Governo do Maranhão premia policiais por apreensão de armas

Contrário a política bolsonarista de liberação de armas no país, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), premiou policiais civis e militares pelo montante da apreensão de 1.427 armas no ano de 2018. A premiação foi entregue pelo próprio governador, em solenidade no Palácio dos Leões, em São Luís, na manhã desta segunda-feira (11). 

Entrega de premiações a agentes de segurança - Foto: Karlos Geromy

Segundo o governo, o programa Pacto Pela Paz, criado ainda no primeiro mandato de Dino, tem o objetivo de contribuir para a redução de armas ilegais nas ruas e a premiação é uma ação de estímulo e valorização dos profissionais da área.

Na solenidade, Flávio Dino falou da relevância e êxito das ações do governo na área da segurança e do esforço do trabalho das policiais. “Escolhemos essa modalidade de reconhecimento por acreditar que estímulos econômicos reforçam a eficiência. Nos alegra ver as equipes otimizando esforços pela redução de armas em mãos erradas nas ruas”, disse o governador.

Preocupado com a violência que a liberação de armas provoca na sociedade, o governador afirmou: “Defendemos armas nas mãos certas e em uma polícia treinada, preparada e devidamente equipada para a ação. Parabenizo e saúdo os vencedores da premiação, as nossas forças policiais e aos seus comandos por este exímio resultado”, pontuou.

As apreensões influem decisivamente na redução da criminalidade, reforçou o governador. Citando o Estatuto do Desarmamento, Dino enfatizou que o dispositivo contribuiu para um índice três vezes menor no ritmo de crescimento dos homicídios.

O governador frisou, ainda, que o uso indiscriminado de arma de fogo não reduz a problemática em debate. “Por tudo isso, esse momento se reveste de importância fundamental por destacar nosso estado como o de menores indicadores de homicídios, devido às políticas públicas e o empenho das polícias, gerando apreço da sociedade”, acrescentou Flávio Dino.

Reconhecimento

Foram premiados seis policiais que alcançaram maior número de apreensões de armas no período, sendo três da Civil e três da Militar. As armas apreendidas são fruto de operações das polícias, abordagens a suspeitos e denúncias anônimas. Cada um recebeu valor de R$ 20 mil pela apreensão.

Um dos premiados, o delegado titular de Penalva, Leonardo Carvalho, enfatizou a importância da premiação. “Esse programa do Governo Flávio Dino reflete imediatamente em uma menor quantidade dos crimes de homicídios e crimes contra o patrimônio”, afirmou.

“Esse resultado é de grande valia para a sociedade. Para nós, fica a execução de mais um bom trabalho pela maior segurança do cidadão”, acrescentou. O delegado apreendeu 47 armas, resultado de operações que estavam em andamento.

Segundo o militar, a maior parte das armas são fruto de apreensões em casas de fabricação de armas caseiras.

Premiação

O prêmio aos policiais civis e militares do Maranhão pela apreensão de armas de fogo é iniciativa do Governo do Estado, por Medida Provisória nº 219, de 28 de março de 2016.

A premiação, que reconhece e valoriza o ato policial, integra o programa Pacto Pela Paz, que tem como objetivo a difusão de práticas para a redução da violência e a afirmação de uma cultura de respeito às leis e aos direitos humanos.