Centrais reforçam mobilização para ato contra reforma da Previdência

Acontece nesta terça-feira (20/2), na Praça da Sé, em São Paulo (SP), o primeiro grande ato unitário de 2019 contra a reforma da Previdência de Paulo Guedes – o ministro ultraliberal da Economia do governo Jair Bolsonaro (PSL). É a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora. A atividade ocorrerá no mesmo dia que o presidente vai protocolar sua proposta de desmonte da Previdência Social no Congresso Nacional. Além das centrais, o protesto é apoiado pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.

Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

CTB, CUT, Força Sindical, CGTB, Nova Central, CSP-Conlutas e Intersindical são as centrais à frente do ato. Desde a semana passada, dirigentes ligados às entidades têm feito panfletagens em terminais de ônibus e estações de Metrô e trens, para denunciar os retrocessos da reforma e mobilizar para a manifestação. O jornal unitário das centrais, com a manchete “Querem acabar com sua aposentadoria!”, divulga a luta contra as mudanças na Previdência.

A terça-feira 20 é considerada o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e Contra o Fim da Aposentadoria. Na opinião do presidente da CTB, Adilson Araújo, “este será o primeiro passo na jornada nacional de luta contra a reforma da Previdência da dupla Bolsonaro/Guedes, que consegue ser ainda pior do que a proposta pelo governo golpista de Michel Temer”.

“As centrais transmitem à sociedade e à classe trabalhadora brasileira uma mensagem de unidade e luta em defesa dos direitos do povo”, diz Adilson. “A Previdência Pública é o maior e mais eficaz programa de distribuição de renda do Brasil. Não podemos destruí-lo para satisfazer os banqueiros, privatizando e entregando o sistema previdenciário ao capital financeiro”.

Greve geral

A assembleia tem também o objetivo de definir um plano de lutas unitário do movimento sindical, centrado na defesa do direito à aposentadoria. Conforme o presidente da CTB, as lideranças sindicais cogitam a realização de uma greve geral no país “para derrotar a proposta do governo. Vamos esquentar os motores e preparar uma grande mobilização nacional”.

Na sexta-feira (15), em nota com o título “Unir o Brasil em defesa da aposentadoria e da previdência pública”, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo manifestaram apoio à Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora. Segundo as duas frentes, “a resposta dos movimentos sociais será nas ruas, assim como foi na última greve geral”, em 28 de abril de 2017. “Por isso, assumimos o compromisso de realizar, desde já, ações cotidianas de diálogo com a sociedade: reuniões, panfletagens, plenárias, brigadas nas periferias e outras iniciativas com o objetivo de unir o país em torno da defesa da aposentadoria”.

Confira abaixo as manifestações previstas para o Dia Nacional de Luta:

Amapá: Ato em frente ao prédio do INSS de Macapá

Bahia: Plenária em frente à Previdência Social.

Ceará: Panfletagem nos terminais de ônibus em Fortaleza, na Fábrica Guararapes, na OI/Contax e nas ruas do centro. Tribuna Livre na Praça do Ferreira

Distrito Federal: Panfletagem na rodoviária do Plano Piloto, em Brasília

Maranhão: Ato unificado

Piauí: Assembleia da Classe Trabalhadora do estado, em frente ao Prédio do INSS

Rio de Janeiro: Ato no Boulevard Carioca, esquina com a Av. Rio Branco

Rio Grande do Norte: Plenária Unificada

Santa Catarina: Ato no largo da Catedral

São Paulo: Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, na Praça da Sé

Sergipe: Assembleia Estadual em Aracaju

Da Redação, com agências e Portal CTB