Cuba: nova Constituição mira o desenvolvimento e evoca legado de Fidel

O povo cubano irá às urnas no próximo dia 24 de fevereiro, em plebiscito para decidir de apoia ou rejeita a nova Constituição do país. Na opinião de Esteban Lazo Hernández, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, está nas mãos dos eleitores a responsabilidade de ratificar a continuidade da Revolução, além da vontade de proteger as conquistas sociais da Ilha.

Constituição de Cuba

Em visita no sábado (9) ao município especial Isla de la Juventud, Lazo, também membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, afirmou que o respaldo à Carta Magna será “o melhor tributo a José Martí, Fidel Castro e os heróis da Pátria”. Ele exortou os cubanos a aumentarem a conscientização sobre a importância da ratificação da Constituição, pelos deveres e direitos que nela aparecem.

“Outra razão para o ‘Sim’ é a participação que gerou o processo de reforma constitucional e as amplas forças populares que integrou”, defende. “Neste documento estão as bases legais para o desenvolvimento do país e também a essência do conceito de Revolução de Fidel, que defende a solidariedade, a justiça social, os valores socialistas e a independência. A Magna Carta reflete a tradição de 150 anos de luta pela soberania, nossas tradições históricas e deveres com o passado de não traí-lo”, disse Lazo.

Para o parlamentar, o plebiscito corresponde a um “ato cívico”, a reforçar “o caráter anti-imperialista do projeto socialista que estamos construindo, em meio a complexas situações internacionais que afetam a economia da nação”. Ele agrega que a Constituição “pertence ao povo”, sendo “filha do que foi acordado nos Congressos do Partido e do que está contemplado nas Diretrizes e na Conceituação do modelo econômico e social”

Durante seu discurso, em uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Poder Popular, Lazo também pediu a melhoria das estruturas do governo – o estilo de trabalho dos delegados da circunscrição, a checagem sistemática e o controle dos processos, para a poupança de recursos, a abordagem ao povo, seus problemas e sua solução com menos burocracia.

Ele também insistiu no trabalho comunitário integrado e quadros exemplares, para alcançar um socialismo próspero e sustentável, além de um maior desenvolvimento, substituindo as importações e crescendo com as exportações. O presidente do Parlamento felicitou Livan Fuentes Álvarez, eleito presidente do Governo no território da terra, e Mariolis Pérez Domínguez, vice-presidenta do órgão local.

Com informações do Granma