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Bolton também advertiu Maduro que, se ele prender o presidente da Assembleia Nacional (parlamento) da Venezuela Juan Guaidó – que se autoproclamou presidente interino do país – em seu retorno ao território venezuelano, só vai acelerar o dia de sua própria queda.

Guaidó anunciou que voltará à Venezuela nesta segunda-feira após um giro por cinco países latino-americanos, que o levou a Argentina, Paraguai, Colômbia, Brasil e Equador, em busca de apoio político.

A Justiça venezuelana proibiu Guaidó de sair do território do país enquanto correm as investigações sobre a legalidade de sua autoproclamação como presidente interino, que o Tribunal Supremo não aprova já que só reconhece Maduro como chefe de Estado.