Deputada teme que governo Bolsonaro leve o Brasil a conflito armado

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) advertiu nesta quinta-feira (21) quanto ao risco do governo Bolsonaro levar o Brasil para o caminho dos conflitos armados com outros países, devido o risco de intervenção na Venezuela.  

PA líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida - Foto: Agência Câmara

Em reação ao anúncio do governo brasileiros de se aliar aos Estados Unidos no envio de ajuda internacional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou veículos militares para a fronteira com o Brasil e declarou o fechamento da divisa a partir das 21h desta quinta-feira.

O governo Bolsonaro já escalou o vice-presidente Hamilton Mourão para participar na segunda-feira (25) de uma reunião emergencial do Grupo de Lima, em Bogotá, quando o assunto será a situação da Venezuela. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participará do evento.

“O Brasil só participou de ajudas humanitárias quando havia o consentimento das partes envolvidas. Não há por que ser diferente. São constantes e afrontosas as declarações do governo americano à Venezuela. Se eles decidirem invadir, o que vamos fazer?”, questionou a parlamentar em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados.

Segundo ela, as famílias brasileiras não querem mandar seus jovens para guerra. “Que mãe suportaria ver seu filho sair de casa para entrar em conflito com a nação vizinha?”.

Tradicionalmente, o Brasil é uma nação de paz, com uma política diplomática de boa vizinhança. O país já participou de mais de 50 missões de paz, sempre com a presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e a anuência dos envolvidos.

Para a deputada comunista, a Venezuela está passando por um conflito que precisa ser resolvido internamente e o Brasil só deveria intervir a pedido do próprio país.

“Tenho pedido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que reúna o Colégio de Líderes, ouça o ministro da Defesa e se posicione para que possamos evitar que o Brasil traga para o nosso colo um conflito que não nos pertence”, afirmou Perpétua.

Assista a íntegra do pronuncimanto da deputada: