Maioria culpa Trump e republicanos por paralisação do governo dos EUA

Desaprovação ao presidente dos EUA cresce cinco pontos percentuais em três meses, chegando a 58%; nesta sexta-feira (25), diante do desgaste causado pela paralisação dos serviços públicos, Trump aceitou um acordo para suspender por três semanas o "shutdown"

trump triste

A desaprovação ao presidente dos EUA, Donald Trump, cresceu cinco pontos e atingiu 58% nos últimos três meses, com a maioria dos americanos responsabilizando a ele e aos congressistas republicanos pela paralisação parcial do governo, segundo pesquisa do Washington Post e da rede ABC News.

Além disso, mais de 1 entre 5 americanos afirmam que pessoalmente sofreram inconveniências pela paralisação, que terminou após atingir cinco semanas na última sexta-feira (25).

Desde 22 de dezembro, boa parte do governo federal está bloqueado pela queda de braço entre os democratas do Congresso e a Casa Branca sobre o financiamento de um muro na fronteira com o México, uma das promessas de campanha do presidente Donald Trump.

Trump se nega a assinar qualquer lei orçamentária que não contemple os US$ 5,7 bilhões considerados necessários para o muro contra a imigração ilegal. Os democratas se opõem ao financiamento da obra por considerá-la "imoral", custosa e ineficaz.

Acordo temporário

Trump fechou nesta sexta-feira (25) um acordo para interromper, temporariamente, a paralisação – sem incluir o dinheiro para financiar as obras do muro na fronteira com o México.

Pouco depois do anúncio do presidente, o Congresso aprovou a medida, que financiará os setores que estavam parados por três semanas. Ou seja, assim que Trump assinar o texto, o "shutdown" fica interrompido ao menos até 15 de fevereiro.

A medida foi celebrada como uma vitória para o Partido Democrata, de oposição a Trump. "Esperamos que Trump tenha aprendido a lição", disse o líder do partido no Senado, Chuck Schumer.

Fonte: AFP