Bolsonaro apresenta sua reforma da Previdência em 7 de fevereiro

 Quinta-feira, 7 de fevereiro. Esta é a data em que o governo federal vai tornar pública sua proposta de reforma da Previdência Social. Segundo o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, é no dia 7 que a mensagem de Jair Bolsonaro deve chegar ao Congresso Nacional.

Bolsonaro na UTI

 Falando a jornalistas nesta quinta-feira (31), Barros não deu detalhes do projeto. Seguindo o padrão Bolsonaro, sua declaração teve palavras demais e ideias de menos: “Vamos trabalhar juntos para resgatar o Brasil. Proporemos uma nova Previdência mais humana, mais justa, que não retire direitos e restabeleça o equilíbrio fiscal, que garanta que nossos filhos e netos tenham um futuro assegurado”.

Sobre os privilégios da Previdência, mais enrolação: “Naturalmente, nosso presidente está enxergando, identificando todas as possibilidades, sejam para os funcionários militares, seja para os funcionários de outras carreiras, funcionários de uma maneira geral”, tergiversou o porta-voz.

Em material distribuído à imprensa, o governo voltou a frisar sua prioridade na reforma da Previdência. Conforme o texto, “a expectativa das equipes econômica e política é que (a proposta) seja enviada ao Congresso Nacional e votada ainda no primeiro semestre do ano”. O projeto, segundo a gestão Bolsonaro, está em “em fase final de elaboração”.

Outros temas serão incluídos na mensagem presidencial ao Congresso, como a revisão da Lei de Segurança das Barragens (uma tentativa do governo de responder à crise de Brumadinho) e o projeto de lei anticrime elaborado pelo ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública). Até lá, Bolsonaro deve escolher quais setores de sua base serão contrariados na primeira medida realmente relevante de seu governo.

Da Redação, com agência