SBT resgata campanha da ditadura militar: “Brasil, ame-o ou deixe-o”

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), canal de Silvio Santos, começou exibir nesta terça-feira (6),  propaganda da própria emissora com alusão à comunicação dos governos militares no Brasil. Temas, músicas e slogans usados na época da ditudura militar, como "Brasil, ame-o ou deixe-o", a música "Eu Te Amo, Meu Brasil", o próprio Hino Nacional e as cores da bandeira estão sendo exibidos no intervalo comercial.

Manuela

Em claro tom de bajulação ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) que apoia esse período sombrio da história brasileira, a campanha gerou desconforto e polêmica nas redes sociais.

Indignada, a candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad, Manuela d'Ávila que é militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e na época da ditadura teve vários correligionários  brutalmente assassinados e torturados pelos militares, criticou os anúncios. Para ela, a emissora "enaltece a ditadura".

'Eu te amo, meu Brasil, eu te amo, meu coração é' e 'Brasil: ame-o ou deixe-o' são propagandas da ditadura militar. Nós amamos o Brasil. O de todas as cores, credos e opiniões políticas. Enaltecer a ditadura não é amar ao Brasil, mas repugnar a democracia e as conquistas da Constituição de 1988. "Brasil, ame-o ou deixe-o" não é sobre amor e patriotismo. É sobre a violência do exílio e do desterro. Tirem o cavalinho da chuva: VAMOS FICAR, lutar e defender a democracia. Por amor ao Brasil 🇧🇷❤", postou. Para Manuela, a propaganda é "absurda!". 

O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, afirmou que lutará para que o Brasil seja a casa de todos os brasileiros.

 

A página Quebrando o Tabu referiu-se à frase utilizada pela emissora explicando seu verdadeiro significado. "A propganda nunca foi sobre amar o Brasil, o sentido real da frase era mais ou menos: aceite cegamente tudo que estamos fazendo no país, ou seja expulso".

Filho de Rubens Paiva, o deputado federal que foi cassado, exilado, preso e morto pela ditadura, Marcelo Rubens Paiva, também recordou que os presidentes militares tinham voz no SBT em programa exclusivo. "É bom lembrar que Silvio Santos ganhou a concessão do general Figueiredo depois de puxar-lhe o saco e criar o quadro chamado O Dia do Presidente, desbancando as favoritas Abril e JB", afirmou.

O jornalista Kiko Nogueira comentou que o interesse da emissora pode ser também financeiro. "De olho nas verbas publicitárias do governo Bolsonaro, Silvio Santos exuma slogans da ditadura", publicou.