A economia criativa da China é tema de encontro na Bahia

O sistema político-econômico de um dos países com maior PIB do mundo – mais de US$ 10 trilhões – será tema do encontro “China, Socialismo Criativo?”. Conduzido pelo professor Elias Jabbour, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o evento ocorrerá nesta quinta-feira (22) e tem o objetivo debate a experiência da China. O país socialista convive com estruturas capitalistas e procura ter, como mola mestra da sua economia, as áreas de inovação e economia criativa.

China

No cenário de discussões econômicas emergido durante as eleições 2018 no Brasil, a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China foi pauta quanto ao seu impacto na dinâmica brasileira. E que potência é essa que vem se destacando? “A China é ou não é socialista? Socialismo de mercado quer dizer exatamente o quê? Dois sistemas num só país? E, também, o Socialismo de Mercado pode ser considerado um novo tipo de Socialismo, um Socialismo Criativo? Essas são algumas indagações que pessoas de esquerda e outras interessadas no assunto fazem sobre a China. O debate com Elias Jabbour pretende aprofundar essas questões e, na melhor das hipóteses, responder a algumas delas”, explica o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli.

A economia que mais cresce no mundo

Do assunto, o condutor da discussão promete análises aprofundadas que direcionem a leituras de uma China que muitos desconhecem. "A maioria dos estudiosos da temática chinesa, em todos os seus aspectos, insistem que, naquele país, está a se reproduzir uma variante de capitalismo, seja ele ‘de Estado’, de ‘variante asiática’ ou um puro ‘capitalismo selvagem’. A nossa abordagem é diferente por dois motivos. Em primeiro lugar, acreditamos que a China está buscando, com muito sucesso, seu caminho particular ao socialismo. Concordamos com os chineses que advogam seu ‘socialismo com características chinesas’ ou ‘socialismo de mercado' e vamos além. Já podemos falar – e argumentaremos em nossa apresentação – que o ‘socialismo de mercado’ já não se trata mais de uma abstração. E, sim, em uma Nova Formação Econômico-Social com lei/lógicas de funcionamento que temos descoberto ao longo de quase duas décadas de pesquisas sobre o tema. Em segundo lugar, a maioria absoluta dos estudos sobre a China que jorram aos milhares nas prateleiras de livrarias não conseguem atentar para o fato de que, no real, está ocorrendo naquele país a construção de um edifício original, onde surgem e ressurgem elementos e instituições de diferentes épocas históricas, daí a criatividade e a própria essência do socialismo de mercado como uma Nova Formação Econômico-Social. Logo, ratificamos, aqui, que a única razão desse gigantesco processo em andamento na China é observá-lo como parte da história da civilização humana, não se trata de um milagre; muito menos um acaso”, argumenta Jabbour.

O debatedor

Elias Jabbour é professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Compõe o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-UERJ) da instituição. É autor de artigos e livros sobre a realidade econômica, política e social da República Popular da China. Entre seus livros estão “China Hoje: Projeto Nacional, Desenvolvimento e Socialismo de Mercado” (EDUEPB/Anita Garibaldi, 2012) e “China: Infra-Estruturas e Crescimento Econômico” (Anita Garibaldi, 2006).

Serviço:

O quê: Workshop China, Socialismo Criativo?, com o professor Elias Jabbour (UERJ)
Onde: Portobello Ondina Praia Hotel (Av. Oceânica, 2275, Ondina, Salvador)
Quando: 22 de novembro, das 15 às 18h30.
Inscrições através do site www.socialismocriativo.com.br
Informações: (71) 3037-7790, [email protected]
Gratuito.

O Portal Vermelho transmitirá através das redes sociais