SBPC celebra eclipse da teoria de Einstein 

Com Reunião Regional em Sobral, SBPC inicia celebrações de Centenário do Eclipse. O evento será realizado de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará. As celebrações do fenômeno que comprovou a teoria da relatividade de Albert Einstein seguem até novembro, e terão seu auge no dia 29 de maio, data em que o eclipse foi observado cem anos atrás

Janes Rocha – Jornal da Ciência

Einstein

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com outras entidades e os governos do Ceará e de Sobral, promove este ano a celebração do centenário do Eclipse de Sobral 1919-2019. O fenômeno é considerado um marco na ciência mundial por ter se constituído no teste mais importante que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida pelo físico Albert Einstein (1879-1955) e publicada em 1915. A programação dedicada ao centenário começa em 27 de março, primeiro dos quatro dias da Reunião Regional da SBPC, no Centro de Convenções de Sobral (CE). No dia 29 de maio, data em que o fenômeno foi observado cem anos atrás, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. A agenda de eventos em comemoração ao Centenário do Eclipse teve início em maio de 2018 e segue até novembro próximo.

O tema da Reunião Regional da SBPC em Sobral é “Educação básica de qualidade: currículo, carreira e gestão escolar” e segundo o presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira, o município foi escolhido por ser o que reúne os melhores indicadores de ensino básico no País, com um avanço significativo nos últimos 20 anos. “A ideia é comemorar também o centenário do Eclipse, com um dia dedicado à astronomia, realizado em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a prefeitura de Sobral e com universidades e instituições locais, para mostrar a importância de envolver as escolas e mobilizar os jovens nos temas da pesquisa científica, na astronomia, na física, na astrofísica, etc.”, comentou Moreira.

Eclipse

Foi no dia 29 de maio de 1929 que uma expedição, composta por astrônomos ingleses, organizados em duas equipes, chegaram a Sobral e à Ilha do Príncipe, na África (uma ilha de São Tomé e Príncipe) para observar o eclipse, em resposta a uma sugestão anterior de Einstein. No Ceará, a expedição foi recebida por uma comissão brasileira, liderada pelo astrônomo Henrique Morize, que faria observações sobre a corona solar durante o fenômeno.

Einstein havia previsto que a luz se desviaria de um certo ângulo ao passar próximo de um corpo celeste com massa grande, o que poderia ser comprovado por meio de fotos de estrelas cuja luz passasse nas bordas do Sol durante um eclipse solar total. As imagens feitas em Sobral, registadas em chapas fotográficas pelos astrônomos Charles Davidson e Andrew Crommelin, comprovaram o valor previsto por Einstein, que era o dobro do valor previsto na física newtoniana. Ficou confirmada a teoria do físico sobre a gravitação como propriedade geométrica do espaço-tempo, e essa teoria suplantou a teoria da gravitação de Isaac Newton do final do século XVII.

“Einstein juntou espaço e tempo em uma coisa só. Foi uma quebra de paradigma muito grande”, comenta Reinaldo R. de Carvalho, presidente da SAB, acrescentando que a parte da ciência que mais se beneficiou da descoberta foi a cosmologia. De acordo com o presidente da SAB, a ideia do ciclo de palestras sobre o eclipse é conectar o evento com a educação e a situação atual da ciência no Brasil, dentro da estratégia de aproximar a ciência da sociedade. “Somos rodeados de ciência, através dos celulares, dos computadores, porém as pessoas não percebem. Falta no Brasil uma conexão entre o que o cientista faz e para que serve”, diz Carvalho.

No primeiro dia da Reunião Regional da SBPC haverá um ciclo de palestras sobre astronomia, desde seus primórdios, com os Babilônios, até as descobertas mais recentes, como as observações dos buracos negros e as detecções de ondas gravitacionais.

O centenário do eclipse começou a ser comemorado ainda em maio de 2018, com o lançamento do Ano Municipal da Ciência em Sobral, além de palestras, exposições e aulas sobre astronomia no município e também em eventos em outros estados, inclusive na 70ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2018, em Maceió. A celebração terá seu auge em maio, com uma programação ainda em elaboração, que envolverá uma articulação de eventos em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. Na última terça-feira (22/1), o prefeito Ivo Gomes se reuniu com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, e com membros da comissão organizadora dos eventos de comemoração do centenário do Eclipse de Sobral. Além da SBPC, o evento vem sendo articulando junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Claudia Linhares Sales, secretária Regional da SBPC no Ceará, relatou que a comemoração do centenário se estenderá até novembro deste ano, com uma série de iniciativas nacionais e internacionais, envolvendo a Prefeitura, o Estado e as universidades da região. A inauguração de uma estátua em tamanho real de Albert Einstein, de um Monumento da Observação e a reforma do Museu do Eclipse, abrigando exposições permanentes e itinerantes, estão entre os eventos programados em Sobral. “Os cem anos da Teoria da Relatividade revolucionaram a ciência moderna, tanto do ponto de vista científico quanto filosófico”, comenta a cientista. Para ela, o evento dará a Sobral um mote para trazer a ciência para o dia a dia das pessoas e poderá colocar a cidade em um circuito cultural e turístico relacionado à ciência.