Túmulo de Marx é alvo de vandalismo em Londres

A lápide de mármore colocada sobre o túmulo do filósofo alemão e revolucionário socialista Karl Marx (1818-1883) foi danificada em um ataque durante o fim de semana passado, informou nesta terça-feira (5) a entidade que administra o cemitério de Highgate, no norte de Londres. O autor do ataque tentou apagar com um martelo o nome de Marx da placa, que foi gravada pela primeira vez em 1881, após a morte da esposa do autor de O Capital, Jenny von Westphalen (1814-1881).

Túmulo do Marx

"Acreditamos que foi um ataque deliberado contra Karl Marx. Não foi ao acaso", explicou à imprensa Ian Dungavell, diretor-executivo da Fundação Amigos do Cemitério de Highgate, um cemitério inaugurado em 1839. A Polícia Metropolitana de Londres confirmou que recebeu um aviso durante a tarde de segunda-feira sobre o ataque. Ninguém foi detido.

"As investigações já foram feitas. Se houver qualquer outra informação, será investigada da forma apropriada", indicou um porta-voz da Scotland Yard. A placa de mármore, que em 1956 foi transferida junto com os restos do filósofo e de sua esposa ao atual lugar no cemitério, "nunca voltará a ser a mesma", disse Dungavell.

O célebre túmulo já foi atacado em outras ocasiões com pintura e "mostrará essas cicatrizes de batalha no futuro", disse o responsável do cemitério, no qual também repousam os restos de personagens conhecidos como do cientista Michael Faraday (1791-1867) e do músico George Michael (1963-2016).Em 1970, uma bomba de fabricação caseira destruiu parte do busto instalado sobre o túmulo de Marx.

"Em nível humano, me decepciona que alguém destrua um túmulo. Fazer algo tão irracional é particularmente infeliz", sustentou o diretor da fundação. "É uma maneira particularmente velha de protestar", acrescentou Dungavell.

O monumento que lembra Marx é propriedade da Fundação Túmulo de Marx, que decidirá se vai ou não vai restaurar a lápide danificada. A placa de mármore que menciona os nomes de Marx e seus parentes enterrados é a parte mais antiga e mais frágil do monumento.

Da Redação, com agências