Estados Unidos preparam o maior orçamento militar da história

O presidente Trump apoia um orçamento militar de 750 bilhões de dólares para 2020, os maiores gastos anuais da história em defesa nos EUA. O orçamento de 2019 será de 716 bilhões.

EUA no Iraque - Pentágono

Para o ano fiscal de 2020, o presidente norte-americano autorizou a maior despesa militar anual da história do país. Depois de ter qualificado, recentemente, de "loucura" o orçamento militar de 716 bilhões de dólares do próximo 2019, Donald Trump mudou de opinião e apoiou os planos de pedir ao Congresso 750 bilhões de dólares para gastos na defesa em 2020.

A inesperada decisão do presidente de aceitar o pedido do secretário da Defesa, James Mattis, e propor um aumento do orçamento foi revelada a vários veículos de comunicação por fontes oficiais. Parece ter resultado de uma reunião entre Trump, Mattis e os presidentes dos comitês das forças armadas da Câmara dos Representantes e do Senado.

"São 750 [bilhões de dólares]. O secretário Mattis assegurou-os durante o almoço com o presidente", indicou ao jornal Político uma fonte da administração Trump.

"O presidente apoia a estratégia de defesa nacional, assim como a ideia de continuar a reconstrução das forças armadas", assinalou um alto funcionário da Casa Branca à CNN, acrescentando que, com a ajuda dos congressistas, "Trump cedeu e apoiou o orçamento militar de 750 mil milhões".

"O Pentágono compromete-se a garantir que as nossas forças armadas continuem a ser a força mais letal do mundo", afirmou, por outro lado, o porta-voz daquele departamento, Mike Andres.

Não é claro o que fez Trump mudar de ideias. Antes, tinha sugerido uma redução de 5% nos gastos militares para 2020, passando dos 733 bilhões de dólares propostos inicialmente para 700 bilhões. Um grupo de 70 legisladores da Câmara dos Representantes instou-o na semana passada a não cortar a despesa orçamentária, alertando-o para as "consequências desastrosas" para o poderio militar dos EUA que tal decisão implicaria.

O orçamento militar dos EUA em 2018 é de 700 bilhões de dólares e o de 2019 terá mais 16 bilhões, o maior da história norte-americana. Se se confirmar a quantia de 750 bilhões para 2020, será uma nova escalada de gastos militares.